x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 42
  • #1

    CJ5, motor original BF-161, pouca força na subida, velas molhadas...Qual o problema?




    Tenho um Jeep Willys, 1958, motor original BF-161, 6 cilindros. O motor está apresentando os seguintes sintomas:
    a. parando subitamente nas subidas mais fortes, com sinais de pouca força. O Carro morre e fica difícil de ligar novamente, dando a sensação de que o carro está afogado;
    b. trepidação irregular durante a marcha lenta;
    c. quando as velas novas são colocadas a trepidação do motor se regulariza, aumentando a eficácia do motor, mas dentro de um mês aproximadamente as velas logo ficam encharcadas, dando a sensação de que o motor está trabalhando com apenas 05 cilindros;
    d. os gases do escapamento não apresenta sinais de fumaça branca ou preta em excesso, entretanto, o escapamento expeli gotículas (muito pouco), aparentemente de óleo c/ água. Os gases em contato com uma parede branca, marca a mesma com vários pontos pretos;
    e. O motor fica dando pequenos engasgos, sem portanto ratear completamente, deixando a trepidação do carro um pouco irregular e com falta de força nas subidas.

    *** Dúvidas?
    1) Anel de segmento quebrado?
    2) Motor fora do ponto?
    3) Problema no sistema de alimentação do motor? Exemplo: carburador sujo?

    Os companheiros do fórum podem me ajudar com uma possível solução do problema, de modo que seja a mais econômica e viável possível?

    Muito obrigado, Amigos!

  • #2
    Usuário Avatar de Campi
    Entrada
    24/07/2008
    Local
    Santa Cruz das Palmeiras/SP
    Idade
    33
    Posts
    126
    Agradecimentos: 0
    Olha marcelo na minha opinião vc deveria fazer uma bela limpeza e regulagem do carburador e depois acertar o ponto, verifique se não há problemas no platinado, martelete, tampa do destribuidor e cabos.
    Se mesmo assim persistirem os sintomas esperimente dar a partida e verifique se ao acelerar aparecem vestígios de fumaça ou preção no orifício da vareta do oleo. Se tudo for em vão está na hora de abrir o motor e retificá-lo, ou botar um novo.
    Qualquer dúvida estamos por aqui.

  • #3
    ALL !!

    Marcelo, começa da parte mais fácil como comentou o Campi, verifique inicialmente as regulagens.

    Da parte distribuidor, verifique ainda o estado da tampa e seu "carvão", o cachimbo, cabos.

    Para verificar algo sobre anéis, terá que pedir par uma meca verificar a compressão de cada um dos cilindros. Pode não ser anel quebrado, mas pode ser desgaste de cilindro e aí sobe óleo do mesmo jeito.

    Sobre o Carburador pode ser excesso, verifique regulagem de bóia e o nº do gicleur de alta. O original é nº 25 com difusor 27, mas normalmente usa-se o nº26 pra ficar melhor.
    WILLYS CJ5 1959 - O Legendário Cremogema ! ! !
    GM151 S / BVM5 - Clarck CL2205D
    ** Jeep Willys: A lenda continua viva !!!

  • #4
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Marcelo Wetler Ver Post
    Tenho um Jeep Willys, 1958, motor original BF-161, 6 cilindros. O motor está apresentando os seguintes sintomas:
    a. parando subitamente nas subidas mais fortes, com sinais de pouca força. O Carro morre e fica difícil de ligar novamente, dando a sensação de que o carro está afogado;
    b. trepidação irregular durante a marcha lenta;
    c. quando as velas novas são colocadas a trepidação do motor se regulariza, aumentando a eficácia do motor, mas dentro de um mês aproximadamente as velas logo ficam encharcadas, dando a sensação de que o motor está trabalhando com apenas 05 cilindros;
    d. os gases do escapamento não apresenta sinais de fumaça branca ou preta em excesso, entretanto, o escapamento expeli gotículas (muito pouco), aparentemente de óleo c/ água. Os gases em contato com uma parede branca, marca a mesma com vários pontos pretos;
    e. O motor fica dando pequenos engasgos, sem portanto ratear completamente, deixando a trepidação do carro um pouco irregular e com falta de força nas subidas.

    *** Dúvidas?
    1) Anel de segmento quebrado?
    2) Motor fora do ponto?
    3) Problema no sistema de alimentação do motor? Exemplo: carburador sujo?

    Os companheiros do fórum podem me ajudar com uma possível solução do problema, de modo que seja a mais econômica e viável possível?

    Muito obrigado, Amigos!
    Bom dia prezado ! é normal quando o motor está frio sair e até mesmo pingar agua da descarga, e as vezes ela leva junto a fuligem, para cada litro de gasolina queimada é gerado um litro de agua também , como o pessoal falou dê uma limpeza/regulada no carburador/ignição que deve melhorar, você pode também utilizar velas mais quentes que a original ( W8 ) eu utilizo a W9B+ do fusca . . . um abraço e boa sorte !

  • #5
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1
    Caro Colega


    As gotas que saem do escape, se for de manhã é até normal , mas se é direto , pode ser a junta do cabeçote ou até mesmo o cabeçote solto, necessitando reapertar

    Velas enxarcando de óleo provavelmente trata-se dos desgate excessivo dos pistões , no meu motor acontecia isso e não fumaciava tanto .

  • #6
    Usuário
    Entrada
    09/05/2004
    Local
    Miguel Pereira/RJ
    Idade
    57
    Posts
    93
    Agradecimentos: 0
    O caminho me parecer estar ligado ao distribuidor/platinado. No meu, como o distribuidor está com folga no eixo, o platinado é obrigado a trabalhar mais fechado. A folga provoca uma queima desigual nos cilindros, as velas acabam molhando por não haver queima e o motor trabalha sem 1 cilindro provocando a perda de potencia nas subias e etc...

  • #7
    Citação Postado originalmente por Marcelo Wetler Ver Post
    Tenho um Jeep Willys, 1958, motor original BF-161, 6 cilindros. O motor está apresentando os seguintes sintomas:
    a. parando subitamente nas subidas mais fortes, com sinais de pouca força. O Carro morre e fica difícil de ligar novamente, dando a sensação de que o carro está afogado;
    b. trepidação irregular durante a marcha lenta;
    c. quando as velas novas são colocadas a trepidação do motor se regulariza, aumentando a eficácia do motor, mas dentro de um mês aproximadamente as velas logo ficam encharcadas, dando a sensação de que o motor está trabalhando com apenas 05 cilindros;
    d. os gases do escapamento não apresenta sinais de fumaça branca ou preta em excesso, entretanto, o escapamento expeli gotículas (muito pouco), aparentemente de óleo c/ água. Os gases em contato com uma parede branca, marca a mesma com vários pontos pretos;
    e. O motor fica dando pequenos engasgos, sem portanto ratear completamente, deixando a trepidação do carro um pouco irregular e com falta de força nas subidas.

    *** Dúvidas?
    1) Anel de segmento quebrado?
    2) Motor fora do ponto?
    3) Problema no sistema de alimentação do motor? Exemplo: carburador sujo?

    Os companheiros do fórum podem me ajudar com uma possível solução do problema, de modo que seja a mais econômica e viável possível?

    Muito obrigado, Amigos!
    Seu motor deve estar afogando em inclinações, por causa da bóia muito alta. Se for excesso de combustível, baixe ela alguns mm, agora se for falta, deixe ela um pouco mais alta. Tive esse problema em trilhas, daí só entortando a bóia algums vezes e testando para achar o nível certo.

    A questão das velas, se a mistura estiver muito rica, vai acabar ensopando mesmo...

    Quando começa a queimar óleo, vc vai ver fumaça azulada em altas rotações e retomadas.
    Fumaça preta é excesso de gasolina.


  • #8
    Usuário Avatar de HÉLIO SILVA
    Entrada
    16/09/2010
    Idade
    58
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    Problema similar no meu cj5 1970 helio silva.

    Citação Postado originalmente por Marcelo Wetler Ver Post
    Tenho um Jeep Willys, 1958, motor original BF-161, 6 cilindros. O motor está apresentando os seguintes sintomas:
    a. parando subitamente nas subidas mais fortes, com sinais de pouca força. O Carro morre e fica difícil de ligar novamente, dando a sensação de que o carro está afogado;
    b. trepidação irregular durante a marcha lenta;
    c. quando as velas novas são colocadas a trepidação do motor se regulariza, aumentando a eficácia do motor, mas dentro de um mês aproximadamente as velas logo ficam encharcadas, dando a sensação de que o motor está trabalhando com apenas 05 cilindros;
    d. os gases do escapamento não apresenta sinais de fumaça branca ou preta em excesso, entretanto, o escapamento expeli gotículas (muito pouco), aparentemente de óleo c/ água. Os gases em contato com uma parede branca, marca a mesma com vários pontos pretos;
    e. O motor fica dando pequenos engasgos, sem portanto ratear completamente, deixando a trepidação do carro um pouco irregular e com falta de força nas subidas.

    *** Dúvidas?
    1) Anel de segmento quebrado?
    2) Motor fora do ponto?
    3) Problema no sistema de alimentação do motor? Exemplo: carburador sujo?

    Os companheiros do fórum podem me ajudar com uma possível solução do problema, de modo que seja a mais econômica e viável possível?

    Muito obrigado, Amigos!

    Caro Marcelo, estou com um problema similar no meu Jeep Willys 6 cilindros com ignição eletrônica.Viajei de Minas para Guarapari ,440KM, nas baixadas e retas era uma maravilha, nas subidas sofrível.Cheguei com 2 velas molhadas de gasolina.Problema continua mesmo depois de algumas recomendações.Último histórico: Troca dos anéis de seguimento e aquela geral de praxe quando abre o motor, inclusive algumas válvulas do motor , carburador,bomba de gasolina,etc.Motor funciona bem na marcha lenta e quando acelera no máximo ele engasga.Escapamento dá sinais de gasolina mal queimada.
    Seguindo orientações já TROQUEI:
    1- Tampa do distribuidor;
    2- Cabos de velas;
    3- Velas;
    4- Gingle ?
    5- Já ajustei a bóia para maior oferta de combustível, etc;
    6- Suspeitei da bobina, mas dizem não ter nada haver.
    7- Todas as verificações feitas com a lâmpada de verificação de ponto, indicava ponto normal.

    Próximas investidas sugeridas pelos colegas:
    1- Verificar regulagem das válvulas.(achei que faz sentido);
    2- Verificar avanço;
    3- Verificar novamente o Carburador e distribuidor;
    4- Vi também sugestão de substituir junta do cabeçote , não sei se faz sentido ???

    OK AMIGO, ESTAMOS JUNTOS. COMPANHEIROS DE LUTA FAVOR NOS ORIENTAR NESTE DESAFIO. 1º ACESSO NO FORUM , DESCULPEM-ME SE A MANEIRA CORRETA DE INTERAGIR NÃO FOR ESTA.
    HÉLIO SILVA

  • #9
    Amigo, se está molhando só duas velas, vá numa mecânica e peça para medirem a compressão dos cilindros.
    Se existir diferença, verifique se as válvulas não ficaram enforcadas, e caso isso tenha ocorrido, se prepare para abrir novamente esse motor para fazer um reassentamento das mesmas, pois as cabeças já devem ter queimado.
    Agora, se o problema de força só ocorre em subidas muito íngremes parte para o carburador tentando baixar a bóia e talvez diminuir o giglê.
    A questão da bobina, ñ deve ser descartada, pois se a mesma estiver com problema, pode ocorrer que ao forçar o motor ela não consiga gerar uma faísca forte para queimar o combustível, mas primeiro eu descartaria a questão da compressão, pois ali está o coração do jeep.

  • #10
    Usuário Avatar de HÉLIO SILVA
    Entrada
    16/09/2010
    Idade
    58
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    Problema similar , pouca força na subida

    Caro Rafaminc , muito obrigado pela cooperação.
    A questão das velas foi logo após a viagem de 440km, resolvi colocar todas 6 novas, e depois vou voltar a verificar, não lembro o histórico das antigas. Lembro que o Jeep após muito tempo parado após a geralzinha que comentei, estava com a bóia/agulha muito alta e vazava gasolina pelo carburador por extrabordamento.Mecânico fez manutenção e deixou a bóia bastante baixa.De fato o motor quase morre em subidas íngremes.A primeira recomendação do mecânico após a viagem foi de aumentar a oferta de combustível, subir a bóia e aumentar o giglê.Acha que com isto piorou a situação ? Como esta é a atitude mais em conta vou dar sequência por ela.
    Muito grato!

    Citação Postado originalmente por Rafaminc Ver Post
    Amigo, se está molhando só duas velas, vá numa mecânica e peça para medirem a compressão dos cilindros.
    Se existir diferença, verifique se as válvulas não ficaram enforcadas, e caso isso tenha ocorrido, se prepare para abrir novamente esse motor para fazer um reassentamento das mesmas, pois as cabeças já devem ter queimado.
    Agora, se o problema de força só ocorre em subidas muito íngremes parte para o carburador tentando baixar a bóia e talvez diminuir o giglê.
    A questão da bobina, ñ deve ser descartada, pois se a mesma estiver com problema, pode ocorrer que ao forçar o motor ela não consiga gerar uma faísca forte para queimar o combustível, mas primeiro eu descartaria a questão da compressão, pois ali está o coração do jeep.

  • #11
    Pois é Helio, achei que o seu problema era que o motor estava afogando, mas pelo jeito é o contrário.
    Agora, se com a bóia baixa ele molha vela, seu giglê deve estar muito grande ou o sistema de ignição está gerando uma faísca muito fraca.
    Derrepente deve ter exesso de gasolina na lenta e falta na alta por secar a cuba muito rápido.
    Tenta erguer um pouco a boia e compra alguns giglês próximos do original (para + e para -), depois vai diminuindo e aumentando até sentir que o motor ficou do seu agrado.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    19/09/2010
    Local
    NOVA FÁTIMA/PR
    Idade
    70
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up

    Amigo,
    Já passei por isso com um motor willis 6cc. O problema estava na junta do cabeçote que estava queimada entre 2 cilindros. Além de falhar, de vez em quando, ao acelerar, o motor tosse e dá retorno de ar no carburador. O sintoma é parecido com o da tampa da distribuição trincada ou cabo de velas trocados.
    Abraços.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade