x
Convex Datacenter
Página 7 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 73 a 84 de 87
  • #73
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32



    Olá Kitiu.!

    Pesquisei mais um pouco e estou mais convencido que no meu caso, e acredito ser o caso de muitos, é a melhor adaptação!

    Não que eu seja purista nem amante do passado, mas gosto da robustez, força e simplicidade de todo o conjunto do Jeep! e isso não exclui a direção.

    Tudo bem está ultrapassado e piora se modificar pneus, suspensão, etc... Só que manter tudo aquilo também significa muitos problemas a menos.

    Acho que 50% de perda foi uma estimativa do usuário Flávio Cadore para descrever a instalação! não acredito que foi baseada em medidas nem teste de nada, foi só uma impressão.

    Está claro para mim que não vai funcionar como no carro doador, não levará em consideração informações da inteligência da central eletrônica do carro.
    Mas mesmo "ignorante" e "burra" ela vai funcionar como uma hidráulica que também não trabalha com inteligência!

    Enfim vou desde já manter, reparar se necessário, refinar e ajustar meu sistema de direção mecânico, pois tenho a certeza de que direção elétrica é a melhor adaptação.

    Quero acompanhar de perto cada uma das adaptações!

    KitiU, fico aqui aguardando que realize logo esta adaptação.

    Se puder post aqui fotos de como está seu atual sistema.

  • #74
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Eu acrescentaria mais um ponto negativo:

    Uma das diferenças entre a caixa de direção mecânica é a hidráulica é que esta última tem um menor numero de voltas no volante, deixando a direção mais ágil além de mais leve.
    A instalação da coluna elétrica, mantendo a caixa mecânica original, melhora o quesito leveza, mas não melhora o quesito agilidade na direção, mantendo o elevando número de voltas no volante.
    Em alguns casos isso pode ser aceitável, mas o resultado final é inferior em relação à sensação que se tem ao dirigir um carro com direção hidráulica.
    Olá, Walter da Camper!

    Concordo com o que voce diz!

    Dependendo da necessidade de cada Jeep, o resultado poderá ser melhor mudando o sistema original para um sistema mais compatível.

    Mas ainda sim pode ser feito com a direção mecânica e usar a assistência da direção elétrica, ao invés da hidráulica.

    Fazendo isso elimina toda a parte "molhada" que seria bomba e mangueiras... e também a parte motriz, que é a parte de polias e coreia.

  • #75
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Se for uma caixa de setor/sem fim, uma opção é aumentar o comprimento do braço pitman da caixa mecânica, assim aproveita melhor a força da coluna elétrica.
    Se for caixa mecânica de pinhão/cremalheira tipo gol/santana, teria que mexer nos munhões para diminuir a distância entre o terminal da barra e o centro do munhão.

    Citação Postado originalmente por Aristides Jr Ver Post
    Olá, Walter da Camper!

    Concordo com o que voce diz!

    Dependendo da necessidade de cada Jeep, o resultado poderá ser melhor mudando o sistema original para um sistema mais compatível.

    Mas ainda sim pode ser feito com a direção mecânica e usar a assistência da direção elétrica, ao invés da hidráulica.

    Fazendo isso elimina toda a parte "molhada" que seria bomba e mangueiras... e também a parte motriz, que é a parte de polias e coreia.

  • #76
    Usuário Avatar de marushio
    Entrada
    18/06/2007
    Idade
    52
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0
    meus 30 centavos de real, um conhecido instalou a de i30 no twingo dele , funciona perfeito com uma observação , o sistema não retorna o volante ao centro , só manualmente, quando soube disso desisti da ideia , mas ai vai de cada um , sempre tem que lembrar de voltar o volante ao centro pra não acontecer nenhum acidente

  • #77
    Usuário Avatar de Dic3
    Entrada
    08/06/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    46
    Posts
    1,719
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por marushio Ver Post
    meus 30 centavos de real, um conhecido instalou a de i30 no twingo dele , funciona perfeito com uma observação , o sistema não retorna o volante ao centro , só manualmente, quando soube disso desisti da ideia , mas ai vai de cada um , sempre tem que lembrar de voltar o volante ao centro pra não acontecer nenhum acidente
    Tem coisa errada com o caster do carro, nao acredito ser algo relacionado a coluna. Porque se fosse assim o I30 ao entrar em modo de emergencia tambem nao voltaria
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

  • #78
    Usuário Avatar de marushio
    Entrada
    18/06/2007
    Idade
    52
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0
    isso foi o que me foi relatado na adaptação , não sei dizer ao certo o que ocasiona tal problema , e não foi só um que fiquei sabendo com essa peculiaridade , alias acho que todos os que usam a coluna do i30 nos twingos estão assim. muita gente não quis adaptar por causa desse inconveniente

  • #79
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    Aos poucos vou revisar todo meu sistema de direção original, ajustar a caixa, terminais, deixar tudo funcionando certinho!
    Quer deixar tudo perfeito com possibilidade de instalar Direção elétrica!

    Hoje tem muito na internet instalações com coluna de i-30 até 2012 pois funcionam sem receber informações da central de injeção!
    Acredito que logo vamos ter circuitos simples com leitura da velocidade para torná-la progressiva.

  • #80
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Para quem é do ramo da eletrônica, um bom nicho de mercado é montar circuitos simples para substituir os sistemas eletrônicos caros e complicados dos carros atuais.
    E não é só para adaptação em jipe. Quando esses carros ficarem velhos, seus donos vão procurar por soluções simples e baratas ao invés de pagar 5 ou 10mil num módulo importado.

  • #81
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    Citação Postado originalmente por KitiU. Ver Post
    Dae Pessoall,

    Pesquisa ai no youtube, tem muitos videos do pessoal instalando a coluna elétrica nos gol quadrado e bolinha e etc...

    Eu estou com o setor elétrico do corola para instalar no meu jeep, paguei 450,00... só não instalei ainda porque não me deu tempo... mas acredito que não será difícil...

    Para quem tem uma direção mecânica bem instalada e em boas condições, acho que vale a pena o setor elétrico...

    Olá Christian!

    Instalou a direção elétrica?

    Conte para nós se conseguiu mexer com isso.

    Abraço Aristides Júnior

  • #82
    Usuário
    Entrada
    25/02/2014
    Local
    Joinville/SC
    Idade
    43
    Posts
    11
    Agradecimento: 1
    Boa Tarde, não sou o Christian,
    mas eu tenho direção elétrica no meu Jeep, já a uns 2 anos eu acho, eu mesmo fiz, como tudo que tenho no Jeep. Gosto de eu mesmo fazer toda a parte mecânica e elétrica, e nunca levei ele em um mecânico.

    Na verdade, acabei fazendo por diversão, porque achei a coluna de direção, se não me engano do Nissan Livina / Versa, bem barata no mercado livre, na época paguei menos de R$ 300,00, com o modulo e tudo. E achei mais interessante e mais fácil para mim do que colocar uma direção hidráulica, que estava pensando em colocar na época, é bem menos adaptações.

    Eu possuo a caixa de direção do Santana, que já veio quando comprei o Jeep a 6 anos, ela continua lá, apenas modifiquei a coluna de direção, coloquei o motor embaixo do painel, a coluna do Livina veio com ajuste de altura e profundidade, mas eu tirei todo esse sistema fora, porque daria muito trabalho para mim adaptar em casa, e gosto de começar e terminar logo quando desmonto alguma coisa no Jeep. Mas com certeza também dá para manter tranquilamente o sistema, e fazer melhor do que eu, que simplesmente coloquei a coluna ali onde já passava a coluna antiga, creio que é até melhor furar o painel e deixar o motor da coluna mais alto, porque libera mais espaço entre os pedais. Mas isso vai de cada um.

    Então apenas fiz os eixos para conectar a coluna elétrica na caixa de direção.

    A coluna que usei não é progressiva, então não varia conforme a velocidade.
    É apenas ligada na bateria e na ignição, coisa bem simples, vou tentar por a foto abaixo da ligação do modulo, se fiz alguma outra coisa não me lembro, mas posso olhar no Jeep sem problemas. Que eu me lembre não fiz nada de diferente do esquema que vou tentar colocar na foto. Não participo muito do fórum, então não estou acostumado com as ferramentas aqui. Mas tentarei colocar as fotos.
    Tem video inclusive de um cara, com esse mesmo modulo, do esquema que usei, que ele dirigia o carro em um estacionamento somente com um potenciometro, que ele usou para enganar os sensores de torque da coluna.

    O motor que ficou abaixo do painel, precisei fazer um suporte que liga cada lado da coluna elétrica na parede corta fogo e no painel ligar uma barra na outra para ter rigidez. Isso para sustentar o peso do motor da coluna e para coluna não se torcer quando virar o volante, mas é simples, usei 3 tubos de aço apenas e já dá conta.

    Já tenho a pelo menos 2 anos, nunca deu problema, mas também nunca molhou ou pegou lama ali onde está o modulo (atras do painel) dirige tranquilamente com 1 dedo. Na estrada se comporta bem, porem talvez pelo caster do meu Jeep, depois da direção elétrica o volante não volta sozinho depois de uma curva, eu acabei me acostumando, mas um dia vou corrigir o caster para fique da forma correta, porque ele fica muito leve no volante, mas para mexer a direção através do pneu, fica bem pesado.

    Outro problema é que na lama, a gente perde a noção da força que está fazendo na roda, porque fica muito leve e não se sente bem a força que está fazendo para esterçar a roda. Na direção hidraulica isso é melhor. A quantidade de voltas no volante fica a mesma pois a caixa de direção não muda nesse caso. Mas acredito que seja mais costume, já que hoje em dia as caminhonetes vem com direção elétrica também, e são bem leves.

    Não faço trilhas pesadas com Jeep, só coisa leve onde a maioria passa, tenho o Jeep como hobby, uso para ir ao sitio, subo e desço a serra, ando na cidade, as vezes venho trabalhar com ele, apenas por hobby e diversão, já que lá em casa todo mundo gosta do Jeepinho e tanto a mulher como os filhos já fabricaram algo para ele. Tambem fiz eu mesmo uma gaiola com chassis de variant, que essa eu uso para judiar mesmo.

    Vou tentar colocar uma foto que usei da internet do esquema eletrico, porque pesquisei em sites de fora, pois tem mais informação, e umas da coluna no meu Jeep. Se precisar de outras fotos, posso providenciar durante a semana.



    -captura-de-tela-2020-08-11-14.28.43.jpg-img_3792.jpg-img_3793.jpg-img_3794.jpg-img_3761.jpg
    4X4 Brasil
    Jeep Willys - 1965 / Gaiola 1.6 - feita com chassis de variant / Quadriciclo 250cc
    www.eduardomoreira.eng.br

  • #83
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    Olá Eduardo!

    Adorei o resultado! Gostei muito!

    Finalmente um relato de sucesso e realista de instalação num Jeep Willys!

    Parabéns pelo trabalho!

    A aparência ficou ótima, discreta! Se não prestar atenção nem se percebe a instalação!

    Este seu sistema presta exatamente para o meu caso e o de muitos que desejam uma dirigibilidade melhor e não querem perder muito em originalidade!

    A simplicidade é a chave para o ótimo funcionamento dos Jeeps!

    Aristides Júnior

  • #84
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Bom dia, alguém mais utilizando sistema de direção elétrica ?
    Vou começar a reforma de um CJ5 para um cliente, ele quer direção hidráulica, mas se já tiver no mercado algum projeto simplificado da elétrica eu pretendo adaptar.

    Valeu.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 13
      Última resposta: 21/08/2019, 20:49
    2. Direçao hidraulica, rangido alguem ajuda???
      Por João Leonardo no fórum Troller
      Respostas: 24
      Última resposta: 25/01/2011, 14:13
    3. Alguém conhece o Jeep Club do Brasil
      Por Auriemma no fórum Kia Sportage
      Respostas: 0
      Última resposta: 17/11/2008, 21:58
    4. Direçao Hidraulica Do Landau, Alguem Pode Ajudar ??
      Por jjamorim no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 7
      Última resposta: 28/03/2008, 13:32

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade