x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 18 de 18
    Usuário
    Entrada
    10/04/2006
    Local
    Catanduva/SP
    Agradecimento: 1

Boa noite

Estou montando meu cambio 3 marchas 1ª seca e estou com alguns problemas:

1- a segunda marcha não engata 100% fica uns 70% engatada ai ela escapa(teste na bancada , engato com o trambulador e tiro ele bem devagar, vejo q não esta indo totalmente e já troquei o trambulador acontece o mesmo, o carretel não cobre os dentes da segunda marcha).

2- meus sincronizados são novos e vi nos testes estão parando certo, eles não encosta no final q é o correto para o frear e engata sem arranhar e macio, MAS eles joga muito, tipo folga, já confirmei e são mesmo do 3 marchar 1 seca os sincronizados.

alguém para auxilio.
    ATUAL: Amarok 4x4, JEEP MB42 AP 2.0 MI, JEEP CJ5 BF184 PREPARADO..
    EX: RANGER V6 4X4 CS, JEEP CJ5 BF184 , F75 4C 1975, GAIOLA AP 1.8 e a AR 1.5.

Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 12
    Olá Dimmy!

Veja se a engrenagem da segunda correndo no entalhado, se tem algum "jogo" tipo um curso para frente e para trás

Quando fiz o meu achei que estava com muito jogo! Então montei com uma "arruela" de calço mais ou menos 1,5mm atrás da engrenagem da segunda! não prendeu nada!

Isso aproxima a engrenagem da posição que a luvas engrena nela!

Outra coisa! Nesta última vez que montei esquecí de instalar uma arruela estreita que vai dentro do piloto lá na ponta dos roletes! Tô rodando assim!

O quadradinho na ponta da alavanca, Enchí de solda e refiz mais grosso e arredondado, ficou justinho e preciso!
    Experimentei montar com mola mais mole as esferas dos eixos da tampa, ficou macio para engatar! Só que com o cambio frio as vezes escapa a segunda, vou mudar para outra um pouco mais dura!

Outra coisa tô usando no cambio e transfer case o óleo óleo de motor diesel! procura aqui no forum tem explicações de porque ele é melhor que os atuais 90.

Não sei se ajudei! Não tenho muita experiência, já , já o pessoal que realmente entende te ajuda!

Abraço

Usuário
    Entrada
    10/04/2006
    Local
    Catanduva/SP
    Citação Postado originalmente por Aristides Jr Ver Post
    Olá Dimmy!

Veja se a engrenagem da segunda correndo no entalhado, se tem algum "jogo" tipo um curso para frente e para trás

Quando fiz o meu achei que estava com muito jogo! Então montei com uma "arruela" de calço mais ou menos 1,5mm atrás da engrenagem da segunda! não prendeu nada!

Isso aproxima a engrenagem da posição que a luvas engrena nela!

Outra coisa! Nesta última vez que montei esquecí de instalar uma arruela estreita que vai dentro do piloto lá na ponta dos roletes! Tô rodando assim!

O quadradinho na ponta da alavanca, Enchí de solda e refiz mais grosso e arredondado, ficou justinho e preciso!
    Experimentei montar com mola mais mole as esferas dos eixos da tampa, ficou macio para engatar! Só que com o cambio frio as vezes escapa a segunda, vou mudar para outra um pouco mais dura!

Outra coisa tô usando no cambio e transfer case o óleo óleo de motor diesel! procura aqui no forum tem explicações de porque ele é melhor que os atuais 90.

Não sei se ajudei! Não tenho muita experiência, já , já o pessoal que realmente entende te ajuda!

Abraço
    Boa noite Aristides Jr

Então tem folga sim ia colocar arruelas ali para aproximar a engrenagem da 2ª ,mas como nunca precisei e nunca vi arruelas aí decidir por não colocar. Mas acho q vou ter q colocar .

Quanto essa arruela na ponta do eixo piloto só conheço a q vai entre eixo piloto e rolamento, grande e fina , uma q trava o carretel e tem outra q eh uma trava pelo lado de fora da moringa .

Essa q falou não entendi qual é...

O meu trambulador esta justo tudo correto, não quero mexer em molas para não correr o risco de escapar marchas pensei em uma solução aumentar o curso Para ir mais para traz o garfo , mas não sei se o problema está aí ou no q vou citar abaixo .

O garfo q encaixa para mudar as marchas tem 0,4 mm de cada lado de folga, Acho se encher vai fica justo demais .

Só não sei se eh suficiente colocar arruelas para empurrar para frente a engrenagem da 2ª.

O sincronizado da 3ª estou achando muita folga tbm , ela tem um jogo grande (para frente e traz conforme vc comentou) no início até achei q era dos câmbios mais novos do jeep . Mas aí vi q os mais novos eh bem mais fina ainda .

Acredito q se ajustar essas folgas q está deixando os sincronizados correndo para trás e para frente fica correto tudo .

Usuário
    Entrada
    10/04/2006
    Local
    Catanduva/SP
    Citação Postado originalmente por Dimmy Ver Post
    Boa noite Aristides Jr

Então tem folga sim ia colocar arruelas ali para aproximar a engrenagem da 2ª ,mas como nunca precisei e nunca vi arruelas aí decidir por não colocar. Mas acho q vou ter q colocar .

Quanto essa arruela na ponta do eixo piloto só conheço a q vai entre eixo piloto e rolamento, grande e fina , uma q trava o carretel e tem outra q eh uma trava pelo lado de fora da moringa .

Essa q falou não entendi qual é...

O meu trambulador esta justo tudo correto, não quero mexer em molas para não correr o risco de escapar marchas pensei em uma solução aumentar o curso Para ir mais para traz o garfo , mas não sei se o problema está aí ou no q vou citar abaixo .

O garfo q encaixa para mudar as marchas tem 0,4 mm de cada lado de folga, Acho se encher vai fica justo demais .

Só não sei se eh suficiente colocar arruelas para empurrar para frente a engrenagem da 2ª.

O sincronizado da 3ª estou achando muita folga tbm , ela tem um jogo grande (para frente e traz conforme vc comentou) no início até achei q era dos câmbios mais novos do jeep . Mas aí vi q os mais novos eh bem mais fina ainda .

Acredito q se ajustar essas folgas q está deixando os sincronizados correndo para trás e para frente fica correto tudo .

Segue fotos.

lembrando q o eixo esta sem folga alguma a impressão q os roletes estão compridos e não deixa ir mais para o fundo . mas os roletes já conferi tem 19 mm igual todos.

A engrenagem da segunda indo para frente um pouco conforme a foto 5ª ela alinha com a engrenagem do grupo, mas o eixo piloto e logicamente a engrenagem da 3ª esta alinhado 100% com a engrenagem do grupo já. não justificando a folga do sincronizado.

1ª foto : 2ª marcha (espaço sincronizado x dentes 2ª)
    2ª foto : 2ª marcha (espaço sincronizado x luva)
    3ª foto : 3ª marcha (espaço sincronizado x dentes 3ª)
    4ª foto : 3ª marcha (espaço sincronizado x luva)
    5ª foto : espaço folga da 2ª marcha x encosto
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Câmbio 3 marchas, como montar?-2-marcha-espaco-sincronizado-x-dentes-2-.jpg   Câmbio 3 marchas, como montar?-2-marcha-espaco-sincronizado-x-luva-.jpg   Câmbio 3 marchas, como montar?-3-marcha-espaco-sincronizado-x-dentes-3-.jpg   Câmbio 3 marchas, como montar?-3-marcha-espaco-sincronizado-x-luva-.jpg   Câmbio 3 marchas, como montar?-espaco-folga-da-2-marcha-x-encosto.jpg  

Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 12
    Olá Dimmy

Montei com arruela de calço para diminuir a folga da foto 5 entre a 2a e o encosto, mas não sei se é certo nem se isso melhora alguma coisa, foi algo que fiz por intuição! Depois disso sempre funcionou bem!.

Sobre a alavanca:- mesmo que ela empurre a engrenagem um pouco mais, o que faz o engrenamento é a posição do conjunto circulando já sem a pressão da alavanca.

Quero dizer que parte do engrenamento na mudança de marcha está no garfo!

Outra parte que é manter engrenado está no "acasalamento" das engrenagem!

Já montei engrenagens novas e ficavam escapando, mandei fazer aquele ajuste, "acho que é fresar...esqueci o nome" com a menor pedrinha da retifica voce tira um pouco de material nos dentes de forma que a posição e o angulo fiquem mais favoráveis. É tão pouco material que se remove que nem se vê, mas foi a diferença entre funcionar e não funcionar!

No seu caso como as engrenagens já são casadas acho que deve verificar se existe alguma folga entre o eixo e o garfo e se a tampa tem encaixe com posição exata, as vezes voce está pre-montando numa posição e depois que apertar tudo pode variar um pouco.

Abraço

Sei lá me ocorreu dela posicionar um pouco para frente e para trás, isso dá uma falsa sensação nas suas observações.

Usuário
    Entrada
    10/04/2006
    Local
    Catanduva/SP
    Citação Postado originalmente por Aristides Jr Ver Post
    Olá Dimmy

Montei com arruela de calço para diminuir a folga da foto 5 entre a 2a e o encosto, mas não sei se é certo nem se isso melhora alguma coisa, foi algo que fiz por intuição! Depois disso sempre funcionou bem!.

Sobre a alavanca:- mesmo que ela empurre a engrenagem um pouco mais, o que faz o engrenamento é a posição do conjunto circulando já sem a pressão da alavanca.

Quero dizer que parte do engrenamento na mudança de marcha está no garfo!

Outra parte que é manter engrenado está no "acasalamento" das engrenagem!

Já montei engrenagens novas e ficavam escapando, mandei fazer aquele ajuste, "acho que é fresar...esqueci o nome" com a menor pedrinha da retifica voce tira um pouco de material nos dentes de forma que a posição e o angulo fiquem mais favoráveis. É tão pouco material que se remove que nem se vê, mas foi a diferença entre funcionar e não funcionar!

No seu caso como as engrenagens já são casadas acho que deve verificar se existe alguma folga entre o eixo e o garfo e se a tampa tem encaixe com posição exata, as vezes voce está pre-montando numa posição e depois que apertar tudo pode variar um pouco.

Abraço

Sei lá me ocorreu dela posicionar um pouco para frente e para trás, isso dá uma falsa sensação nas suas observações.
    Certo .

A 2ª marcha colocando a arruela, ficaram melhor já .

Mas a 3ª marcha estou achando estranho esse espaço (folga) q tem o sincronizado e sei q está encostando nos roletes o eixo primário , pois quando montei fora tbm ficou essa folga .

Resolveria fácil meu problema da 2ª marcha ,mas como está com essa folgas tbm na 3ª marcha no sincronizado estou quebrando a cabeça para ver se está certo, mesmo engatando bem.

Vc tem foto dessa arruelas q não colocou q vai dentro do eixo piloto?

Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 15
    Última resposta: 13/07/2012, 07:02

Permissões de Postagem