x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 26
  • #1

    Regulagem de ponto e carburador em motor taxado




    Olá!

    Estou com um motor de opala 4 cilindros gasolina taxado, quase igual ao álcool (quase 11:1). O carburador é um H34 (duplo).

    Eu vou rodar na gasolina mesmo. O ponto precisa ser regulado de alguma maneira especial, ou posso usar a regulagem original do gasolina? E a mistura, é preciso mecher na configuração original de injetor/gicleur/venturi pra ter queima perfeita?

    Hoje o carburador tá com a configuração do maverick 4 cil., mas tá dando um excesso desgramado. O motor carboniza inteiro em menos de 3000km. Antes de trocar tudo no carburador, queria saber se parto pra configuração original do 151 gasolina ou se vale a pena mudar algo.

    Ah, não quero rodar no álcool. Gosto pessoal...

    Valeu moçada!

  • #2
    Usuário Avatar de Hélio
    Entrada
    17/03/2003
    Local
    Sto André/SP
    Posts
    531
    Agradecimentos: 0

    Motor Taxada ??

    Ola!!1

    Qual a vantagem de aumentar a taxa de compressão do motor e rodar com gasolina?? Vc tem um aumento substancial de potência?? A durabilidade do motor não é diminuida???
    TROLLER 2002 - 32" Maxxi BigHorn - SEM GUINCHO

  • #3
    Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    38
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0
    Fala Hélio e Daniel !!!

    Citação Postado originalmente por Hélio
    Qual a vantagem de aumentar a taxa de compressão do motor e rodar com gasolina?? Vc tem um aumento substancial de potência?? A durabilidade do motor não é diminuida???
    Vantagem??? Toda!!!..até um certo limite!

    Bom, com qualquer combustível, quanto maior for sua compressão dentro do motor, maior será a energia que ele liberará ao ser queimado. Considerando motores com uma mesma eficiência volumétrica, quanto maior for a taxa de compressão, maior será a compressão final da mistura ar-combustível. Sendo assim, a grosso modo, maior "potência" o motor terá.
    "Se é tão bom assim, porque os fabricantes de motores não fazem motores mais 'taxados' de fábrica???" A resposta a essa pergunta é: não dá! Vamos tentar explicar. A mistura ar-combustível só deve explodir pela ação da faísca da vela, correto? Acontece que se aumentarmos a taxa de compressão do motor irresponsavelmente, a compressão final poderá ser muito elevada e a mistura ar-combustível irá detonar, que é um fenômeno em que uma parte da mistura explode sozinha, logo após a faísca da vela. Esse explosão ocorre de uma maneira desordenada, rápida (fora do tempo), e não é nada agradável ao motor...Muitos confundem a "detonação" com a "pré ignição", o que é incorreto, pois a segunda ocorre antes da faísca da vela...
    Todos combustíveis tem, vamos dizer assim, um poder anti-detonante. Uns mais, outros menos. Quanto maior ele for, menos chance terá de detonar (dããã!)! O álcool tem mais que a gasolina. A gasolina aditivada tem mais que a gasolina comum. Logo, compreendemos que o álcool pode sofrer uma maior compressão sem detonar, o que vale tbm para a gasolina aditivada quando comparada com a gasolina comum. É por isso que os motores a álcool são mais taxados, coisa que tbm acontecia com os carros importados, que exigiam gasolina aditivada (lembram?). E é por isso que para comverter um motor álcool para gasolina se reduzia a taxa, e o inverso, tentava-se aumentá-la, para ter um melhor aproveitamento do combustível!

    As taxas de compressão nos motores sempre são calculadas para ter um valor máximo sem que haja detonação. Motores antigos tem taxas de compressão mais baixas porque o combustível da época não permitia taxas maiores. Como os combustíveis hoje permitem, nós podemos aumentar as taxas de compressão dos nossos motores antigos, sem problemas. Claro que tem o fator durabilidade e super-aquecimento, mas ainda não vamos entrar nesse mérito, ainda mais porque cada caso é um caso e depende muito de quanto o indivíduo irá aumentar...

    Citação Postado originalmente por daniel
    O ponto precisa ser regulado de alguma maneira especial, ou posso usar a regulagem original do gasolina?
    Quanto maior a compressão, mais rápido se propaga a queima. Logo, um pequeno atraso poderia ser bem vindo...mas não sei te dizer se realmente será necessário...

    Citação Postado originalmente por daniel
    E a mistura, é preciso mecher na configuração original de injetor/gicleur/venturi pra ter queima perfeita?
    Colocar mais gasolina de jeito nenhum(visando economia)! Como há um melhor aproveitamento, poderá até colocar menos, mas acho que o ideal é manter a configuração original!

    []'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

  • #4

    Re: Motor Taxada ??

    Citação Postado originalmente por Hélio
    Qual a vantagem de aumentar a taxa de compressão do motor e rodar com gasolina?? Vc tem um aumento substancial de potência?? A durabilidade do motor não é diminuida???
    Hélio,

    Como nosso colega Mauro já explicou, aumento de "produtividade". Andar mais do que o normal, sem fazer grandes alterações (turbo, 2 cilindros a mais, etc.)

    Como ele já alertou, a "detonação" por excesso de compressão é um risco, mas eu quis assumir. No máximo vai me destruir o motor com 30-40 mil km... Até aí blz, pque eu rodo menos de 2 mil por ano! Meu jipe desmonta antes desses 30 mil, já que são 2 mil só de trilha... ))

    O meu motor quando está reguladinho, não bate pino. O problema é que a giclagem não tá legal, então ele tá carbonizando demais e, aí sim, tá batendo pino. Por isso perguntei da giclagem, pra descobrir a ideal. Creio que vou partir pra original do opala um pouquinho de nada maior, pque o difusor do meu carburador está maior do que o do opala.

    Estou instalando um hallmeter pra determinar a regulagem ideal. Aí duvido que vai ter erro... ))

  • #5
    Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    38
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0
    Aee Daniel !!!

    Cara, de que ano é teu motor? Qual a taxa original? Quanto que vc rebaixou??? Quanto pagou pelo serviço???

    Estou instalando um hallmeter pra determinar a regulagem ideal. Aí duvido que vai ter erro...
    O que é "hallmeter"???

    []'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

  • #6
    Usuário
    Entrada
    04/07/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    1,008
    Agradecimentos: 0
    Acredito ser uma espécie de sonda lâmbida, daquelas colocadas no coletor de escape.....

    Não é?????????


    SDS jeepeiras............

  • #7
    PessoALL,

    Este texto retirei do site da cronomac: www.cronomac.com.br

    "O Hallmeter , monitor ar/combustível trabalha com informação fornecida pela sonda lambda que por sua vez, detecta o teor de oxigênio nos gases, e gera informação em milivolts. O Hallmeter essencialmente é um voltimetro e foi concebido com 20 " Led " (diodo de emissão de luz), cada "led" representa uma variação na mistura, hora concentrada em oxigênio, hora pobre em oxigênio."



    []'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #8
    Mauro,

    Hallmeter é o que o Eduardo falou. Ele mostra o resultado da combustão, então fica bico de regular o carburador. Usa-se a sonda lambda do pálio e compatíveis, que são as mais baratas (de 2 fios somente). O reloginho pode ser um voltímetro qquer ou um reloginho bonitinho como o da cronomac.... Aí vai do bolso (o meu, pelo jeito, vai ser um conversor A/d e 3 displays de 7 segmentos. 3 renal ao todo, que a grana tá triiiiiiiiiste).

    Já conversei com um monte de nego, e, segundo eles, o meu bura tá como deveria ser. Tô começando a duvidar de problema nele, tô achando que é ignição ou filtro de ar ou rebimboca da parafuseta ou problema do além...

    Sobre meu motor, vou te dizer a verdade... hehehehe... É um motor do álcool que eu uso na gasolina. Pistão chato com cabeçote do álcool. Dá 11:1 de taxa. Anda pra caramba.... Quando arrumar esse excesso, aí vai andar meeeeeesmo. :P

    Cómo já disse, o único problema é que com uns 30000-40000 km ele provavelmente vai ferrar. Mas, como eu uso muito pouco (uns 2 mil por ano no máx), que se dane. E, se explodir, aí nóis muda de novo! E, vou te dizer.... Pelo preço do motor de opala, não acho difícil de comprar outro a álcool pra rodar na gasolina.

  • #9
    O ponto pode adiantar desde que não deixe ele grilando, normalmente um ponto muito adiantado, torna o arranque mais pesado e pode te trazer pre detonacao que destroi o motor por dentro... Se tu taxou o motor, procure usar um menor grau e regule a lenta para ter uma mistura rica, para evitar a pre detonacao..

    Meu OHC tem 12:1, se tirar mais nao tem como apertar os parafusos
    do coletor de entrada...auhuhuhahuauh mas uso ALCOOL e GNV
    acho que o carro esta meio sem torque pq coloquei um carburador
    DFV 444 do V8, diminui o difusor, mas mesmo assim... as 2 borboletas
    abrem juntas.... quero colocar uma ignicao eletronica para ver se melhora
    algo, senao vou partir para uma solucao mais radical.. transf. o Solex H34 em um H40.... aqui em porto Alegre tem o seu Walter "Homem das cavernas" que só mexe com Carburadores... um MESTRE...

  • #10
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0

    taxa

    Pessoal , apenas a título de curiosidade , como o Mauro escreveu sobre taxa ar/combustível e octanagem , aí vai tabela de ar/comb. x octanagem , acho que o ideal pra não danificar o motor é chegar numa giclagem pra abastecer com 25 a 30% de álcool e acertar o ponto em marcha lenta empiricamente , e depois passar o resultado pra gente não ficar sofrendo tbm , hehehe .

    Relação Ar/ Combustível medido em Massa ( peso)
    Octanagem : poder antidetonante
    Valor ref. 100 => C8H18 Isoctano
    Gasolina Gasolina + Álcool Gás
    Pura 22% Álcool Hidr.

    Ar/Comb. 15,20 13,30 8,20 9,00
    Octan. 70 80 92 103
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #11
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0

    taxa

    Tentei puxar do excell , mas não deu .
    Agora vai :

    Rel. ar/comb. medido em massa (peso)
    Octanagem : poder antidetonante
    Gasolina Gas. 22% Alcool Gas
    Pura Alcool Hid. Metano
    Taxa Ar/comb. 15,2 13,3 8,2 9,0
    Octanagem 70 80 92 103
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #12
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0

    taxa

    Vou escrever linha por linha , é o jeito :

    Gasolina pura --> ar/comb. 15,2 octan. 70
    Gasol. + 22% alcool --> ar/comb. 13,3 octan. 80
    Alcool hidr. --> ar/comb. 8,2 octan. 92
    Gas metano --> ar/comb. 9,0 octan. 103
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade