x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 15

Hybrid View

Usuário Avatar de Sunny
    Entrada
    09/02/2011
    Agradecimentos: 0

Marcha / Reduzida

Boa noite a todos,
    estou com uma pergunta meio stupida, mas nao achei resposta no forum ainda: Como funciona a reduzida e como "usar" as 3 alavancas de marcha?

Tambem estou perguntando porque no meu CJ5 com 4 marchas, os dois menores sao mega solto, ficam balancado pra la e pra ca. Eu tenho tambem o "Roda Livre".

Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    Primeira coisa, se estão balançando têm problemas, as alavancas menores devem ser firmes, procure um mecânico e verifique.
    Das alavancas menores, a maior é usada para engatar a tração nas 4 rodas, para frente a tração fica apenas nas rodas trazeiras e para trás a tração fica nas 4 rodas. A tração nas 4 rodas deve ser usada em pisos lisos, como na lama por exemplo. Nunca use a tração nas 4 rodas em velocidade superior a 40 Km/h sob pena de quebrar a caixa de tração.
    A alavanca menorzinha é usada para ligar a reduzida, ela somente pode ser usada em conjunto com a tração nas 4 rodas. A reduzida é usada quando voce precisa de muito torque (força), como para subir ladeiras íngremes ou rebocar algo pesado.
    A alvanca deve ficar normalmente para trás, na posição desligada. No meio o jeep fica em ponto morto, essa posição deve ser usada quando o jeep for rebocado com o towbar por exemplo ou se vc tiver um guincho mecânico instalado no jeep. Para frente está ligada a reduzida. Ela somente engata ou desengata com a tração nas 4 rodas ligada, ou seja, com a alvanca do meio para trás.
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

Usuário Avatar de Sunny
    Entrada
    09/02/2011
    Maneira Robertux, obrigado. Vou ter que dar uma olhada o que ta errado com esses alavancas...
    Bem explicado.

Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    Ah, um detalhe que esqueci, tanto a tração nas quatro rodas como a reduzida só podem ser engatadas ou desengatadsas com o veículo parado.
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

Usuário Avatar de Sunny
    Entrada
    09/02/2011
    Puxa, achei um "Manual do Proprietario" do Jeep 1967 com 3 marchas. Tem tudo sobre a marcha que voce falou.
    Tambem achei um "Manual do Mecanico" (MMW-01), parece util para entender um pouco como funciona tudo isso.

Obrigado pelas informaçoes.

Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Agradecimentos: 26
    Pois, sim Sunny. aqui no forum sem querer, querendo, vira mecanico. ou MEXANICO., pois tem de tudo, manual, informações, sugestões, e que acho o melhor de todos que sem conhecermos nos tornamos amigos das soluções aqui debatidas,. e como não deixaria de ser um ótimo meio para convivermos com os problemas mecanicos de nossos jeeps, rurais e pickups e com isso aprendermos mais alguma coisa. abç.

Usuário
    Entrada
    12/10/2010
    Local
    Timbó/SC
    Citação Postado originalmente por Robertux Ver Post
    Primeira coisa, se estão balançando têm problemas, as alavancas menores devem ser firmes, procure um mecânico e verifique.
    Das alavancas menores, a maior é usada para engatar a tração nas 4 rodas, para frente a tração fica apenas nas rodas trazeiras e para trás a tração fica nas 4 rodas. A tração nas 4 rodas deve ser usada em pisos lisos, como na lama por exemplo. Nunca use a tração nas 4 rodas em velocidade superior a 40 Km/h sob pena de quebrar a caixa de tração.
    A alavanca menorzinha é usada para ligar a reduzida, ela somente pode ser usada em conjunto com a tração nas 4 rodas. A reduzida é usada quando voce precisa de muito torque (força), como para subir ladeiras íngremes ou rebocar algo pesado.
    A alvanca deve ficar normalmente para trás, na posição desligada. No meio o jeep fica em ponto morto, essa posição deve ser usada quando o jeep for rebocado com o towbar por exemplo ou se vc tiver um guincho mecânico instalado no jeep. Para frente está ligada a reduzida. Ela somente engata ou desengata com a tração nas 4 rodas ligada, ou seja, com a alvanca do meio para trás.

Robertux ou para qualquer outro que conhece mais que eu (hehe) a reduzida liga somente com a tração ligada certo? Um amigo que também tem um jeep me falou que retirou da caixa de tração ou reduzida (não lembro o certo) um pino que faz com que consiga ligar a reduzida sem ligar a tração, minha pergunta é,isso é feito para que sentido, faz mal a algum componente da caixa de tração ou reduzida ou outras coisas
    willys motor 4cc opala 2.4 a alcool com pequenas melhoras para dia a dia

Usuário
    Entrada
    19/09/2014
    Local
    Jaragua Do Sul/SC
    acabei de comprar meu primeiro Jeep, agradeço se receber dicas, o meu é um CJ5 1967 6CC

Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Agradecimentos: 66
    Isso é feito para se permitir ligar a reduzida sem ligar a tração. A caixa é feita dessa maneira porque se supõe que você só vai precisar de reduzida em situações que realmente se necessita mais força, ao reduzir a força dobra (torque) e a velocidade cai a metade (porque a ct do jeep a relação é 2:1) então como isso significa dobrar o torque nos eixos, ele é distribuído nos dois, evitando que todo esse torque vá apenas para o eixo traseiro, sobrecarregando-o. Quero deixar claro que isso só vai ocorrer se você realmente estiver numa situação off-road de muita exigência. Se não for assim, não trará problemas a não ser a redução da velocidade.
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Agradecimentos: 66
    Apenas completando, estranhei você afirmar que não achou no fórum nada para lhe ajudar, veja este aqui, explica tudo o que perguntou com muitos detalhes:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...-desligar.html (Tração e reduzida: como ligar/desligar?!?!?)
    Abs
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

Usuário Avatar de Willian Del Piero Rocha
    Entrada
    18/11/2008
    Local
    Serra/ES
    Não é necessário retirar pino nenhum ,basta vc engatar a alavanca da tração nas 4 e depois engrenar a reduzida , ,isso tudo sem ligar a roda livre manual,e vc ficara com tração no eixo traseiro e reduzido ,se não tiver cuidado poderá danificar o eixo traseiro. Se o Jeep tiver roda livre automática não dá certo ,ai tem que ser no tal do pino mesmo.
    CJ 5 ,71 ,MOTOR BF 161,3MARCHAS ORIGINAL,MOLAS TOY,GENIUS 1001,IGNIÇÃO ELETRONICA.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem