É verdade... mas era uma hélice que era movida por uma "gambiarra original de fábrica" lembra? Ficava presa num eixo esquisito, tudo esdrúxulo...:p
Versão Imprimível
Se for colocado um diodo reverso nos terminais da bobina do relé e nos terminais da ventoinha, o relé vai durar pra sempre.
Se vc usa a ventoinha ligada direto no cebolão, o cebolão tambeem vai durar muito mais com o diodo de proteção.
O que acontece é que, quando vc liga o relé da ventoinha, bastante energia fica acumulada no enrolamento da ventoinha (e na bobina do relé também). Quando vc desliga o relé, essa energia não tem pra onde ir, mas ela precisa ir pra algum lugar, então ocorre uma faísca entre os terminais dos enrolamentos pra dissipar a energia e essa faísca aos poucos vai derretendo e carbonizando os contatos do relé ou do cebolão.
O diodo serve pra descarregar essa energia sem que ocorra essa faísca. Assim os contatos ficam sempre limpos e não têm desgaste mais. Duram pra sempre se o diodo não queimar.
Os diodos você compra em qualquer loja de eletrônica, o diodo 1n4007 serve para as bobinas dos relés e deve servir para a ventoinha também, mas se quiser uma garantia de vida eterna pro diodo da ventoinha, pode usar o 6A10.
O 1n4007 custa uns 20 centavos e o 6A10 deve custar no máximo 2 reais.
Aqui vai um desenho da ligação na ventoinha:
http://img529.imageshack.us/img529/8...hacomdiodo.jpg
E do relé:
O diodo do relé você pode soldar direto nos terminais, mais ou menos assim: (faixa prateada vai no + da bobina do relé)
http://img72.imageshack.us/img72/531...odoreverso.jpg
Isso vale para qualquer motor elétrico do carro.
Eu recomendo colocar diodo em todos os motores elétricos e relés do carro. Assim você aumenta ridiculamente a vida util não só dos relés, mas tembém dos contatos do miolo da ignição.
eu uso helice até na minha pampa ap, não da problema algum assim ja a 4 anos , segunda posto uma foto, retrocesso ou não depois de feito funciona muito bem
carlos sallespickup
Valeu TURBOROE:concordo::concordo:, essa do diodo eu nao sabia, vou coloca-lo.
Outra duvida é quanto ao locau da cebolinha:pensativo:, como nao tive onde colocar na parte inferior do radiador(optei pelo kit verao do tempra) coloquei na mangueira de saida de agua superior do radiador, como ali a temperatura é mais alta, optei por um cebolao que aciona-se numa temperatura mais alta.
Que vcs acham disso:?:
Recordando agora, tive tambem uma towner e um problema cronico de fabrica com aquecimento e defeito no cebolao, oque resolveu foi colocar o kit verao do tempra, usando 2 ceboloes em paralelo (original e outra no kit verao), caso uma desse defeito(original), a outra segurava as pontas... mais uma ideia.
ola a todos
eu usava a ventoinha no alternador
mas nao gostei muito
faz um baurulho danado e tambem nao deixa o motor trabalhar na temperatura original dele baixa muito a temperatura.
Ai arraquei tudo fora e coloquei a ventoinha do palio por
ser bem estreita com as devidas modificações na parte eletrica
e tambem uma chave no painel pras trilhas .
Ate agora neo tenho o q reclamar.
Abraços.
A ventoinha elétrica é bem melhor que a mecânica.
Também já tive problemas com isso...
Eu mesmo fiz a instalação elétrica do meu CJ... e coloquei a cebolinha direto no radiador, próximo à saída do mangote, utilizei a do santana (linha VW) mas com uma temperatura bem mais baixa, tipo a de menor valor, 67 - 72ºC, se não me engano... então quando dispara sei que a temperatura está nessa faixa.... numa trilha é claro... já na estrada a ventoinha nem thum... a temp é baixa direto devido à passagem de ar pelas aletas...
Mas voltando ao assunto...
Numa trilha que fiz à noite, parou de disparar o relé e consequentemente a ventolinha... então fiz uma baita gambiarra para ligar direto, tipo os fios ligando da bateria direto para o ventilador e indo para o habitáculo, onde eu mesmo juntava os fios... mas depois descobri que queimou o fusível quando entrei na poça de lama e a ventulinha estava ligada, devido a alta corrente (sobrecarga) queimou o fusível... e aconteceu depois em outras trilhas também (puro desleixo) pois coloquei também um botão manual, onde costumo ligar antes de entrar nas poças d'água, deixar o motor bem "frio" e aí sim entro com o manual desligado e consequentemente como o motor não irá esquentar tanto nessa travessia o automático também não acionará... e é só felicidade...
Então sugiro ao amigo aí que dê uma olhada nesse motor, pelo visto está em curto (já que a cebolinha está queimando com facilidade), mas que também seja verificado a instalação, se não tem algo ou isolando ou dando curto... pois o fusível deveria proteger nesses casos... caso contrário é peça de má qualidade...
Me lembro que antes de fazer a minha instalação... tive problemas com os faróis dianteiros... sempre queimava aquele botão de pé para chavear a luz alta... troquei uma vez... em pouco tempo, queimava novamente... troquei de novo e na primeira vez que fui usar queimou de novo... aí eu pensei: "desse jeito eu não aguento, toda vez que vou sair de casa é 40 conto só pra acender os faróis, assim não dá!!!"... e resolvi dar um check-up na instalação... realmente tinha um fio que encostava na grade dianteira (única peça em chapa, fora o chassis)...dando curto... aí depois da reforma na parte elétrica, coloquei faróis com 90W na baixa e 100W na alta, com relés para alta e baixa... acionado pelo dito botão de pé... e tudo normal até hoje! o único problema é que o relé esquenta um pouco, então eu procuro sempre alternar entre alta e baixa quando permite (em estrada por exemplo para não encandear o carro de sentido contrário)...
Abração e espero que resolva o problema sem ter que voltar ao passado (colocar ventolinha mecânica)!!!
Olá Pessoal.
Em uma TOWNER 95 que tive também usava o recurso de chave ligando direto a ventoinha. Principalmente em trânsito pesado ou subida de serra (Curitiba Morretea), e sempre era bem mais seguro que confiar no dito cebolão,
Quanto aos farois , em meu UNO 1992, uso lâmpadas 90/100W com relay ,e, em viagems noturnas nuca sentí problema algum . ( O relay é bem "PARRUDO").
Abraços.