Uma vez tive problema semelhante.
Era o cilindro de roda que estava travando e, algumas vezes não retornava direito.
M-Beltrame, a sequencia começa primeiro do cilindro-mestre e depois dos pontos mais longes do cilindro...
T+
Daniel
Versão Imprimível
Uma vez tive problema semelhante.
Era o cilindro de roda que estava travando e, algumas vezes não retornava direito.
M-Beltrame, a sequencia começa primeiro do cilindro-mestre e depois dos pontos mais longes do cilindro...
T+
Daniel
Muito bem, vou tentar o que nosso amigo antonio umino escreveu: verificar todos os flexíveis e canos. Sangrar o cilindro mestre tambem vou. Amanha vou relatar o resultado.
Obrigado. Se alguem tem umas dicas ou explicações sobre minas outras preocupações seria legal.
Um vídeo muito legal sobre o diferencial:
How Differential Gear works (BEST Tutorial) - YouTube
Sunny, seguinte:
retira o caninho do burrinho mestre, tampa com o dedo, pede prá alguem bombar o pedal,
tem que espirrar forte o oleo ali. rosqueia de novo o caninho
faz na outra saida ( deve ter duas saidas no cilindro mestre)
deu pressão, abre o sangrador ( nas pinças e burrinho de roda), um de cada vez, bomba até o oleo chegar neles , tirou o ar , tem que dar freio.
se o oleo não der pressao na saida do cilindro mestre é pq tá com defeito, substitui.
Vai um pitaco: Existem 3 flexíveis nas rodas dianteiras. Se não sai óleo nos sangradores dir. e esq., e o pedal do freio está alto, verifique direto o flexível do meio (que fica entre o chassi e o diferencial).
@eliasFerreira - legal o video, entendi agora algumas coisas.
@Gustavo, @Rafaminc - sangrei o mestre, sangrei o flexivel do meio, sangrei o flexivel na esquerda, a direita nao consegui abrir de jeito nenhum. Resultado: freio esta livre e nao trava mais. Parece resolvido. Mas vou ter que levar pra fazer uma revisao completa. Quase arranquei o tubo de cobre que sai do mestre, ficou meio torto e torcido mas nao esta vazando.
dsamaz e Kim, gostaria de mais informações sobre o procedimento de sangria do cilindro mestre. Acessei o link que o Kim postou e vi um desenho com duas mangueiras das conexões ao reservatório do cilindro, é só isso? colocar fluído, com tubos voltando ao reservatório de forma a não perder o fluído, e bombar no pedal? Ou existe a necessidade de isolar as demais conexões para sangrar uma por vez?? Pode ser algo básico, mas eu confesso que fiquei em dúvida.
Abraço.
Renato
Deixa eu me meter:
O mais rápido é sangrar em duas pessoas, e tudo depende da situação, pois se vc trocou o cilindro mestre por um novo, pode ter entrado ar nos tubos que vão para as rodas, então vai ter que sangrar em várias rodas até tirar todas as bolhas do circuito.
Nunca solte o pedal do freio com algum dos sangradores frouxos, pois daí sim vai puxar ar para dentro. O correto é pisar no freio 2 ou 3 x e outra pessoa soltar o sandrador enquanto o pedal estiver pressionado. Após o pedal descer, fecha o sandrador, e solta o pé do freio. Vai repetindo a operação até sair todo o ar.
Outra M do sistema original do Jeep é que o cilindro mestre fica quase no mesmo nível dos cilindros de roda, então o ar não sobe para poder sangrar nas conexões dele.
Realmente todo aprendizado aqui neste fórum é válido!!! O 4x4 brasil está de parabéns e vc também pelo tópico!! Já aprendi muito sobre mecânica de veículos a Diesel e muitas curiosidades foram sanadas! E lembre-se que o seu jipe é sua maior diversão! Não fica com raiva do bichão! Ele já te deu e ainda vai dar muitas alegrias....
Opa Reslima!
O sistema com os tubos voltados para o reservatório, serve para sangrar o cilindro mestre, assim tem-se certeza que está completamente livre de bolhas de ar.
Como está partindo do 0, seria interessante esse procedimento, depois, a sangria individual.
Está última, fica bem mais fácil.
Lembrando, que para o procedimento nas rodas traseiras, tem que ficar de olho no reservatório, pois o fluído se vai rapidamente!!!
Abraços.
Kim.
Olá Reslima,
Este negócio de colocar tubulaćão voltando o óleo para dentro do reservatório é, como se diz, "coisa para gringo ver".
Enrolaćão, em outras palavras...
Não precisa disto para os cilindro-mestres normais dos nossos carros.
A única vantagem deste procedimento é que não se perde algumas gotas do fluido e não se contamina o ambiente.
Se você está disposto a perder uns 100ml de fluido e tem um local que não polua o solo, basta alguém pressionar umas 5x o pedal do freio e mantê-lo pressionado.
No Cilindro-Mestre, outro mecânico solta a conexão com a tubulaćão que vai para as rodas.
Repete-se umas 3x este procedimento.
Em cilindros-mestres duplos, faz-se este procedimento para as duas saídas, primeiro a da frente, a mais longe da haste (pedal).
Daniel
Pois é, mas o problema é quando não se tem um ajudante, rsss...Daí tem que pisar no freio, calçar o pedal com um toco, sandrar, soltar o toco, pedalar denovo...Eu faço assim, mas um parto...hehe, mas tem uma vantagem, pois enquanto o fluído velho estiver saindo, o novo vai preencher o cilindro de roda.
O método de colocar uma mangueira devolta para o CM seria interesante quando tudo é novo, mas quando se troca só o CM, não vale a pena jogar todo aquele óleo podre que está dentro do cilindro de roda devolta para o CM. Outro detalhe é que se soltar muito o sangrador, poderá voltar ar pela rosca do mesmo quando o pedal retorna, daí vai ficar a mesma M...