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Convex Datacenter
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  • #1
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    22/01/2005
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    Nível do motor GM151 no CJ




    Oi Pessoal!

    Bem sou estreante no fórum e mais ainda com Jeep's.

    Pesquisei bastante no fórum, mais nenhum tópico esclareu minha duvida com relação a inclinação do motor GM151 adaptado no Cj-75. As duvidas são as seguintes:
    1) Existe alguma receita para ajustar a inclinação do motor GM151, ou vou inclinando até que a cuba do carburador esteja no nível? Esta inclinação interfere na caixa de marcha?

    Com relação a inclinação do motor, percorri algumas oficinas e informaram que o motor deve ficar nivelado. Acho estranho, pois percebo que os motores no opala são ligeiramente inclinados para trás e também o coletor e cuba são inclinados em relação a tampa superior.

    2) A hélice percebi que ficou mais baixa que a do motor BF. Isto é assim mesmo?

    3) A distancia entre a hélice e o radiador aumentou, isto irá prejudicar muito a refrigeração do motor? ou posso deixar assim mesmo?

    4) Existe alguma receita de bolo para colocação dos calços? Vi em outro tópico que a melhor forma de colocar o suporte do motor é usando parafusos ou rebites e não soldando. Estava pensando em soldar, pois achar ser mais pratico.

    Na adaptação do motor GM151, estou usando a caixa seca do opala e o eixo piloto da caixa foi alongado.

    Ficarei bastante grato da ajuda que puder receber.

    Abraços


    [/b]

  • #2
    Visitante
    Ola Baretta

    Quando adaptei o motor opala num cj3 que eu tinha , o mecanico utilizava como nivel a boca do carburador, colocava um nivel de construção na boca do carburador e quando ficou no nivel, ponteou os suportes do motor.

    Se vc observar, a tubagem de admissao do opala é um pouco inclinada, o que faz que quando a boca do carburador esteja no nivel, o motor fique ligeiramente inclinado.

  • #3
    Baretta

    O meu CJ está com motor opala e parece um pouco inclinado, conforme o Jr. falou. Quanto ao helice mecanica esta também ficou um pouco distante do radiador original porém não tenho problemas de temperatura, apesar de já estar em projeto a troca por um hélice elétrico acoplado ao radiador, ficando a mecanica a espera de um problema...

    A distancia impede voce de ve-lo pessoalmente, se te ajudar posso enviar fotos dos calços que foram soldados às longarinas...

    Dando uma volta no Forum ví que a DEEP TECH é uma empresa especializada daqui de SP e acho que eles podem te ajudar, não tenho o telefone deles aqui comigo mas tenho certeza que algum de nossos colegas pode informar o número e o contato para facilitar...

    um abraço

  • #4
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    Jr. e Marcelino,

    Obrigado pelas dicas. Usei a orientação de vocês, ou seja, coloquei um nivel na boca do carburador e quando ficou no nivel, esta foi a posição final.
    Desculpe pela demora, mas estava viajando e o Jeep ficou parado este tempo todo. Aliás, ainda esta parado, pois estou refazendo a parte elétrica e depois vou trocar os calços da carroceria.

    Abraços

  • #5
    Sem problemas

    um abraço e obrigado pela informação...

  • #6
    Caro Baretta,

    Na minha viatura fiz essa adptação, e é o seguinte:

    A inclinação do motor existe, e faz como o rural 4x4 falou, se orienta pela boca do carburador.

    Quanto a distância da hélice do radiador, isto sim vai te dar problema se não corrigido. Se você colocar uma hélice elétrica tudo bem, mas se continuar só com a mecânica o primeiro barranco que pegar o bichinho vai ferver.

    No meu caso coloquei dois alargadores no radiador, deslocando o radiador para trás uns 8 cm.

    Mas isso só é necessário se manter o restante do conjunto no lugar (cambio, t case, etc.)

    A hélice vai ficar mais baixo mesmo, em relação a original, neste caso quando colocar os alargadores você deverá também abaixar o radiador (o necessário para não pegar a hélice no tubo de saída). Deverá também fazer o deslocamento da entrada do radiador do centro para a lateral, e trabalhar a saída mais para a lateral, senão corre o risco de ter o tubo cortado pela hélice.

    Quanto aos suportes (e não calços ) do motor, os meus foram soldados ao chassis, e não tive maiores problemas com isso.

    []´s

    Mattheus

  • #7
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    Grande Matheus,

    Grato pelas dicas.

    Fiz exatamente conforme vcs disseram, ou seja, coloquei um nivel na boca do carburador e depois soldei os suportes do motor, que já estavam prontos. Ficou muito bom.
    Quanto a hélice realmente ficou afastada, mas estive observando um Cj5-76 com motor 4cc ford, verifiquei que a hélice também fica afastada do motor. Bem, não sei se estava faltando alguma peça.
    A mangueira do radiador realmente deu um pouco mais de trabalho, pois chegou a esbarrar na hélice. Desci um pouco o radiador para resolver o problema. A mangueira inferior já esta entrando pela lateral do radiador.
    Se a refrigeração der problema, vou seguir o seu conselho e colocar uma ventoinha elétrica ou colocar os alargadores que vc comentou. Tem fotos desta melhoria?


    []'s

    Baretta

  • #8
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    rural4x4, Desejo saber se vc adaptou o motor do opala em seu jeep com a mesma caixa de marcha do jeep e como ficou desenvolvendo

  • #9
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    marcelino, Vc esta ADAPTANDO MOTOR DE OPALA EM SEU JEEP COM CAIXA DE MARCHA DE JEEP OU DE OPALA

  • #10
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    Marcelino,

    No meu caso adaptei o motor GM151 e mantive a caixa original do Jeep (3 marchas). Foi usada a caixa seca do opala e também estou usando a embreagem do opala. Quanto a dizer se ficou desenvolvendo bem, não posso afirmar, já que praticamente não andei na viatura. A adaptação foi feita em fevereiro, mas estou refazendo a parte elétrica. Acho que fica bom o desempemho. Tem muitos aqui no fórum que usam esta combinação.

    []'s Baretta

  • #11
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    Bareta

    Eu estou adaptando o motor do opala no jeep cj5 com a caixa de marcha do próprio jeep.
    Quero te dizer que um amigo meu ja usa esta adaptação e faz corridas de jeep cross e nunca deu problema eu ja andei com o jeep dele e desenvolve muito bem.
    O outro colega esta adaptando um motor de opala com caixa de marcha de opala e esta traçando o mesmo nas 4 rodas através de corrente do mesmo estilo da S 10 ainda não fizemos os testes mas logo logo estaremos testando.
    Eu queria saber o que significa 151 no motor de opala e quanto a cores de motores, pois alguns falam de cor azul e de motor 151 e eu ainda não entendi o porque.
    obrigado e boa sorte

  • #12
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    Blz Olimpio!

    É bom eu saber que esta adaptação da um resultado positivo.
    Quando tiver o resultado da adaptação do seu amigo, posta pra gente. Se puder com fotos também.
    Os numeros dos motores especificam a cilindrada, que algumas vezes é referida em polegada cubica (pol3) ou em centimetros cubicos (cm3) e podendo ser também em litros (l). Por exemplo: o motor BF-161 tem 161 pol3 ou 2600 cm3 (que na verdade é 2638cm3). Já o motor do opala 151 tem 151 pol3, que equivale aproximadamente 2500cm3.
    Quanto as cores dos motores aí a coisa complica. Encontrei no fórum do opala as seguintes especificações:

    Verde 2.5 ou 151: gasolina, tuchos hidráulicos, comando normal;
    Azul 2.5 ou 151 S: gasolina, tuchos hidráulicos, comando normal;
    Amarelo 2.5: álcool, tuchos hidráulicos, comando normal;
    Vermelho 4.1: 250-S, gasolina, tuchos mecânicos, comando especial;
    Amarelo 4.1: Álcool, tuchos hidráulicos, comando normal;
    A partir do meio de 87, os motores passaram a ser cinza.
    Até 74, todos eram vermelhos e só os 6 cilindros tinham tuchos hidráulicos.

    Neste link abaixo, você encontrará mais detalhes:

    http://www.anonyserver3.com/~opala55...p?mode=results

    Espero ter ajudado

    []'s Baretta

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