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Tópico: Ajuda urgente!!!

  • #1

    Ajuda urgente!!!




    Oi pessoal!!

    Hoje aconteceu uma coisa que não consegui entender, e que me deixou muito assustado... espero que alguém me ajude a entender o ocorrido...

    Fui dar partida no meu motor OHC, o motor virou algumas vezes e aparentemente travou!

    Quando viro a chave no contato só escuto um "tec" (acredito que do automático)... NÃO CONSEGUI NEM VIRAR O MOTOR COM A MÃO, NA POLIA DO VIRA!!

    Desde já muitíssimo grato!

    []s torcendo pra que alguém me chame de idiota e me mostre que é só uma besteirinha....

  • #2
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    Citação Postado originalmente por NovatoF75 Ver Post
    Oi pessoal!!

    Hoje aconteceu uma coisa que não consegui entender, e que me deixou muito assustado... espero que alguém me ajude a entender o ocorrido...

    Fui dar partida no meu motor OHC, o motor virou algumas vezes e aparentemente travou!

    Quando viro a chave no contato só escuto um "tec" (acredito que do automático)... NÃO CONSEGUI NEM VIRAR O MOTOR COM A MÃO, NA POLIA DO VIRA!!

    Desde já muitíssimo grato!

    []s torcendo pra que alguém me chame de idiota e me mostre que é só uma besteirinha....
    E, pelo que vc falou, pode ser só uma besterinha mesmo.
    Há alguns (pra não falar muitos) anos tive um problema idêntico em um fusca.
    Fui dar partida e nada. TEC.... bateria nova...não fazia sentido.....
    deixei o carro descer pra fazer pegar no tranco, quando soltei a embreagem travou a roda.
    O automático do arranque simplesmente estava travado.

    Se o carro tiver em um local plano, dê uma empurrada nele, de forma que ele vá pra frente e pra trás (balançando apenas), com ele engrenado e chave desligada.

    Não tente dar partida Após esse procedimento, tente virar a polia do motor com a mão, com a caixa em ponto morto.

    Se não destravar, repita o procedimento. Não destravando, vai ter que desmontar o arranque.
    Dos males o menor, porque isso não é coisa cara.

    Caso não seja o automático travado, desmonte a parte da frente, a tampa da correia dentada e verifique se está íntegra, ou se arrebentou.

    Tudo que falei é partindo do princípio que seu motor tem óleo e não trabalhou em condições inadequadas (temperatura alta, por exemplo).

    Boa sorte
    4X4 Brasil

  • #3
    Usuário Avatar de Flaibam
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    Citação Postado originalmente por NovatoF75 Ver Post
    Oi pessoal!!

    Hoje aconteceu uma coisa que não consegui entender, e que me deixou muito assustado... espero que alguém me ajude a entender o ocorrido...

    Fui dar partida no meu motor OHC, o motor virou algumas vezes e aparentemente travou!

    Quando viro a chave no contato só escuto um "tec" (acredito que do automático)... NÃO CONSEGUI NEM VIRAR O MOTOR COM A MÃO, NA POLIA DO VIRA!!

    Desde já muitíssimo grato!

    []s torcendo pra que alguém me chame de idiota e me mostre que é só uma besteirinha....
    Meu caro, seu motor de partida travou. Isso acontece, não é nada grave. Se você procurar no fórum vai encontrar um monte de sugestão para trocar o motor de arranque por um do Corsa 2003, com algumas adaptações.
    Confesso que cheguei a pensar na possibilidade de trocar, até encontrar um eletricista que é apaixonado por Maverick (o motor OHC é o mesmo).
    Em poucas horas ele fez a manutenção no motor de partida, incluindo a troca do bendix e faz quase um ano que dou partida e pega na primeira tentativa.
    Se for tentar você mesmo a fazer a manutenção, talvez seja mais prático trocar pelo motor de partida do Corsa, mas se conhecer um bom eletricista, o motor original foi feito para ele....tem que funcionar. Basta fazer tudo certinho.
    TR4 2009 Flex - Bebe tanto quanto o dono!

  • #4
    Valeu pessoal!! Amanha farei o Fernando sugeriu...

    mas ficou uma dúvida: se o automático trava, não faria o arranque girar junto com o motor depois que a chave volta pra posição de "ligado"? Pq o motor parece travado?

  • #5
    Usuário Avatar de Gustavo de Olliveira
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    Citação Postado originalmente por NovatoF75 Ver Post
    Valeu pessoal!! Amanha farei o Fernando sugeriu...

    mas ficou uma dúvida: se o automático trava, não faria o arranque girar junto com o motor depois que a chave volta pra posição de "ligado"? Pq o motor parece travado?
    Não ! Não! o pinhão do arranque não esta na posição que deveria .
    Ele "engastalhou" não roda e não deixa rodar.
    No meu OHC adaptei o do corsa ( acho que não tem ano especifico )
    Dá de 10 a zero no original.
    abc

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Gustavo de Olliveira Ver Post
    Não ! Não! o pinhão do arranque não esta na posição que deveria .
    Ele "engastalhou" não roda e não deixa rodar.
    No meu OHC adaptei o do corsa ( acho que não tem ano especifico )
    Dá de 10 a zero no original.
    abc
    Exatamente o que o Gustavo falou.
    Por alguma razão a engrenagem do arranque "ENCAVALOU" no volante, impedindo o giro. Talvez até por desgaste da própria engrenagem ou dos dentes do volante.

  • #7
    Entendi...

    Acho que vou ter que tirar o arranque... dei os tranquinhos pra frente e pra tras com ela engatada mas mesmo assim não consegui girar o vira... continua travado...

    Mais uma vez obrigado a todos!!

  • #8
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    Pode ser calço hidráulico hein
    Experimenta tirar as velas e girar o motor

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Mauricio Rotta Ver Post
    Pode ser calço hidráulico hein
    Experimenta tirar as velas e girar o motor
    Pelo relato a impressão que passa é que o Novato foi ligar o carro em condições normais. Tanto que quando dei minha 1a opinião ainda frisei que seria em condições normais.
    Pra ser calço hidráulico evidentemente que teria que estar rodando em água, o que não foi colocado por ele.
    Abç

  • #10
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Olá!
    O meu tá assim hoje... tentei ligar pra levar pra trocar o óleo e TEC... TEC... nada... só que no meu o problema é mais em cima... é apenas a bateria, pois passou a noite com a chave na posição ligada, ou meia chave, aí já viu comeu a bateria à noite...

    Amanhã verei se foi pro saco ou ainda tem jeito...
    Mas o fato de você não conseguir girar o vira com a mão... depende da mão que está usando e se o jeep não está engatado é obvio!!!

    Abraços!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #11
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    Citação Postado originalmente por NovatoF75 Ver Post
    Entendi...

    Acho que vou ter que tirar o arranque... dei os tranquinhos pra frente e pra tras com ela engatada mas mesmo assim não consegui girar o vira... continua travado...

    Mais uma vez obrigado a todos!!
    Novato, vc tirou a capa de proteção da correia dentada? Confere lá, vê se ela não arrebentou, antes de tirar o arranque.
    Boa sorte

  • #12
    Citação Postado originalmente por Mauricio Rotta Ver Post
    Pode ser calço hidráulico hein
    Experimenta tirar as velas e girar o motor
    Puts Mauricio... infelizmente vi que vc pode ter razão (dei uma pesquisada.. eu nem sabia o que era isso!)

    vi que calço hidráulico pode acontecer na partida... por excesso de combustivel...

    como tirar as velas é mais fácil, farei isso primeiro...
    se girar sem as velas, posso colocar as velas e tentar ligá-lo?

    se continuar, vejo melhor a correia... só dei uma sondada nela com o dedo ... (se a correia rompe, o motor trava tmb?)

    Mais uma vez obrigado a todos!

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