-
Fala Mauro.
Valeu a explicação.
Eu não fiz nada nessa parte, mas o cara que fez o alinhamento.... sei lá.
Verificando agora, o jeep até que tende a voltar para linha reta mas não com aquela convicção :lol:. Deve estar se arrumando sozinho hehehe.
Vou levar ele onde o alinhamento foi feito.
Abraços.
Sergio Antunes.
-
Prezado Sergio.
Vc precisa ter em mente que se vc trocou o sistema de Direção do seu veículo por um sistema totalmente ZERADO, não existem folgas e nem "coisas moles". Talves o que esteja acontecendo é que vc esteja estranhando o funcionamento totalmente justinho e CORRETO!!!!!
Já parou para pensar nisso?????
Caso o cara do alinhamento tivesse modificado o caster de seu carro, fatalmente ele teria avisado à vc, pois o preço é maior do que um simples alinhamento.
Verifique se vc não está se confundindo. UM SISTEMA NOVO E SEM FOLGAS COM UM SISTEMA ANTIGO E CHEIO DE FOLGAS E PROBLEMAS!!!!!
SDS jeepeiras....
-
All,
Só uma coisa, alinhamento no CJ é a coisa mais idiota de se fazer.
É tudo fixo, a única coisa que dá pra mecher é a abertura das rodas!!! Se tiver algo que não seja isso fora da especificação, é pque o EIXO ESTÁ TORTO.
O ângulo do pino mestre do munhão é fixo, ou seja, não pode ser alterado. Se foi colocado jumelão junto com a direção, o problema pode estar no jumelão, não no novo sistema de direção.
Eu volto a dizer, já que o sistema está zero, cheque pela abertura das rodas. Quando falo abertura, me refiro a, quando o jipe está andando pra frente, as rodas estarem vesgas, cada uma apontando prum lado - a da direita apontando pra direita e a da esquerda apontando pra esquerda.
No Willys, elas tem que ser assim mesmo, mas dentro de um limite. Se vc medir a distância entre os aros de roda, a parte da frente (o aro na parte mais da frente do jipe) deve ter + ou - 1 cm a mais que a distância entre os aros na parte de trás.
Esse valor foi calculado baseado no ângulo de abertura que consta no manual. Não garanto o valor, se quiser ter certeza calcula de novo. :P
-
Fala pessoal !!! :D
Eu tbm acho meio estranho o que está acontecendo, visto que o Sérgio não mexeu nessa parte...porém a correção (ou desacerto) do ângulo do cáster é barbada de fazer, bastanto colocar uma 'cunhazinha' fininha entre o eixo e o feixe....baratinho! :P
No caso de jumelos maiores, creio que ele nem chegaria a ter esse problema, visto que seu jipe é um cj5 e os jumelos dianteiros ficam na parte de trás do feixe... :wink:
[]'s
-
Oi, Pessoal.
Apenas esclarecendo eu não mexi ou troquei qualquer outra coisa alem do sistema de direção.
O EduardoLang perguntou se eu não estava confundindo um sistema velho cheio de folgas com um sistema zerado; bem eu acho meio difícil fazer esse tipo de confusão até porque o carro que eu uso no dia-a-dia e os outros que já tive, não tinham folga e ainda assim voltavam após ter saído de uma curva.
O que acontece é o seguinte: Quando estou fazendo uma curva aberta como em uma pista por exemplo, posso soltar o volante que ele retorna normalmente; Mas quando faço uma curva mais fechada com pouca velocidade como quem sai de uma avenida e vai entrar em uma rua (curva com 90 graus) o volante não chega a retornar ou pelo menos não retornaria a tempo de eu não entrar no muro das casas hahaha.
Tenho que trazer com a mão, mas sem nenhum esforço.
Ainda não tive tempo de dar uma checada no sistema, mas estou certo que ou é alinhamento ou o parafuso de regulagem da direção que eu não mexi. Simplesmente tirei a direção da caixa e coloquei na adaptação.
Assim que tiver um tempo, e descobrir o que acontece, eu coloco aqui.
Apesar disso posso dizer com certeza que ficou ótimo, pois não tenho mais nenhuma folga na direção, esta bem macia e ninguém vai pensar que tem um bêbado no volante. :D :D
Abraços.
Sergio Antunes
-
Caster
Bom galera e o seguinte num sei se e problema de caster mesmo, mas e o seguinte quando vo vira a viatura parece que a roda deita, meu jipe foi feito spoa com jumelos grandes e acho que o mecanico quando foi girar os munhoes deve ter dado um grau a mais agora coloquei os jumelos originais e parece que quando vo faze a curva da ate um solavanco tipo o pneu vira e deita!! o que fazer?? aumentar os jumelos??
-
:shock:
:putz:
:parede:
já foi comentado mais de 1 000 vêzes:
fazer SOA é uma arte que não pode ser deixada na mão de pessoas ou mecanicos que acham que sabem.
para o eixo dianteiro, existe uma técnica de remoção dos munhões por corte ou usinagem para posterior soldagem na posição correta, porque se não é feito, não dá mais para usar cardan dianteiro.
e não tem jeito, na frente, o diferencial TEM de ser rotacionado para poder propiciar o correto funcionamento do cardan.
Mas rotaciona-se o diferencial mantendo o angulo de caster....assim o pneu sempre roda em volta de seu eixo e não sobre seu eixo.
No seu caso, só removendo o eixo e retrabalahdo corretamente o mesmo ou desmanchando o SOA
Não dá para simplesmente colocar os apois das molas em cima ....