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Tópico: freio travando!

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de Claudio Almeida Machado
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    27/02/2010
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    freio travando!




    Amigos,
    Estes dias estou mexendo no freio desta onça(CJ) e esta acontecendo o seguinte: Quando vou ajustar as lonas de freio tenho q deixar ela longe, se eu deixar elas proximas ao tambor acaba travando ou seja, eu ajusto as lonas deixando ela apenas esbarrando de leve no tambor e rodo a roda normalmente na mão. Quando saio para da uma volta a roda acaba travando. Se eu deixar as lonas um pouco mais longe não da freio. O que será q esta acontecendo? ja aconteceu isso com alguém? o que faço?
    Abraço a todos

  • #2
    Leve para um especialista em freios que ele resolve. Pode ser o tambor ovalado, semi-eixo empenado, etc.

    Lembre-se que freio é segurança.

  • #3
    Bom dia Claudio, pode ser o que o Cotrim mencionou e também:

    - Molas dos patins fracas ou soltas, quebradas etc.
    - Cabo do freio de mao muito esticado, quando a susp trabalha, tensiona ainda mais.
    - Cilindro de roda travando e nao retorna o êmbolo
    - Flexivel traseiro entupido, de forma que o fluido nao retorna com facilidade
    - Folga axial no semi eixo, ocasionando interferencia sapata/tambor

    Dê uma pesquisada no forum sobre o assunto, por exemplo:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ighlight=freio

    Boa sorte!

    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #4
    Usuário Avatar de homerohermida
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    Troque o reparo do cilindro mestre.
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #5
    Usuário Avatar de Curupira
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    Olá bom dia,

    Primeiro qual é o seu sistema de freio?????

    Se for pedal suspenso com servo freio,retire o "burrinho"e veja se ele está tensionado,se sim,na cuica tem um parafuso de regulagem,deixe ele em media um milimetro afastado do burrinho e veja se parou de travar,isso ocorre porque o freio fica acionado e acaba travando a roda.
    Agoraa se for original em baixo,eu sugeriria um limpeza geral no sistema e troca dos reparos,isso é para acabar de vez com o problema.

  • #6
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    27/09/2007
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    Em matéria de freio eu já sofri bastante também...
    Isso já me ocorreu, sei muito bem o que o amigo está falando... com toda certeza o problema está no cilindro auxiliar (de roda), dá uma olhada se os dois lados do cilindro se abrem... caso sim... dá uma investigada no resto, se as molas estão colocadas certo, se as lonas estão também colocadas certo, tem um lado específico, me parece que as maiores são pra frente. Tenho quase certeza que o problema é o cilindro, se somente um lado se abre, retire-o dê uma lixada de leve, com uma lixa bem fina, eu nunca usei lixa, sempre utilizei uma estopa com aquele desengripante... só para limpar mesmo, remonta tudo, sangra o freio direitinho, senão é mesmo que nada... e vê se o problema acontece novamente.
    Também tive problemas de colocar todos os cilindros novos e os freios ficarem travando, as quatro rodas... na verdade ficava pegando... é o que tanto falam que estava estrangulado... mas não estava... só vim descobrir depois de muito penar e até trocar o sistema dianteiro por freio à disco... que era uma porca calçando o cilindro mestre entre este e o hidrovácuo... alguém colocou aquilo para dar mais "alcance" nos freios à tambor... e até hoje não descobri quem colocou aquilo... no caso já iria trocar o cilindro mestre, quando o mecânico afrouxou o cilindro deu um "pulo" pra traz, aí onde descobrimos o "problema"... ainda bem que ainda não havia comprado o cilindro novo... hoje está 100 % só com freio à disco na dianteira e tambor na traseira. Utilizo sistema de pedaleiras suspensas, hidrovácuo e cilindro mestre de opala... sistema de freio à disco da SBD e na traseira original do CJ-5.

    A dica está dada... reparos ou troca dos cilindros de roda!!!
    Boa sorte na empreitada!!!

    Abraços!
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #7
    Usuário Avatar de eliasFerreira
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    19/01/2011
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    Eu coloquei freio a disco na frente, sem o hidrovácuo, e achei que ficou muito bom.
    Ficou melhor que o antigo.
    Ford CJ-5 1973 - Trovão Azul
    - "Eu vejo Jeeps..." - "Com que frequência?" - "O tempo todo..."

  • #8
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    17/08/2011
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    amigos alguem ja usou o freio carneiro como freio de mão

  • #9
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    17/08/2011
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    senhores estou iniciando no forum, mas ja tenho um CJ5 ano 73, bastante modificado com motor 2.0 Ap e cambio de hillux 4x4, este uso no meu dia a dia e em idas ao marajó e praias, comprei o freio tipo carneiro mas estou indeciso em utilizar, alguem usa ou pode me dar uma opinião,
    agradeço a ajuda
    4X4 Brasil Razão: duvidas na utilização

  • #10
    Usuário Avatar de Maia-hunter
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    27/03/2011
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    Amigos,
    Desenterrando este tópico apenas para relatar o que ocorreu no meu Jeep, é um CJ5 1958, as rodas traseiras ainda estão com lona e os dianteiros com disco, o cilindro mestre é original.
    O jeep ficou um ano na oficina pra fazer algumas coisas, ficou a maior parte do tempo sem cobertura e sem carroceria. Quando retornou para casa percebi que estava meio pesado e aos poucos foi ficando pior até que as rodas dianteiras travaram. Desmontei o cilindro mestre e testei as pinças ambos estavam ok. Por fim retirei o flexível central e o mesmo estava totalmente entupido, não passava um arame de 0.5mm. substituí o flexível e o sistema voltou a funcionar perfeitamente. Decidi compartilhar porque sempre que tenho alguma dúvida recorro ao forum, mas muitos tópicos ficam sem um relato da solução.
    Grande abraço a todos.

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