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Convex Datacenter
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  • #1
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    Motor e câmbio da Band no CJ5




    Olá a todos,

    Estou pensando na possibilidade de adaptar o motor e o câmbio da Toyota num CJ 68. O motor e o câmbio são de uma band 86 e o cara está pedindo L$ 5.000. Tá bom o preço? É uma adaptação complicada?

    Alguém conhece uma oficina confiável em qualquer lugar entre Campinas e Ribeirão Preto (moro em Pirassununga) que faça o serviço?

    Obrigado a todos,

    Luciano Faria

  • #2
    Luciano,

    Acho muito peso para um CJ, a menos que fosse o motor 14B...

    Dê uma olhada no Prateado do Elmer...
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5344

    O preço está bom sim, a transferência já é com reduzida ???

    []'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #3
    Esse camarada que está vendendo o motor e o cambio não tem mais nada da toyota, para vender?

    O preço para o conjunto esta muuuito barato, imaginando que seja o OM 314 é o cambio ja com a caixa reduzida (1986).

  • #4
    Fala Luciano

    O motor é muito pesado para o CJ... numa band que é robusta pacas(lataria) e foi projetada pra aguentar ele, ela fica trepidando, num CJ vai trepidar bem mais
    Achei o preço bom sim E esse câmbio é bem robusto...

    []'s
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  • #5
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    Boa dica Eduardo

    Luciano Faria, bem vindo ao fórum.

    Broder é o seguinte, esse conjunto apesar de antigo está por um preço acessível, nem tudo que envolve uma adaptação dessas num Jeep é acessível $$$ (Ae Krisiun, podia acrescentar nos emoctions um cifrão)

    Então cara, esses dias tava falando com outro amigo aqui do fórum que atualmente mora em Rondônia e perguntou sobre instalar um motor da kombi a diesel, como já passei por essa experiencia trocamos umas boas idéias.

    Assim, não é só comprar motor e caixa q tá resolvido entende.
    Vc vai precisar reforçar o chassi, retrabalhar a parede de fogo e assoalho do Jeep, trocar os feixes do Jeep por feixes completos de toyota band, refazer os dois cardâs, trocar a relação coroa+pião dos dois diferenciais e consequentemente com o acréscimo de peso seu Jeep vai ter desgaste prematuro nos rolamentos de munhão, rolamentos de roda, terminais de direção, pneus dianteiros isso tudo vai desgastar além do normal heheh, é um pouco triste, não é impossível mas É A REALIDADE.
    Então, sem querer desanimar inicialmente veja se é viável pra vc fazer esse tipo de adaptação pois envolve muita coisa, nem falei em documentação que além de mais despe$as é uma grande burocracia.

    Espero ter ajudado, precisando estamos aí.
    1 abraço.

  • #6
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    Conheço uma oficina em Valinhos (vizinhoa campinas) q costuma fazer muita adaptação de V* em cj5, inclusive na parte de downloads do forum tem a reportagem do Cj do dono dessa oficina q tem um V8 302 + cambio se naum me engano da F1000 4x4 .. se te ajudar mando mp com o tel de lá..

    []´s
    =======
    Wilson

  • #7
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    Obrigado a todos pelas dicas.

    Estive conversando com um amigo que já teve um cj com um motor da toyota (só que era um MWM) e ele me disse que o o bichinho fica "com Mal de Parkinson" hehehe...

    Sendo assim, vou aproveitar e comprar o conjunto mas por hora não vou adaptar. Fica guardado pro próximo jeep!

    Respondendo à pergunta do Chacal, o cara só tem o motor com a caixa mesmo. Eu também queria comprar os feixes da band pra pôr no cj mas ele não tem mais nada.

    Aproveito pra abusar da experiência do Elmer (a propósito, o Prateado tá lindão...):

    Há algum outro motor diesel que possa ser instalado num cj sem a necessidade de muitas alterações? Pretendo usar a suspensão da band e fazer SPOA.

    Ao Wilson, agradeço se puder me mandar o tel da oficina em Valinhos.

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Luciano Faria
    Obrigado a todos pelas dicas.

    Estive conversando com um amigo que já teve um cj com um motor da toyota (só que era um MWM) e ele me disse que o o bichinho fica "com Mal de Parkinson" hehehe...
    Fala Luciano, toyota antiga não saiu com motor MWM, o motor da tremedeira é esse mesmo q vc quer comprar o Mercedes OM-314 em 1990(ou 91 não tenho certeza) veio nas bands o motor OM-364, acabou a tremedeira mas o peso continuou, a partir de 95 entrou o motor Toyota 14B um motor compacto, mais leve e potente comparado com os dois anteriores e a partir de 97(se não me engano) o 14B teve que passar por uma modificação pra diminuir a emissão de poluentes passando a ser montado no Brasil pela MWM(alguns 14B tem uma plaquetinha da MWM na tampa superior do motor).
    Uma curiosidade: liquei pra MWM certa vez e a pessoa q me atendeu disse q a empresa desconhece os motores 14B
    http://www.mwm-international.com.br/...boletim/71.pdf

    Citação Postado originalmente por Luciano Faria
    Sendo assim, vou aproveitar e comprar o conjunto mas por hora não vou adaptar. Fica guardado pro próximo jeep!
    Não seria melhor vc guardar essa grana, juntar um pouquinho mais e futuramente comprar uma mecanica mais atual É só uma opinião, derrepente vc compra e depois aparece uma oportunidade melhor...

    Citação Postado originalmente por Luciano Faria
    Aproveito pra abusar da experiência do Elmer (a propósito, o Prateado tá lindão...):

    Há algum outro motor diesel que possa ser instalado num cj sem a necessidade de muitas alterações? Pretendo usar a suspensão da band e fazer SPOA.
    Olha, infelizmente qualquer motor a diesel que vc for adaptar não vai escapar de trocar as relações coroa+pião, refazer os cardâns(dianteiro e trazeiro) reposicionar a travessa que sustenta a caixa de marchas, etc.
    Dependendo do peso do motor, por exemplo se for um motor VW Diesel :P (eca!) vc não precisaria reforçar o chassi, nem mexer na parede de fogo da lataria.

    É uma questão difícil de responder, mas assim, se vc tá muito afim de uma mecanica à diesel, quer fazer um serviço limpo(vide Prateado) e está disposto à passar uns dias sem Jeep enquanto faz as adaptações(eu passei 3 anos) vai fundo.

  • #9
    Citação Postado originalmente por Jipeiro_RR
    em 1990(ou 91 não tenho certeza) veio nas bands o motor OM-364, acabou a tremedeira
    Não totalmente

    []'s
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  • #10
    Agora as três gerações de motores da band, são muito bons. Conheço o OM314 e o OM364, e simplesmente não dão manuntenção... sem contar as peças, que são muitos fáceis de achar, aliás esses motores são os mesmo que equipam os caminhões 3/4s 608 e 709.

    []'s
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  • #11
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por diego_band
    Agora as três gerações de motores da band, são muito bons. Conheço o OM314 e o OM364, e simplesmente não dão manuntenção... sem contar as peças, que são muitos fáceis de achar, aliás esses motores são os mesmo que equipam os caminhões 3/4s 608 e 709.

    []'s
    Acho meio injusto vc comparar a disponibilidade de peças de um motor fabricado no Brasil desde a década de 70(mercedes) com um motor fabricado no japão em 88 e exportado pro Brasil em 95(14B).

    A facilidade de encontrar peças pros Mercedes é grande pois além da maioria das bands ainda temos os caminhões 3/4 como vc mesmo falou, sem contar alguns componentes dos motores 6 cilindros OM-352 e OM-366 que também são intercambiáveis, bielas, pistões, válvulas, tuchos, bomba de óleo, bomba dágua, bicos injetores.
    Realmente é um motor pra se andar despreocupado com manutenção e mesmo quando se precisa as peças e a mão de obra tem o custo bem acessível.

    Se o cara tivesse uma band como a sua, tudo bem, deixava como está pq vale a pena usar a mecanica original, agora como ele vai começar do zero eu aconselho a procurar uma mecanica mais atual pois ainda existem conjuntos que exigem pouca manutenção e q podemos confiar.

    1[]

  • #12
    Citação Postado originalmente por Jipeiro_RR
    Se o cara tivesse uma band como a sua, tudo bem, deixava como está pq vale a pena usar a mecanica original, agora como ele vai começar do zero eu aconselho a procurar uma mecanica mais atual pois ainda existem conjuntos que exigem pouca manutenção e q podemos confiar.
    Claro Elmer, não fiz nenhuma comparação de motor(OM314 ou OM364) com o 14B, justamente por que eu não o conheço bem. Agora sei que ele propicia mais conforto que os anteriores(não treme e não faz tanto barulho).

    []'s de um zeca ( nada que impeça de eu dirigir e mexer nela
    )
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