x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário Avatar de Kio
    Entrada
    18/08/2010
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0

    Ligação da Boia do Tamque de Combustível




    Saudações prezados!
    Novamente estou precisando da orientação de vocês.
    Meu jipe e´stá todo original, mas a parte elétrica não estava lá essas coisas.
    Mandei fazer uma revisão e deixei ele legal. Mas ele não tinha boia do combustível. Agora que instalei uma que vi que não faço idéia de como é a ligaçaõ. Alguem pode dar uma luz? Na boia tem um plugue, e no painel tem dois, (+ e -). Obrigado pessoal!

  • #2
    Usuário Avatar de ZEQUINHA8100
    Entrada
    18/08/2010
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    41
    Posts
    308
    Agradecimento: 1
    Bom dia meu amigo, vamos ao trabalho,primeiramente sua boia é compativel com o marcador,segundo,qual é o seu marcador horasa ou VDO,se for horasa sua boia tem que ter os seguintes valores tanque cheio 7,4 ohms e vazio 69,3 ohms se for VDO ai geralmente as boias vendidas para o jeep willys na maioria das lojas ja vem com a mesma frequencia do VDO por ser o instrumento mais usado ja que não existe mais o horasa para vender, a ligação e bem facil eu mesmo fiz toda ligação do meu jeep um cj5 1961 todo original ,vou te explicar com o maior numero possivel de detalhes, depois de confirmado a compatibilidade da boia com o instrumento, certifique se a boia esta bem aterrada no tanque, do sinal de negativo do marcador ligue um fio não precisa ser grosso e conecte este a boia,do sinal de positivo do marcador sai um fio que é ligado na chave de partida do jeep preste atenção para ligar o fio na chave de partida, ligue o fio somente na saida da chave que da contato com a chave no primeiro estagio para o marcador so marcar na hora que vc ligar a chave,essa ligação é para o marcador VDO agora pelo amor de Deus não ligue nem um fio com carga positiva na boia porque se não vc faz churrasco do jeep se o marcador for horasa do sinal negativo do marcador sai o fio que vai ate a boia,agora do positivo tem um detalhe o marcador horasa trabalha com 6 volts diferente do VDO que é 12 volts no horasa vc não pode ligar direto na chave de partida porque a voltagem das baterias de hoje são 12 volts se ligar direto torra o instrumento,então como fazer?Ligue um fio na saida da chave de partida que da contato com a chave no primeiro estagio, ligue esse fio a um regulador de tensão o que seria esse regulador ou o que ele faz?(ele vai regular a tensão de 12volts que vai vir do fio da chave para 6 volts)ligado o fio que vem da chave de partida no regulador, ligue um fio da saida do regulador de tensão ao sinal de positivo do marcador,tome cuidado com o regulador de tensão, na maioria deles eles tem que estar aterrados tambem, não e complicado mais tem alguns detalhes espero ter te ajudado um pouco se tiver duvidas posta de novo, tenho alguns diagramas dessa ligações vou tentar achar aqui na minha bagunça se ahar eu lhe mando tb abraços!!!!!!!!!!!!

  • #3
    Usuário Avatar de ZEQUINHA8100
    Entrada
    18/08/2010
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    41
    Posts
    308
    Agradecimento: 1
    Ta ai o diagrama de ligação do marcador de combustivel
    Arquivos Anexos

  • #4
    Usuário Avatar de Kio
    Entrada
    18/08/2010
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0
    Antes de tudo obrigado pela ajuda Zequinha...

    A ligação é bem simples, como eu imaginava, mas sei bem que com eletricidade não se brinca... por isso o post...

    Bem, o meu problema é identificar o painel.

    Meu jeep é 74, todo original. os painéis horasa de 6V não são os dos jeeps mais antigos??? o meu já não é o de 12V??? A princípio achei que sim mas....

    Pesquisei umas fotos na net e achei o seguinte...

    Painel horasa: Escrito HORASA na parte de cima.



    Painel VDO:Escrito VDO embaixo.



    Esse é o meu: Somente com um "H" embaixo.



    Então não sei 100% se o meu é realmente o Horasa de 6V. Alguem conhece esse meu painel??? sabe dizer se é 6 ou 12 volts?????
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -painel-horasa2.jpg   -painel-horasa3.jpg   -vdo1.jpg   -p07-12-10_21.31-01-.jpg   -p07-12-10_21.31-02-.jpg  

  • #5
    Usuário Avatar de ZEQUINHA8100
    Entrada
    18/08/2010
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    41
    Posts
    308
    Agradecimento: 1
    Amigo Kio o seu é horasa o H é de horasa, até aonde eu sei todos horasa são 6volts mesmo saindo os jeeps com bateria 12 volts o marcador continuo de 6volts por isso se usa o regulador de tensão, agora se vc continua na duvida leve em alguma loja que mexa com velocimetros ou tacografo eles podem te ajudar pois se tratando de jeep meu amigo, parece que a turma antigamente fazia as coisas cada hora de um jeito vai saber se não fizeram algum ano o horasa com 12 volts eu nunca vi!!!!!!!!! abraços

  • #6
    Usuário
    Entrada
    19/11/2010
    Local
    SALVADOR/BA
    Idade
    42
    Posts
    51
    Agradecimentos: 0
    Caríssimos, nos velocímetros da marca HORASA, o indicador de combustível, internamente, possue uma resistência/par bimetálico que "quebrar" a tensão de 12V (da bateria) para 6V, sendo interligado por aquela lâmina em arco ao indicador de temperatura. Porém, fiz algumas medições no meu e pude verificar que em cada indicador passa uma intensidade de corrente de 210mA (indicação máxima). Sendo, para mim, um valor muito alto, já que a boía possue sua resistência exposta dentro do tanque de combustível.

    Identificação dos terminais, da esquerda para direita: entrada de +12V da chave de ignição; saída +6V; saída para boía; +6v (interligação com a saída do regulador) e saída para a termoresistência.

    Minha dúvida é saber se os da marca VDO possuem valores idênticos. Quem possuir poderia realizar a medição da resistência? Bastando o uso de multímetro/multi-teste.
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário
    Entrada
    19/11/2010
    Local
    SALVADOR/BA
    Idade
    42
    Posts
    51
    Agradecimentos: 0
    Saudações, comi mosca!!! Realmente a alimentação dos velocímetros HORASA é com tensão de 6V, o regulador que citei é simplesmente um relé térmico, que abre seu contato para evitar a queima dos instrumentos. Assim o uso de regulador de tensão, de verdade, é necessário. Mas, a intensidade de corrente é 210mA.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    25/04/2022
    Local
    LIMEIRA/SP
    Idade
    38
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    BOm dia Zequinha.....Bom dia a todos, sou novo por aqui. Saudações!!!
    Achei muito interessante este seu post, assim como o nosso amigo Kio, também é a minha dúvida, pois estou reformando meu cj5 e estou adaptando o tanque traseiro, pois o meu era embaixo do banco. Porém tenho mais um dúvida sobre o assunto. No tanque (na boia) contem dois conectores no qual deles vou ligar o negativo que vem do marcador?? e o outro ligo onde?
    Grato.
    Abarços.

  • #9
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Boa tarde Sacilotto;

    Esse tanque que vc vai instalar é de plástico? Se for é por essa razão. O tanque de metal que fica em baixo do banco do motorista fecha o circuito da boia com a carcaça do tanque que está fixada na carroceria (-). O tanque de plástico precisa que se conecte um fio da boia para a carroceria/chassi para fechar o circuito.
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade