x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6

Estalos metálicos Grand Cherokee WJ 4.0

Olá pessoal,

Apesar de acompanhar o fórum a algum tempo é a primeira vez que posto por aqui.
    Sou de Curitiba-PR e possuo uma WJ Laredo 4.0 ano 2000.

O carro está com 165.000 Km e na época da compra, foi avaliado pelo Sandro (Dr. Chrysler) e aprovado! rs...

Pois bem, dias atrás, ao sair de meu trabalho, quando comecei a subir uma leve ladeira, ouvi uns estalos metálicos que pareciam vir da suspensão. Ao término do trecho de subida, peguei uma descida na qual não ouvi barulho algum e em seguida uma nova subida, mais íngreme. Desta vez os estalos eram mais pronunciados, e aumentavam conforme eu aumentava a velocidade. Parei o carro e verifiquei se não havia nada enroscado nas rodas, dei uma examinada geral, mas era noite e estava chovendo pra caramba. Como não constatei nada, segui meu percurso (aprox. 25 km de rodovia) e não notei mais barulho algum. No dia seguinte, fui até o mecânico que faz a manutenção de meus carros e não constatamos nada (rodamos inclusive em 4x4Lo).

Passados alguns dias, novamente ouvi os estalos, desta vez em piso plano... rodei cerca de 10 Km (novamente na chuva) e no dia seguinte: nada!

Fui em uma oficina especializada em 4x4, o mecânico examinou, rodou com o carro, deitou embaixo e nada!!! rs....
    Me questionou se o ruído não partia do diferencial traseiro, mas expliquei que são estalos e que partem da dianteira (ou do meio) do carro, mas não da traseira.

Hoje, passada uma semana, rodei cerca de 30 Km e fiquei um tempo parado, ao sair, o carro novamente apresentou tais estalos. Percebi que ao tracionar ele estala, em velocidade constante o barulho para, mas se tirar o pé do acelerador começa a fazer uma barulho semelhante a corrente de bicicleta quanto está solta. Coincidência ou não, estava chovendo!

Devido aos sintomas, suspeito de corrente da caixa de transferência, porém não tenho certeza, pois o barulho não é constante e não consegui verificar de onde vem.
    Peço a ajuda dos companheiros, pois já li vários tópicos a respeito, mas não consegui chegar a alguma conclusão. Outro detalhe é que já verifiquei no Chrysler Direct Parts e no Rockauto e não consigo encontrar a corrente para venda (transfer case chain). Ou estou bobeando ou realmente não tem a corrente para vender nestes dois sites. Só encontrei no e-bay (porém não conheço o vendedor) e no mercado livre, onde o preço é proibitivo.

Peço aos amigos dicas de como diagnosticar o problema com a corrente da T-case ou sugestão do que mais verificar. Caso alguém já tenha trocado a corrente, me indique onde encontrou, valores, mão de obra, etc... para eu ter alguma referência.

De antemão agradeço por todas as dicas!

Abraço
    Paulo

Usuário
    Entrada
    30/09/2010
    Local
    Tiete/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por munhoz_duarte Ver Post
    Olá pessoal,

... Peço aos amigos dicas de como diagnosticar o problema com a corrente da T-case ou sugestão do que mais verificar. Caso alguém já tenha trocado a corrente, me indique onde encontrou, valores, mão de obra, etc... para eu ter alguma referência.

Abraço
    Paulo
    O que vou lhe dizer parece que não tem nada a ver , mais por incrível que pareça , este é um dos sintomas de falta de óleo na CA , vou explicar ;

Apesar de conferir o nível e estar OK , o filtro com o passar do tempo entope e limita a passagem do fluido , principalmente quando é mais exigido .

Verifique quando foi feita a ultima troca do fluido e do filtro .

T+

Wilson

Citação Postado originalmente por Wilsonaa Ver Post
    O que vou lhe dizer parece que não tem nada a ver , mais por incrível que pareça , este é um dos sintomas de falta de óleo na CA , vou explicar ;

Apesar de conferir o nível e estar OK , o filtro com o passar do tempo entope e limita a passagem do fluido , principalmente quando é mais exigido .

Verifique quando foi feita a ultima troca do fluido e do filtro .

T+

Wilson
    Wilson,

O mecânico também cogitou a possibilidade de ser algo no câmbio, porém como o carro não estava fazendo barulho quando fui lá, ele verificou o fluido e está no nível, e o câmbio está fazendo as trocas perfeitamente, sem trancos, sem patinar.... perfeito.

Outra dúvida agora quanto ao fluido do CA. Eu já li vários tópicos por aqui falando sobre o uso do Dexron III no CA, no entanto, se a troca for realizada sem um aparelho para fazer um flushing no conversor de torque, haverá mistura de Dexron III com o outro fluido (provavelmente o ATF +3 recomendado no manual e que não encontro em lugar algum aqui em Curitiba).

Tal mistura não provocará danos a CA?

Abraço
    Paulo

[QUOTE=munhoz
    Hoje, passada uma semana, rodei cerca de 30 Km e fiquei um tempo parado, ao sair, o carro novamente apresentou tais estalos. Percebi que ao tracionar ele estala, em velocidade constante o barulho para, mas se tirar o pé do acelerador começa a fazer uma barulho semelhante a corrente de bicicleta quanto está solta. Coincidência ou não, estava chovendo!

Devido aos sintomas, suspeito de corrente da caixa de transferência, porém não tenho certeza, pois o barulho não é constante e não consegui verificar de onde vem.
    Peço a ajuda dos companheiros, pois já li vários tópicos a respeito, mas não consegui chegar a alguma conclusão. Outro detalhe é que já verifiquei no Chrysler Direct Parts e no Rockauto e não consigo encontrar a corrente para venda (transfer case chain). Ou estou bobeando ou realmente não tem a corrente para vender nestes dois sites. Só encontrei no e-bay (porém não conheço o vendedor) e no mercado livre, onde o preço é proibitivo.

Peço aos amigos dicas de como diagnosticar o problema com a corrente da T-case ou sugestão do que mais verificar. Caso alguém já tenha trocado a corrente, me indique onde encontrou, valores, mão de obra, etc... para eu ter alguma referência.

Abraço
    Paulo[/QUOTE]

Paulo Provavelmente seje a própia. Um teste ideal para você fazer é arrancar em um morro de ré Tracionado e reduzido.
    Em um morro engate o R, tracione, reduza, e arranque dando uma ou duas ou três pequenas "pegadinha". Esse é o melhor teste para verificar se é corrente. Pois normalmente quando começa a pular a corrente, primeiro começa pulando no ré, depois na subida de morro e por ultimo no plano. Os pulos da mesma faz o condutor sentir nitidamente as destracionadas no veiculo e barulho muito similar a crwan, crwan, crwan....kkkkkkkk

Detalhe: a sua camionete tem a opção de desligar a tração dianteira? SE O BARULHO FIZER EM 4x2 NÃO É CORRENTE.

Pesquise no Google que você vai achar. No USA deve custar uma original na faixa de US: 200,00 dollares + II+frete+ ICMS dependendo do Estado.

Citação Postado originalmente por MARCELOLUCHESI Ver Post
    Paulo Provavelmente seje a própia. Um teste ideal para você fazer é arrancar em um morro de ré Tracionado e reduzido.
    Em um morro engate o R, tracione, reduza, e arranque dando uma ou duas ou três pequenas "pegadinha". Esse é o melhor teste para verificar se é corrente. Pois normalmente quando começa a pular a corrente, primeiro começa pulando no ré, depois na subida de morro e por ultimo no plano. Os pulos da mesma faz o condutor sentir nitidamente as destracionadas no veiculo e barulho muito similar a crwan, crwan, crwan....kkkkkkkk

Detalhe: a sua camionete tem a opção de desligar a tração dianteira? SE O BARULHO FIZER EM 4x2 NÃO É CORRENTE.

Pesquise no Google que você vai achar. No USA deve custar uma original na faixa de US: 200,00 dollares + II+frete+ ICMS dependendo do Estado.

E dai Paulo chegou a fazer o teste do R. Quando refiro em R é que nessa situação é onde exige mais da corrente força mais A corrente ainda mais em morro pois ela é obrigada a tocar o eixo dianteiro. E ela só pula quando ela faz força para tocar o eixo dianteiro. No plano andando normal realmente não faz barulho.

Citação Postado originalmente por MARCELOLUCHESI Ver Post
    E dai Paulo chegou a fazer o teste do R. Quando refiro em R é que nessa situação é onde exige mais da corrente força mais A corrente ainda mais em morro pois ela é obrigada a tocar o eixo dianteiro. E ela só pula quando ela faz força para tocar o eixo dianteiro. No plano andando normal realmente não faz barulho.
    Marcelo,

Hoje pela manhã saí de casa com a Cheroka estalando, fui ao mecânico e após 9 Km na rodovia ao chegar lá a danada parou novamente de estalar. Andamos na reduzida, fizemos curva, subimos, descemos e nada! Já tô ficando puto com isso! Só falta aparecer o "Serginho Malandro" na janela e gritar: "pegadinha do malandro!" rs....

Amanhã vou fazer o teste numa ladeira boa, próxima do meu serviço. Vou testar morro acima em R como você mencionou e posto o resultado.

Abraço
    Paulo

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 7
      Última resposta: 06/12/2010, 21:40
    2. Cherokee 98 - Estalos na saída da inércia
      Por Adwilson no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 8
      Última resposta: 20/11/2010, 20:48
    3. diferenca cherokee sport X grand cherokee laredo ou limited
      Por davidss6 no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 5
      Última resposta: 14/01/2008, 23:55
    4. Comparação de fibra versus materiais metálicos