x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 36
  • #1
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    39
    Posts
    2,794
    Agradecimentos: 10

    Ajuste de Coroa e Pinhão Dana 44




    Ae Galera

    Vou fazer uma troca em casa de coroa e pinhão 9x44 para 8x43, tenho dúvidas em relação a ajustagem deles, na profundidade do pinhão e folgas

    Já peguei o manual mecânico do Jeep, mas ainda estou com algumas dúvidas?!?!?

    Para ajustar a profundidade do pinhão, atualmente 9 para 8, teria q trocar os calços tbm ou não preciso??? Ou esses calços são fáceis de achar em autopeças???

    Me falaram sobre os mancais tbm, mas não vi necessidade dessa troca?!!

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #2
    Usuário Avatar de flaviovs
    Entrada
    02/08/2004
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Idade
    52
    Posts
    237
    Agradecimentos: 0
    Thiago, pelo que entendi, o ajuste do diferencial tem que ser preciso e é necesário ter algumas ferramentas especiais ou muita experiência na montagem (de preferência os dois). Pelo que aprendi, montar, qualquer um monta. Mas a gente não sabe como vai ficar 6 meses depois. Já montar certo é outra coisa, pois o conjunto durará décadas.

    Não estou desmerecendo seu empenho, mas pelas suas perguntas parece que você não tem as ferramentas, nem experiência.

    Não sou mecânico mas gosto de mecânica. Estou com a No.2 (F-75) toda desmontada até o último parafuso. Estou remontando tudo eu mesmo, e decidi montar o diferencial também (tive que trocar coroa e pinhão). Depois de estudar o processo vi na prática que o ferramental e a experiência fazem falta. Ouvi algumas "dicas" de técnicas para montagem (i.e. marreta, martelo, talhadeira etc.), mas se você exercitar o cérebro um pouco você vê que estas "técnicas" acabam sacrificando a carcaça, destruindo rolamentos etc. Funcionar, funciona, no momento. E 6 meses depois?

    Peguei as carcaças, coroas, pinhões, calços, rolamentos etc. e levei em um senhor que está me dando uma força na montagem da Rural. Ele tem um ferro-velho/oficina dedicado a linha Willys/Ford, tem muita experiência e parece adorar o que faz. Resultado: por algumas pilas em 2 dias estou com os 2 diferenciais montados e ajustados, sem estresse. O diferencial entrou, ao lado do motor e da caixa de marchas, na seleta lista de partes da viatura que (ainda ) não meto a mão.

    Agora, se você ainda assim quiser fazer o serviço, tudo bem. É só mesmo fazendo que se adquire experiência... Espera só mais uns 10 minutinhos que o Leopoldo vai passar a lista de ferramentas exóticas que você vai precisar...

    Respondendo às suas pergunta, corrijam-me se estiver errado mas, sim, para alterar a profundidade do pinhão tem mexer nos calços de... profundidade do pinhão. Tem à venda na Donatti. Você deve consultar a tabelinha no Manual do Mecânico, tirando a diferença entre o pinhão que sai e o que entra pra saber quantos calços pôr/tirar. Torça para sua carcaça já estar calçada pois se acontecer como no meu diferencial dianteiro (foi montado de qualquer jeito), os calços originais não existiam e ai só com o medidor de profundidade, teste do zarcão e muito tira pinhão, bota pinhão, tira pinhão, bota pinhão... Cada diferencial dá um fim de semana inteiro de diversão. Boa sorte!

  • #3
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    39
    Posts
    2,794
    Agradecimentos: 10
    É, realmente não tenho experiência de trocar coroa e pinhão

    Antes de ter o 4x4Brasil, trocava os rolamentos dos eixos, sem todas essas informações ... antes usava pneus 31" hj uso pneus 35", com os mesmos rolamentos , sorte... huuummm talvez.

    Tbm não tinha nenhuma experiência em adaptar freios, motor, câmbio, direção, coluna de direção,pedaleiras suspensas com hidrovácuo, fazer flange dupla na tubulação,instalar ventoinha eletrica, etc...

    Mas fui aprendendo ... Sempre perguntando nas oficinas, com a galera nos encontros e no 4x4Brasil.

    [s]sem experiência com coroa e pinhão (por enquanto)
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #4
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Thiago Rodeghel,
    A experiencia se adquire e eh tentando que se aprende.
    Substituir a coroa e pinhao e algo simples, porem ajusta-los como se deve e dificil, sendo necessario algum conhecimento, ferramentas e boa dose de paciencia.
    Sugiro que voce tenha a ajuda de alguem que ja tenho feito a ajuste com exito.
    Na area de download, no manual do mecanico do jeep esta descrito o procedimento de ajuste.
    O ajuste de profundidade do pinhao e feito atraves dos calcos, assim como ajuste da distancia da coroa.
    Uso de marretas e talhadeiras, bem como aquecimento esta proibido.
    Aproveite o momento e troque os rolamentos do conjunto tambem.
    O servico de remocao da caixa de planetarias e facilitado pelo uso do extensor da carcaca. Neste caso, e necessario utilizar um relogio comparador com base magnetica de modo a nao exceder o limite da carcaca e causar uma deformacao plastica.
    Deve ser ter cuidado ao apertar a porca do pinhao, de modo a nao deixar o conjunto solto nem pre-carregado excessivamente, o que fatalmente acabara com os rolamentos.
    Para a medicao do torque de arrasto (TTR), faca com auxilio de um torquimetro e sem ter instalado o retentor.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #5
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    39
    Posts
    2,794
    Agradecimentos: 10
    Fala Alessandro

    Minha dúvida é com relação aos calços, não sei como são??? Se vão servir para ajustar um pinhão de 9 para 8, em uma coroa 44 para 43 .

    É isso mais ou menos... Já fiz o download do manual, como já disse anteriormente... Os rolamentos aparentemente estão bons ainda, mas mesmo assim vou desmontar, limpar e verificar se dá para aproveitar. Sendo q os eixos ainda estão no chão...

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #6
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Thiago Rodeghel,
    Os calcos (shims) sao arruelas retificadas em espessuras diferentes para efetuar a compensacao na profundidade do pinhao. Ajuda ter varios shims de espessuras diferentes.
    Antes de mais nada, observe as gravacoes na cabeca do pinhao.
    Nao ha uma relacao direta, ou seja espessura de calco x para relacao 9x44 e y para 8x43. Dificilmente voce utilizara os mesmos calcos.
    Cada caso e um caso devido as variacoes no processo de usinagem. Por isso existem calcos de varias espessuras e o por que da questao do ajuste ser minuciosa. Uma coisa que facilita e consultar o codigo de acasalamento entre pinhao e carcaca. Outra questao a observar e o acasalamento entre pinhao e coroa. Verifique se o numero gravado no pinhao confere com o gravado na coroa. Normalmente sao tres digitos ex.:958, 934...
    Verifique tambem o codigo de profundidade do pinhao em relacao ao centro da coroa. Comparando esta informacao entre os pinhoes, auxilia na determinacao inicial do shim, indicando se e necessario aumentar ou diminuir a espessura do calco.
    Se nao forem identicos, pode haver desgaste prematuro do conjunto em funcao de acasalamento incorreto.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #7
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Bom dia Thiago.

    A primeira vez que fiz um ajuste de coroa-pinhão, fiz só porque tinha pego emprestado as ferramentas da agromotor (obrigado Luis) - hoje, já tenho as minhas (quase todas...uma terá de ser refeita ).... graças a um investimento de uns 3 000 reais.

    Apanhei feito cachorro abandonado e levei 4 dias para conseguir aprender a como fazer o 1º certo. Realmente, como alguns já sabem, esse serviço é um pé, inclusive quando as coisas começam a dar errado.

    As ferramentas necessárias são:

    1- uma bancada decente com um torno de mesa (morsa)
    2- jogo completo de calços (lateral de coroa) e de pinhão(rolamento do pé e da cabeça)
    3- torquimetros: lb-ft e lb-in
    4- expansor de carcaça
    5- dispositivo de sacar os rolamentos da carcaça do diferencial e do pinhão.
    6- relógio comparador com base magnética
    7- dispositivo de medição da profundidade do pinhão
    8- jogo de rolamentos "falsos" lateral de coroa, cabeça e pé de pinhão.Inclusive uma flange falsa para o ajuste.
    9- micrômetro 0-1" ou pelo menos um paquimetro com capacidade de leitura de milésimo de polegada.
    10- desempeno (aço ou granito) de pelo menos 30cmx30cm.
    11- prensa de 15 ton.
    12- soquetes, extensões, chaves fixas, estrela, etc..... ferramentas comuns.
    13- manual com o procedimento: do jeep ou da DANA.
    14- feeler gauge - calibrador de laminas
    15- chave para manusear a flange do pinhão
    16- um pouco de tinta para conferir o ajuste da coroa-pinhão e a tabela de comparação.

    feramenta desejáveis:

    15- furadeira de bancada ou coluna com capacidade do mandril de 1"
    16- equipamento de detecção de trincas por magnaflux.
    17- tanque para lavagem da peças
    18- WAP

    PACIÊNCIA
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #8
    Usuário Avatar de flaviovs
    Entrada
    02/08/2004
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Idade
    52
    Posts
    237
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel
    É, realmente não tenho experiência de trocar coroa e pinhão
    Antes de ter o 4x4Brasil, trocava os rolamentos dos eixos, sem todas essas informações ... antes usava pneus 31" hj uso pneus 35", com os mesmos rolamentos , sorte... huuummm talvez.(...)Mas fui aprendendo ... Sempre perguntando nas oficinas, com a galera nos encontros e no 4x4Brasil.
    Thiago, realmente experiência só se adquire com o tempo e metendo a mão na massa. Moendo-se algumas coroas e pinhões com certeza se adquire conhecimento para saber o que se deve ou não fazer. Ou de repente acerta-se de primeira, quem sabe?

    Só alertei para o fato de que, na prática, ou você usa as ferramentas adequadas ou então vai ter que fazer muita força e utilizar de pancadas no conjunto para fazê-lo ir para o lugar. E se o ajuste não estiver certo, vai ser necessário mais força e pancada para tirar tudo e colocar ou pôr calços. Ai, mais força/pancada para montar de novo... Imagina isso onde os ajustes são especificados em milésimos de polegada... Dá pra fazer? Dá. Mas vai ser cansativo e pode ser perigoso para a saúde das peças!

    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel
    Minha dúvida é com relação aos calços, não sei como são??? Se vão servir para ajustar um pinhão de 9 para 8, em uma coroa 44 para 43
    Como o Alessandro escreveu, não há relação entre a profundidade do pinhão e o número de dentes.

    Os calços na Donatti: http://www.jet.com.br/donatti4x4/det...dproduto=12031 . Os grandes são os calços de ajuste de profundidade. Ficam atrás da capa do rolamento traseiro do pinhão. Os pequenos são os calços para pré-carga dos rolamentos.

    Tem também os calços da coroa -- como você está trocando o conjunto, será necessário verificar a folga lateral. Caso esteja fora das especificações, será necessário ajustá-la com estes calços Para isso você precisará de um extrator de rolamentos e uma prensa para colocá-los de volta. Ajuda ter um par de rolamentos falsos com o interior usinado pra você poder colocar e retirar estes com a mão, do contrário você vai precisar extrair/prensar os rolamentos a cada ajuste fora da marca.

    Depois de ajustada a folga lateral você mede a distância entre dentes que, se não me engano, não pode ser menor que 0,004" e maior que 0,008". Se for, você tem que retirar calços de um lado e pôr no outro para ajustar esta distância.

    Tudo ajustado, faz o teste do zarcão. Os gringos usam um produto especial para isso ("gear marking compound") que não encontrei similar no Brasil. Se achar, melhor, senão vai na tinta mesmo... Bom, pintados os dentes, você dá uma 5 voltas no conjunto com carga e observa o padrão de contato.

    Se estiver certo, está pronto o serviço. Se estiver fora do ideal e você deixar, vai ficar roncado, moer tudo, ou os dois. A causa pode ser duas: distância entre dentes fora do especificado, ou profundidado do pinhão errada. No primeiro caso, retira-se a coroa, extrai-se os rolamentos laterais, põe/tira calço, e faz o teste de novo. Se for a profundidade do pinhão, tem que desmontar tudo, adicionar/remover calço de profundidade do pinhão, montar e testar novamente.

    Achado o ponto certo, você tira os rolamentos falsos da coroa, vê se tem diferenca de largura para os rolamentos verdadeiros (coloca/põe calços para compensar) e, só aí, mete tudo na prensa. Por via das dúvidas, faça o teste de contato pra garantir.

    Se resolver encarar, conta pra gente como foi! Precisando de algo, (nem precisava dizer, mas... ) estamos ai.

  • #9
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    39
    Posts
    2,794
    Agradecimentos: 10
    É galera

    Pelo jeito estou ferr@do, tem um pessoal q fala, é só trocar a coroa e pinhão, mas pelo visto é um baita trampo

    Bom com relação ao casal da coroa e pinhão, vão bater pq ambos eixos estão ainda montados, e intactos . Até as plaquetas de relação ainda combinam.

    Pelo jeito é algumas ferramentas não tenho, mas tenho q dar um jeito (claro sem talhadeira ou marreta) .

    Bom desmontei o eixo dianteiro, percebi q na manga do eixo, lado direito onde vai o munhão tem uma folga, na pista onde vai o rolamento... mais ou menos uns 0,8mm.Provavelmente foi o rolamento q fez isso. O q posso fazer nesse caso??? Ah os antigos donos gostavam de uma talhadeira para apertar os anéis do munhão , qdo tirei a roda livre automática, haviam as marcas das porradas nele

    [s]Já com a mão na graxa
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #10
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Thiago , tudo bem ??
    Antes de desmontar , mede a profundidade do encosto da castanha do rolamento até a cabeça do pinhão , essa medida é a mdida chave pra vc não se perder na montagem , o outro pinhão embora tenha um dente a menos tem especificação na cabeça (-1) , (+1) ou 0 , esse é o valor em cent. de mm que esse pinhão trabalha em relação a medida que vc tirou ...
    Na montagem a folga é controlada pelos calços tras. pode dar sorte de ser os mesmos , o A. peças Delfim tem esses calços ...
    Depois vem o ajuste dos calços nos rolam. da coroa , qdo gira pega as marcas que estão no manual pra colocar ou tirar calços , nessa hr que usa os rolam. falsos que o Leopoldo colocou acima ... e sem expansor de carcaça tem que deixar com pressão pq senão fica jogando ...
    Dificil não é , é sim muito trabalhoso , é por isso que os caras que fazem bem feito cobram caro , é trampo demorado ...
    Cara essa semana to bem enrolado , senão ia te dar uma mão , esse fds vamos pra Salesópolis e domingo é dia das mães ...

    []s... e boa sorte ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #11
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel
    Bom desmontei o eixo dianteiro, percebi q na manga do eixo, lado direito onde vai o munhão tem uma folga, na pista onde vai o rolamento... mais ou menos uns 0,8mm.Provavelmente foi o rolamento q fez isso. O q posso fazer nesse caso???
    Manda embuxar , ou troca a luva ...
    Se for mínimo , bate punção e usa cola anaerobica ...
    Quem causa isso são as folgas mínimas nos rolamentos , com pneuzão a coisa complica , não pode deixar folga , tem que rodar livre sem folga ...

    []s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #12
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Eu trocaria a manga de eixo.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade