x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1

    Lightbulb Dúvidas sobre como regularizar o motor de um Jeep Willys




    Olá:

    Eu e meu marido estamos querendo comprar um Jeep Willys ano 1959, mas temos muita vontade e pouco conhecimento, principalmente da parte de regularização de um carro tão antigo, pois sempre tivemos carros comuns e comprados em concessionária. Gostamos do carro, andamos com ele, gostaríamos muito de ter um Jeep, mas temos algumas dúvidas. Sabemos que deve ser chato tirar esse tipo de dúvida, pedimos desculpas, mas procuramos muito entender lendo diversos fóruns, mas não achamos caso semelhante e tivemos que recorrer a esse longo tópico.

    Então, a história do Jeep é a seguinte, segundo o atual proprietário: ele, que é de São Paulo, capital, trocou um carro que tinha, por esse Jeep de um parente, que ficou sem carro de passeio e ele tinha esse carro parado e sempre teve vontade de ter um Jeep, mas passado alguns meses viu que não tinha perfil de jipeiro e resolveu vendê-lo.

    Ele nos mostrou a documentação, que ainda está no nome desse parente que reside no interior e já está licenciado para 2011, porém, segundo ele, para transferir é preciso regularizar o motor, pois o antigo bloco do motor original trincou e ele foi trocado por outro do mesmo tipo, original, mas com outro número de série. Tem nota fiscal e tudo, mas o primo dele não se preocupou em regularizar. Segundo o rapaz precisaria fazer duas transferências e essa regularização, que segundo o despachante dele sairia por volta de R$600.

    Ele aceitou nosso carro, que vale 12 mil e uma diferença de 3 mil. Mas precisamos ter certeza que é um bom negócio, se conseguiremos regularizá-lo e transferi-lo. E gostaríamos de saber quais são os procedimentos e, aproximadamente o valor, por não queremos ser enganados, pois não queremos ver um hobby se transformar em dor de cabeça.

    Desculpe mais uma vez pela inexperiência, mas esperamos contar com quem for mais experiente no assunto. Agradecemos muito quem puder nos ajudar.

    Gratos,

    Priscila e Leandro

  • #2
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1
    Prezada , com o meu jipe funcionou mais ou menos assim :
    Se for o motor original 6 cc BF 161 é facil .Primeiramente vc tem pegar um formulário que trata de uma solicitação de troca de motor( qualquer despachante tem), vc preenche a carta, isso vai direcionado para o Delegado do Detran que vai analisar, junto a nota fiscal do motor. Como o motor do jipe é antigo e não tem rastreablidae com o Chassis do veículo aqui pertencia , o delegado manda uma consulta na Fábrica Ford. Vê se pode , somente para o pessoal dizer que não há essa rastrabilidade e o nada consta.
    Esse processo para mim demorou uns 60 dias . De posse dessa carta de autorização , o resto é normal . Obs; como eu estou em Betim MG , talvez o processo foi moroso , estando ai em São Paulo é mais rápido .

  • #3
    Usuário Avatar de GIL_BH
    Entrada
    21/10/2010
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    61
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0
    Agora em Novembro de 2011 vai fazer 1 ano que comprei um Jeep que não estava com o nº do motor cadastrado no documento. Esse valor que o despachante está cobrando é um absurdo para não falar outra coisa. Se for só regularizar o nº do motor no documento se eu morasse ai em SP ia cobrar metade. kkk. Vai você mesmo no Detran da sua cidade e faça todo o procedimento da vistoria para transferência, assim que estiver liberado a vistoria dentro do detran o pessoal vai te dar uma carta para você enviar para a fábrica em São Bernardo. A própria fábrica é quem vai responder para o detran que não reconhece o nº do motor. Isso demora mais ou menos 20 a 30 dias. Assim que eles responderem você vai voltar lá e vai preencher um documento se responsabilizando pelo motor já que você tem a nota do mesmo e ai eles cadastram o nº desse motor no documento e passam para o seu nome. Aqui em MG você gastaria R$ 106,00 da transferência mais o envio da carta para a fábrica da Ford. No mais boa sorte. Qualquer coisa é só perguntar.

  • #4
    Olá Priscila. Se no documento do seu carro não existe um numero de motor ja cadastrado e se, esse motor que foi colocado no lugar do original for igual ao primeiro, não haverá problema nenhum. Antigamente o numero do motor não era obrigatorio constar no documento. Eu daria entrada normalmente para transferencia de propriedade e nessa hora eles ja cadastrariam o novo motor como sendo o original do carro. Entenda que estou considerando a boa procedencia do motor que agora está no carro. Se o mesmo for "enrolado" (de um carro roubado por exemplo - sendo de jeep é rarissimo) Então voce mostra a Nota Fiscal. Gerará uma dorzinha de cabeça mas não deixa de facilitar as coisas. Se esse motor for mais moderno que o antigo, então a coisa complica, Nota fiscal e termo de responsabilidade são o mínimo e veja se a numeração do motor é original. Aqui em Natal isso é meio complicado e "moroso" se é que me entende. Estou ha um ano nessa batalha para colocar um motor de opala no Jeep. Alias, porque não gastam um pouco mais e adquirem um motor mais moderno para o jeepão? Outro detalhe: A pessoa que consta no documento está viva? lembre-se que só ela pode assinar o recibo de transferencia. Se esta pessoa já for falecida, complica mais um pouquinho pois vem viuva e herdeiros. Mas não se preocupe. Isso é coisa de jeep mesmo. Tudo tem jeito a diferença é que uns dão mais trabalho que outros. Boa sorte.

  • #5
    Usuário Avatar de Edemar
    Entrada
    07/05/2011
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    64
    Posts
    299
    Agradecimento: 1
    Se o motor que está instalado é de Jeep dá entrada na tranasferência e seja feliz....
    Suzuki VITARA metal TOP - 1994 - AP - 1.8

  • #6
    Usuário Avatar de Piloto Dakar
    Entrada
    12/05/2010
    Local
    Itapiranga-SC/SC
    Idade
    46
    Posts
    86
    Agradecimentos: 0
    Priscila, existem várias situações. No meu caso possuo uma F75 com número de motor cadastrado e nela instalado motor com número diferente do documento (BF-161). Aqui no interior de SC devo proseguir da seguinte maneira: o motor fica retido na delegacia feito uma autuação de produto de roubo/furto e assim com motor de origem (baixa do DETAM e nota-fiscal) podendo regularizar um motor para a viatura.

    Sem delongas.

    Luciano

  • #7
    Usuário Avatar de Piloto Dakar
    Entrada
    12/05/2010
    Local
    Itapiranga-SC/SC
    Idade
    46
    Posts
    86
    Agradecimentos: 0
    Além do mais que aqui é barbadinha injetar um motor a Diesel na viatura, que já esta a caminho.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    17/09/2007
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    504
    Agradecimentos: 0
    uma dúvida, o meu esté sem número de motor desde que compeir a mais de 15 anos, mas o motor é de opala como fazer neste caso pois obviamente não tenho mais nota.

  • #9
    Joao, acredito que eles considerarão o motor atual como sendo o original do carro. Mas,... eu procuraria o setor de cadastros de RENAVAN e solicitaria que verificassem a pasta do seu carro. Eu consegui isso aqui em Natal formalmente para ver se o motor do opala que eu estava comprando pertencia mesmo ao carro em que estava instalado. A funcionaria do Detran mandou buscar no arquivo geral uma pasta que ela chamou de DOSSIÊ e verificou que o motor era realmente do carro, ou seja, eu poderia compra-lo sem problemas, assim que fosse dado baixa no registro do antigo carro. Veja se consegue ver esse dossiê do seu jeep. Lá voce verificará se foi colocado o numero do primeiro motor do seu jeep quando ele foi emplacado pela primeira vez. Outra coisa que voce pode fazer é levar o numero do motor do opala que está no seu carro e solicitar que verifiquem pela numeração se este motor foi dado baixa. Somente os funcionarios dos Detrans tem a senha para a verificação dessa informação, segundo fui informado aqui no Detran-RN. Se ele não deu baixa, então voce tem um problema para regularizar esse documento, pode acreditar. Desejo boa sorte.

  • #10
    Usuário Avatar de vavarusso
    Entrada
    01/06/2011
    Local
    JUAZEIRO/BA
    Idade
    53
    Posts
    2,404
    Agradecimento: 1
    Como regularizar um jeep ano 66 com motor bf161 que nao era dele e que nao consta no banco de dados do DETRAN-CE.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    17/09/2007
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    504
    Agradecimentos: 0
    arinaldo, muito obbrigado pela atenção, vou fazer isto mas se des muita dor da cabeça compro outro e coloco lá o motor do opala é baratinho e as vezes não vale a pena ficar esquentando com isso.
    quando comprei já estava com o motor portanto não me preocupei com isso inclusive jámudei a cor e nunca falara nada mas convem verificar para ficar tranquilo, quando não tinha a minha filha que andava comigo no jeep éra mais tranquilo na pior das hipotese voltava a pé rsrsr
    abraços.

    joao

  • #12
    Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    65
    Posts
    1,226
    Agradecimentos: 3
    Eu comprei meu Jeep em 2009. O proprietário anterior tinha comprado e transferido para o seu nome em 2001, portanto não tinha número de motor cadastrado.
    O motor não era original dele, ele veio de fábrica com o motor OHC 4CC e estava com um BF 161.
    Quando fiz a transferência para meu nome simplesmente assineu um termo me responsabilizando pela origem lícita do motor e o número foi cadastrado sem problemas no documento.
    Agora troquei o motor por um OHC sem nota fiscal, estou indo no despachante para ver o que dá para ser feito.
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Motor a diesel em RURAL - F75. Como regularizar.
      Por Paulo-AC no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 134
      Última resposta: 22/01/2022, 20:30
    2. Respostas: 5
      Última resposta: 10/09/2009, 21:03
    3. dúvidas sobre motor perkins em jeep
      Por Campi no fórum Jeep Willys
      Respostas: 2
      Última resposta: 30/07/2008, 14:25
    4. Chassis sem Doc, tem como regularizar?
      Por LucasDiniz no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 4
      Última resposta: 03/05/2007, 13:18
    5. Motor a diesel - como regularizar
      Por Paulo-AC no fórum Jeep Willys
      Respostas: 13
      Última resposta: 18/05/2004, 06:48

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade