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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Fábio Alexandre
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    Unhappy Socorro (urgente) burrada na troca da bomba de água.




    Me ajudem, por favor.

    Neste sábado fui fazer a troca da bomba de água do motor BF-161, claro que pra ajudar tive muita dificuldade na retirada dos parafusos (onde um infeliz até quebrou) mas isso não é o pior de tudo, pois estou tentando solucionar.

    O fato é que fui repassar a rosca dos furos e quando o macho apenas tocou no fundo de um dos furos ocorreu que furou (vazou a furação) ocorrendo então o vazamento de água de dentro do bloco.

    Alguem saberia me ajudar a solucionar este problema? Será que se eu colocar o silicone que vou aplicar na junta entre o bloco do motor e a bomba de água dentro do furo e passando (teflon/veda rosca) no parafuso resolveria para vedar a água ou a pressão do sistema com o motor em funcionamento iria causar o vazamento de água novamente?

    Existe solução? Me ajudem, por favor!!!!!

  • #2
    Usuário Avatar de Kim
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    17/10/2005
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    Fábio!

    Pode ficar tranquilo!

    No bloco do BF, os parafusos passam mesmo, sei que não é comum, mais são as coisas da vida.

    Os parafusos do cabeçote sofrem por corrosão, os parafusos, ou prisioneiros do escapamento, sofrem com a corrosão, e onde foi refazer a rosca, talvez tenha somente retirado uma casca de ferrugem.

    Solução?

    Limpe bem o local, limpe bem o parafuso, e aplique silicone próprio para montagem de juntas, que é neutro e não piorará a ação da corrosão.

    Depois de tudo feito, vá a uma loja que trabalhe com ferramentas para corte de metal (torneiro) e compre 300ml de óleo solúvel e coloque no radiador e pode deixar por um anos.

    Fará uma película protetora no bloco e diminuirá drasticamente o efeito da corrosão no bloco.

    Boa sorte!

    Abraços.

    Kim.

  • #3
    Lendo a Sugestão do Mestre Kim, de colocar óleo solúvel me veio uma dúvida, no meu BF-161 eu uso junto com a água do radiador um ou dois litros destes aditivos para radiador selado (paraflu ou coisa assim), será que é pior e pode aumentar a corrosão do Bloco?

  • #4
    Usuário Avatar de Kim
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    17/10/2005
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    Opa Systema!

    Como está a coloração da água?

    Segue a coloração do aditivo?

    Se sim, pode ficar tranquilo, pois o aditivo tem propriedades que evitam a corrosão do bloco, bem como evita pequenos vamentos.

    Como disse anteriormente, o uso, é por aproximadamente um ano, depois, troca-se a água, por limpa, ou com aditivo, sendo este último recomendado para continuar a manutenção do óleo solúvel.

    Não indico a mistura de óleo com aditivo.

    Abraços.

    Kim.

  • #5
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    08/03/2003
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    Kim,

    Já que parece que você entende do assunto, sabe me dizer qual a proporção que devo por de oleo mineral soluvel para um radiador original do CJ3B?

    Obrigado e abraços,

    Carlos Veiga
    CJ3B´58

    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Opa Systema!

    Como está a coloração da água?

    Segue a coloração do aditivo?

    Se sim, pode ficar tranquilo, pois o aditivo tem propriedades que evitam a corrosão do bloco, bem como evita pequenos vamentos.

    Como disse anteriormente, o uso, é por aproximadamente um ano, depois, troca-se a água, por limpa, ou com aditivo, sendo este último recomendado para continuar a manutenção do óleo solúvel.

    Não indico a mistura de óleo com aditivo.

    Abraços.

    Kim.

  • #6
    Usuário Avatar de Kim
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    Pode colocar até 500ml no radiador.

    Deixe pelo tempo de até um ano, indepemdente de quanto ande.

    Abraços.

    Kim.

  • #7
    Usuário Avatar de Fábio Alexandre
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    28/01/2005
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    No bloco do BF, os parafusos passam mesmo, sei que não é comum, mais são as coisas da vida.

    Kim, obrigado pela resposta, mas fiquei com uma duvida ainda. Porque apenas em 01 furo é que esta vazando água e não em todos? Será que é normal isso mesmo?

    Mais uma vez obrigado.

  • #8
    Usuário Avatar de Kim
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    O problema de vazar, pode ser desgaste do bloco (interior) por corrosão.
    Vedando bem a rosca. Tranquilo.
    Abraços.
    Kim.

  • #9
    Usuário Avatar de Fábio Alexandre
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    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    O problema de vazar, pode ser desgaste do bloco (interior) por corrosão.
    Vedando bem a rosca. Tranquilo.
    Abraços.
    Kim.

    Kim, muitro obrigado pelas informações.

    Abraços!!!!

  • #10
    Usuário Avatar de Dic3
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    eu to usando oleo soluvel na agua do radiador, coloquei aprox um copo.
    O que me preocupa um pouco ta sendo a formacao de espuma, ao meu ver isso projudica a troca de calor, nao?
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

  • #11
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    O problema de vazar, pode ser desgaste do bloco (interior) por corrosão.
    Vedando bem a rosca. Tranquilo.
    Abraços.
    Kim.
    Kim, posso dar um pitaco sobre esse assunto de oleo soluvel? Eu trabalho com isso e acho que voces devem usar oleo soluvel (sintetico ou semisintetico) com cautela, oleo 100% mineral não dilui em água. Apesar de ser um produto estavel e alcalino (PH em torno de 10 quando diluido) ele estraga também principalmente se for um oleo da Bondmann, da Amphora(mais vagabundo que tem, ja vem com PH baixo), perde alcalinidade principalmente se em contato com metal enferrujado, graxa/oleo. Isso faz com que o PH caia e ai, o que deveria proteger acaba corroendo pois fica ácido. Voce só sabera se ele esta bom ou não medindo o PH semanalmente com aquelas fitas semelhantes a de aquario, compra em casas de materiais de laboratorio. Então cuidado. Se quiser mesmo usar use um Blazer, Ultracut da Rocol ou ME1 Tapmatic que são os tops.

  • #12
    Usuário Avatar de Kim
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    Opa Charles!

    Essa informação é valiosa!!!

    Obrigado.

    Kim.

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