x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 39

Hybrid View

  • #1

    Radiador de cobre ou alumínio?




    Preciso substituir meu radiador e gostaria de saber qual é melhor, o de cobre ou o de alumínio? Mandei fabricar um sob medida mas estou na dúvida sobre qual material usar.

    O que devo considerar:
    - calor específico do cobre 0,094 cal/g °C , alumínio 0,22 cal/g °C;
    - capacidade térmica;
    - dissipação de calor;
    - condutividade térmica..............

  • #2
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    45
    Posts
    14,658
    Agradecimentos: 50
    Aqui nesse topico alguns foristas defendem o aluminio: Radiadores de latão

    Lendo o Fórum picapesgm encontrei gente favoravel ao cobre: Radiador: Alumínio ou Cobre?

    Na minha viatura preferi o de cobre.

    []'s

  • #3
    Usuário
    Entrada
    05/05/2009
    Idade
    49
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    Radiador?

    Caro colega, qual motor você está usando?

    Sou partidário do uso do radiador de acordo com o motor que se usa.

    Por exemplo, aqui se usa muito motor AP em jeep, antigamente se usava o radiador original, com grande volume de agua. O motor AP precisa trabalhar em uma temperatura de 90 graus para ser eficiente, com o grande radiador ele demorava muito a esquentar.
    Outro detalhe é que muita água demora a esquentar, o que nao é bom para o motor, e quando ele esquenta, demora muito a esfriar também.
    Se olhar para os carros modernos, os radiadores sao pequenos, em alumínio e com pouco volume de água justamente com esse intuito.

    Meu motor hoje é diesel VW 1.9 Tdi e uso o radiador do santana do modelo sem ar condicionado. Esses dias andei trocando a água dele com o aditivo para ver quanto de agua o sistema pegava. Soltei as mangueiras, claro que ainda fica agua no bloco, mas ele pegou os 2L de aditivo e mais 1,5 L de água apenas, isso incluindo e reservatório de expanção.
    Sugiro se usar esse tipos de radiador com sistema fechado e reservatório fora, usar um com boia de nível. Nesse meu caso um mangote rasgue e a água vase, antes do motor superaquecer ele avisa que a água baixou, mesmo por que sem agua o ponteiro de temperatura não marcará adequadamente.

    Abraços

    João Luis

  • #4
    Pergunta!!!!

    A válvula termostatica não tem como função manter o motor em sua temperatura de trabalho ideal?
    Ou seja, quando a temperatura da água no bloco ultrapassar a ideal ela abre e resfria o suficiente para a válvula fechar novamente...

    Está certo ou estou moscando?

    []'s refrigerados

  • #5
    Meu motor é um Falcon 3.6 da F1000. Entrei em contato com um fabricante de radiadores e ele me disse que o radiador de alumínio troca calor mais rápido, isto é, ele é mais eficiente do que o de cobre, porém é mais difícil de reformar.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    05/05/2009
    Idade
    49
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Realmente a termostática faz essa função de bloquear a circulação para que o aquecimento seja mais rápido.
    Mas quando aquece que a agua circula, mas ela não abre a 90 graus que é a temperatura de trabalho do motor AP abre antes e já deixa a agua circular, e esfriando conseguentemente o motor. Nesse caso o motor vai ser mais demorar mais aquecer até a temperatura ideal. Caso ele aqueça mais do que deveria, para resfriar vais ser mais dificil também.

    Concordo também com o colega que a troca de calor do de alúminio seja mais eficiente.

    João Luis

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade