Eu li todo o tópico e fiquei pensando... todos devem ter um pouco de razão, pois também já ouvi tanta coisa a respeito disso... e sinceramente não sei se o meu ainda faz isso, só sei que o meu também dá essa reversão, mas não é muito... e aí por seu motor ter sido feito recentemnte, pode ter acontecido isso sim da retífica ter rebaixado demais seu cabeçote e vc vai ficar com o motor assim, infelizmente... no meu caso era engraçado, ele dava um pulo era quando ia ligar, por exemplo, quando dava só meia chave, ele dava um pulo, ou seja, mandava uma faisca pro sistema... de lá pra cá já troquei o distribuidor (por outro motivo claro), sendo que meu cabeçote já está quase morto, ou seja, quando foi retificado o motor o cabeçote quase vai pro saco, é como se fosse a última medida aceitável... sendo que meu motor é álcool e 1.8... a taxa de compressão é maior que gasolina... também ouvi dizer em ponto, de que a distribuição dos cabos do dstribuidor, ou seja a ordem de queima ao invés de começar no 4 está começando no 1, ou o inverso, coisa do tipo... mas isso nunca me incomodou...
Você pode ter atirado no que viu e acertado sem querer no que não viu... mas claro se tiver interesse você pode partir para a preparação do motor. Tem muitas dicas na net... e a preparação semi-pesada é rebaixando o cabeçote... aí vc já fez sem querer o trabalho pior...
Vê aí leva num meca de responsa que ele mata essa charada pra você! Pergunta a ele da sequência de queima e pergunta sobre em qual cilindro começa... e aproveita e pergunta que é o primeiro cilindro se é o fora (correia dentada) ou o de dentro (virabrequim)... nunca soube qual era...
Forte abraço!
(nossa deu quase um livro de miolo de pote)
Pablo