x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7

Perdi a rosca.... (oops!)

PessoALL, meu CJ3A ainda está com os eixos originais e, depois de 54 anos de uso, aquela porca tipo castelo que prende a ponta de eixo chavetado do jeep espanou bonito! como ela tava com aquela tampinha, nao vi que a coisa tava tao feia (meu mexânico fuçou la)

A RODA TAVA PRESA SÓ PELA CUPILHA !!!

o "pobrema" é que nao sobrou muita rosca pra contar história, entao eu pergunto qual é a medida da rosca do eixo chavetado willys?

valew!

Usuário Avatar de Rafael Kuzma
    Entrada
    09/05/2004
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimentos: 0
    Ufaaa.... que susto que eu levei.... pensei que o assunto era outro...

Passei pelo mesmo problema a unica diferença é que depois de 9 meses que eu adiquiri o Sargento ainda não consegui andar nele..hehehe no meu caso os militare enfiarao( no bom sentido ) uma porca de medida menor... dai eu tive que levar no torneiro pra ele refazer a rosca da minha ponta de eixp (Eu disse ponta de eixo.,, ) mas eu chuto que é 1" vou confirmar amanha!
    Jeep Cj5 Evil Machine MWM 2.8/Godshot 38"/
    Toyota Hilux 94 1KD_mecanizado/Westlake35/E-locker/
    Troller 2001 2.8 37"/Ekron/Truetrack x2/lift 3"/

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    Atenção

- só para aqueles que não acham que levar a coisa a sério é frescura

a porca castelo por sí só não pode em hipótese alguma espanar a rosca.

então surgem 3 possibilidades:

1- alguém apertou aquilo até espanar a rosca afinal, torquímetro pra que? é só apertar até que apareçam aqueles "fiozinhos de aço saindo junto da porca

Com o uso, o efeito cônico soltou e aconteceu algo semelhnate como será descrito abaixo.

2- alguém deixou a porca solta por medo (ou ignorância) de apertar como deveria e com o uso, o cubo soltou e foi fazendo a porca laminar a rosca até ela sumir.

3- o cubo chavetado está fraturado de fora a fora no rasgo da chaveta e por estar fraturado, o cônico não aperta e segura o cubo no lugar e acontece algo semelhante ao item 2.

De qualquer forma, não é só usinar uma rosca - Procedimento esse de qualidade mental muito duvidosa visto que é necessário uma detalhada inspeção visual do cubo, do rasgo da chaveta e do assentamento cônico no eixo. Esse tipo de reparo só se justificaria caso esse semi-eixo fosse uma raridade e/ou o eixo fosse ser montado em um veículo de coleção.

Atenção para ao montar um cubo num eixo cônico chavetado para espalhar agente anti-engripante nos assentamentos cônicos.

e

novamente, para aqueles que não acham frescura ,

uma inspeção por magnaflux fluorescente (FMPI) é aconselhável no eixo se alguém arriscar a re-utilizar.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1
    Resumindo, compra outro semi-eixo + cubo e seja feliz!!!

Marcos, não tem umas fotos do estrago?

[]'s

Fala Leopoldo, Giovani e Rafael! blza gente?

Cara, cês tavam pensando que era algo sobre proctologista né? nao mesmo... é outro tipo de fod@.... hehehehe

Giovani, infelizmente ainda nao tenho máquina digital... uma pena! mas até que o estrago nao foi (aparentemente, pois nao usei Magnaflux) relevante... acho mesmo que meu EX-mexânico nao apertou a merd@ da porca e daih aconteceu oq aconteceu....

Comprei nova porca castelo de 1" que serviu bem, só tava meio "apertada" (oops!) na primeira volta pq o dito cujo deu uma porrada na ponta de eixo que danificou o primeiro passo do fuso.....

limpei bem a ponta de eixo, verifiquei uma pequena (porém incomoda) folga no rasgo da chaveta, troquei a arruela de encosto e a porca castelo (além da pobre cupilha)... só nao rolou o tal anti-engripante e o magnaflux.... nem o aludido torquimetro pois infelizmente este aparelho de outro mundo deve estar, na melhor das expectativas, em Goiania... a 850 km dos mexânicos daki.. uma lástima!

fora estes "detalhes", está tudo normal (pelo menos aparentemente, como jah falei)

mesmo assim galera, valew! grade abraço pro6

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Marcos ET
    limpei bem a ponta de eixo, verifiquei uma pequena (porém incomoda) folga no rasgo da chaveta, troquei a arruela de encosto e a porca castelo (além da pobre cupilha)... só nao rolou o tal anti-engripante e o magnaflux....
    fora estes "detalhes", está tudo normal (pelo menos aparentemente, como jah falei)
    Vc já montou então?? E essa folga da chaveta?? Se deixou ela, vai acontecer de novo... E pior, vc pode ter o desprazer de ver roda indo passear... sem o jeep!

[]'s

ja montei tudo, andei com ele hoje..... a folga na chaveta existe, é milimétrica, mas tá lá... e me aborrece um pouco.. .sei que nao poderei confiar no sistema por muito tempo, mas acredito que pra andar na cidade até janeiro deve suportar bem.... vou até perder peso pra poder poupar o bixim... hehehe

já tive a oportunidade de ver uma das rodas me ultrapassar, nao foi uma coisa muito legal... sei bem como é! (mas foi por causa do pessoal da Rota4x4 que trocou meus pneus e esqueceu de apertar os prisioneiros!)

Giovani, fala uma coisa, quanto o berga ta cobrando pra montar um UBD simples? (sem querer mudar de assunto..... mas....)

tou "paquerando" uns eixos de F.75... por isso nao vou dar muita "moral" pra chaveta (embora saiba das complicações envolvidas) tou programando vistorias diárias (leia-se vistoria todas as vzs antes de andar com o jeep) na porca, pra ver se a mardita tá segura.... sei que nao é o mais correto, e é de lonnnnge o mais incomodo, mas até trocar os eixos, acho q nao tenho outra opção nao eh?

[]'s pro Cs

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem