x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário
    Entrada
    11/04/2010
    Local
    sao paulo/SP
    Posts
    212
    Agradecimento: 1

    dobradiças na fibra




    Oi pessoal, tenho uma carroçeria da agromotor e está trincando a fibra onde é fixada a dobradiça que prende o no caixote capo .
    Alguem passou por isso? Estou pensando fazer uma chapa unindo as duas e rebitar na fibra para dar mais area de torção.
    Esteban

  • #2
    Amigo, compre resina pré acelerada (+- R$12,00/kilo), manta (+- R$14,00/kilo), catalizador (R$ 2,00 tubinho), 1 litro de acetona para limpar as mãos (R$6,00), um pincel velho e uma luva velha e meta a mão na massa.
    Não é difícil, em poucas horas vc já tem condições de sair fazendo remendos e peças, é só pegar o jeito do tempo X quantidade de catalizador conforme a temperatura ambiente para não deixar a resina endurecer muito rápido.
    No google tem muitas apostilas:
    http://www.google.com.br/search?hl=p...l=&oq=&gs_rfai=

    Qualquer coisa dá um toque...

  • #3
    Usuário Avatar de Dic3
    Entrada
    08/06/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    47
    Posts
    1,719
    Agradecimento: 1
    Voce ta usando capo de fibra ou de lata?
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

  • #4
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Olá Esteban, no meu caso que é um CJ3A já trincou sim, inclusive fiz há uns quinze dias o serviço... o pessoal da oficina me aconselhou que colocasse duas dobradiças iguais ao CJ5, inclusive usasse a da tampa traseira da saveiro. mas como a minha dobradiça é de aço inox e seria um desperdício jogá-la fora, mandei refibrar para fechar a trinca e fiz um esquema de parafusar a dobradiça por dentro, pois primeiramente ela era somente fribrada e com a vibração e torção ela afrouxou e depois trincou, pedi para parafusar, trincou novamente, agora mandei refibrar (da primeira vez não havia fibrado muito bem, serviço porco), agora me parece que ficou bem fixa e bem feito a fibra, só me resta dar um acabamento na pintura...hehehehe!!!

    A pergunta? Qual o seu modelo e qual a sua dobradiça?

    Abraços!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #5
    Usuário
    Entrada
    11/04/2010
    Local
    sao paulo/SP
    Posts
    212
    Agradecimento: 1

    Dobradiça

    Oi pessoal, a carroceria é agromotor, capo fibra, pensei refibrar , mas acho que repetirá o problema . Pensei em umas placas de metal com area maior para distribuir o esforço, as dobradiças estão fixadas com parafusos alen. A torção acontece quando levanto o capo no maximo, as dobradiças estão colocadas sobre uma placa de metal que so tem o tamanho da base da mesma me parece ser este o probavel causaro da quebra. Todas as dicas passadas sõ de muita valia e estou considerando todas . Obrigado

  • #6
    Usuário Avatar de Curupira
    Entrada
    03/11/2008
    Local
    Pira ou se Acaba/SP
    Idade
    50
    Posts
    254
    Agradecimentos: 0
    Ola Esteban,

    No caso nem adianta vc resinar novamente enquanto vc nào alinhar as dobradiças,ou se vc preferir,faça um sistema que sua tamba abra apenas um pouco mais da metade,eu fabriquei um sistema de tampa leve no meu (que tambem tem carroceria de fibra) e até agora foi só alegria,usei 2 amortecedores de tampa da parati e 2 pedaços de cano para prender,super facil de se fazer...

  • #7
    Usuário
    Entrada
    11/04/2010
    Local
    sao paulo/SP
    Posts
    212
    Agradecimento: 1

    dobradiça

    Valeu!!! vou adotar esse sistema, mas est5ou tentando algo que reforçe a fixação .
    abs

  • #8
    Usuário
    Entrada
    28/12/2005
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    49
    Posts
    84
    Agradecimentos: 0
    Esteban,

    Com experiência que já tive trabalhando com fibra de vidro por mais de 6 anos, o que posso te dizer é que a fibra em si no trinca e sim rasga, caso a carga exigida seja maior que a resistência do material.
    o que trinca é o gel Coat utilizado para dar acabamento na peça e a massa utilizada em cantos e contornos evitando o aparecimento de bolhas.

    Quando o gel e a massa são aplicados em excesso acaba gerando com o tempo o que chamamos de "pés de galinha" pois este material quando catalizados se tornam rígidos sem qualquer flexibilidade como se fossem vitrificados.

    Como a fibra trabalha ou seja se deforma mais, as camadas de gel e massa não acompanham estes ciclos de flexão acabando por trincar.

    Coloquei uma carroceria de fibra no meu jeep, da agromotor, também, porém como conheço bem este material fiz diversos reforços em pontos estratégicos inclusive refazendo alguns pontos, já estou a 1 ano rodando com esta carroceria e até o momento não observei trincas, mas com certeza uma hora irão aparecer, para isto basta utilizar uma retífica manual com uma ponta abrasiva passar sobre as trincas laminar e dar acabamento sempre utilizando o mínimo de massa plástica, com isso, nestes pontos as trinca não irão mais ocorrer.

    Qualquer dúvida passe um e-mail para dbales@br.gestamp.com

    Att.

  • #9
    Usuário Avatar de Curupira
    Entrada
    03/11/2008
    Local
    Pira ou se Acaba/SP
    Idade
    50
    Posts
    254
    Agradecimentos: 0
    Olá Daniel bom dia,

    Com a minha tambem é de fibra,vc poderia me dar uns toques de onde vc fez os reforços,pois tem alguns lugares de fixação na minha que achei mutio fraco e em alguns ponsto me parece que está quebrando.

    Obrigado


    Citação Postado originalmente por DANIEL BALES Ver Post
    Esteban,

    Com experiência que já tive trabalhando com fibra de vidro por mais de 6 anos, o que posso te dizer é que a fibra em si no trinca e sim rasga, caso a carga exigida seja maior que a resistência do material.
    o que trinca é o gel Coat utilizado para dar acabamento na peça e a massa utilizada em cantos e contornos evitando o aparecimento de bolhas.

    Quando o gel e a massa são aplicados em excesso acaba gerando com o tempo o que chamamos de "pés de galinha" pois este material quando catalizados se tornam rígidos sem qualquer flexibilidade como se fossem vitrificados.

    Como a fibra trabalha ou seja se deforma mais, as camadas de gel e massa não acompanham estes ciclos de flexão acabando por trincar.

    Coloquei uma carroceria de fibra no meu jeep, da agromotor, também, porém como conheço bem este material fiz diversos reforços em pontos estratégicos inclusive refazendo alguns pontos, já estou a 1 ano rodando com esta carroceria e até o momento não observei trincas, mas com certeza uma hora irão aparecer, para isto basta utilizar uma retífica manual com uma ponta abrasiva passar sobre as trincas laminar e dar acabamento sempre utilizando o mínimo de massa plástica, com isso, nestes pontos as trinca não irão mais ocorrer.

    Qualquer dúvida passe um e-mail para dbales@br.gestamp.com

    Att.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    11/04/2010
    Local
    sao paulo/SP
    Posts
    212
    Agradecimento: 1

    dobradiça

    Colocar reforço de chapa metalica dentro da manta faz sentido ou não gruda e fica um corpo solto dentro .

  • #11
    Usuário
    Entrada
    28/12/2005
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    49
    Posts
    84
    Agradecimentos: 0
    Curupira,

    Infelizmente cada caso é um caso o que depende muito de cada fabricante e como os processo de produção de peças em fibra em sua maioria são manuais, irá depender muito do laminador que produziu, pois o mesmo pode utilizar mais ou menos manta, mais ou menos resina, a forma que foi catalizada e assim por diante, pra saber onde reforçar é preciso ver a peça pessoalmente e aí sim dar um laudo, de qualquer forma a dica é tudo que for canto e er contato com peças metálicas, tais como dobradiças, apoios da carroceria no chassi, fixação de capota e etc. precisam de uma atenção pois podem iniciar um processo de trinco do gel coat formando os pés de galinha tão indesejados, pis como falei anteriomente tanto o gel quanto a massa não acompanham a torção que a fibra faz.

    Existe muito fabricante que carrega na camada de gel e massa nos cantos pois encobre o aparecimento das bolhas, porém é prejudicial na resistência da peça.

    Os pontos que reforcei na carroceria foram justamente os que mencionei acima, não somente adicionam=ndo camadas de fibra mas também inserindo reforços metálicos.

    Como meu jeep possui as portas e a capota de fibra tive que fazer algumas adaptações pois as mesmas não davam montagem, além das gambiarras que fizeram, tive que refazer muita coisa.


    ESTEBAN

    respondendo a sua questão realmente a fibra adere pouco ao metal, porém existe algumas técnicas que deixam esta adesão de certa forma, mais confiável, a primeira é utilizar chapas isentas de qualquer tipo de pintura, tratamento superficial, resíduo de óleo, graxa e etc... o metal tem que estar nú e bem limpo.
    Antes de aplicar a fibra, lixar com uma lixadeira com um disco de lixa 36 a chapa, as ranhuras geradas irão ajudar a resina a aderir na chapa, com isso vc terá uma boa fixação, lembrando que com a vibração a longo do tempo esta união pode se soltar.
    Nos pontos onde exite a passgem de parafusos (fixação de bancos, tanque, portas e etc...) é importate ter um inserto de aço entre as camadas de fibrar, primeiro porque da resistência e segundo evita qeu a rosca do parafuso atrite diretamente com a fibra ocorrendo desgaste e por sua vez alargamento do furo dependendo da posição do furo (proximo de borda) isto pode fragilizar a peça provocando ruptura da fibra.

    Desculpem ser extenso na minha explicação mas é que há muitas variáveis neste material e fica difícil esxplicar em poucas linhas.

    Att.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    11/04/2010
    Local
    sao paulo/SP
    Posts
    212
    Agradecimento: 1

    dobradiça

    Oi Daniel, valeu. minha caroçeria tambem tem portas e cabine de fibra.
    Penso que deve ter quatro anos , por enquanto o lugar que mostra trincas é aquele já falado, para evitar mais danos vou adotar o sistema de limitar a abertura do capo como foi sugerido por alguem do grupo. Parece que o capo tambem está desalinhado , isto pode estar forçando o ponto de fixação. Vou revisar geral, com atenção, pode ter mais pontos Quando começar a mexer vou seguir as dicas do grupo .
    abraço
    esteban

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade