x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 57
  • #1
    Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    38
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0

    Lingueta: uma solução para os SPOAdos...




    Fala pessoal !!!

    Resolvi abrir este tópico porque este assunto será um pouco mais longo e não se encaixava no tópico anterior.

    Quando se faz SPOA, o jipe ganha muita altura, e o sistema de barras de direção do jipe precisa ser mudado. O sistema ideal é que uma barra inteiriça una as duas rodas, e que outra barra (a propulsora) ligue-se a uma dessas rodas (de preferência a mais distante). Para fazer esta ligação, usa-se uma peça que o pessoal apelidou de “lingüeta”.
    A lingüeta nada mais é do que uma barra de aço que é fixa numa das extremidades sobre o pino mestre superior, e na outra extremidade fixa-se o pivô da barra de direção propulsora. É simples fazê-la, mas sua confecção exige alguns cuidados.
    Inicialmente, vc deve adquirir uma barra de aço de ½” de espessura X 2” de largura, cortada no comprimento de até 20cm.
    Vc deve levar a lingüeta a um torneiro para ele fazer um furo cônico em uma das extremidades, de acordo com o pivô que vc tem em seu sistema de direção.
    Na outra extremidade, a uns 30 a 35mm do fim, faça um furo (no centro) com uma broca 5/8”.
    Com o pino mestre na mão, mande o torneiro rebaixar a cabeça do pino mestre em ½”, mas deixando um pino nele (tbm bem no centro) de 5/8” de diâmetro, de forma que ele possa entrar no furo existente na lingüeta.
    Introduza o ‘pino’ do pino mestre no furo da lingüeta, e com uma furadeira de bancada (baixa rotação) faça os quatro(4) furos correspondentes na lingüeta. Esses furos são 3/8”.
    Monte o conjunto no lugar. Se precisar, vc deve dobrar a lingüeta, para que a barra de direção não esbarre no feixe de molas.
    Depois de tudo acertado, monte o conjunto no lugar, aperte os quatro parafusos e dê uma pequena solda para unir a ponta superior do ‘pino’ do pino mestre com a lingüeta. Obs: não precisa soldar a volta, apenas solde ali!

    As desenhos estão abaixo. Caso fique alguma dúvida, crítica ou sujestão, é só postar! Fiz bem resumido, qualquer coisa é só gritar!!! :P

    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -pinos_1.jpg   -lingueta_pino_2.jpg   -final_153.jpg  
    Imagens Anexas -no_jipe_3.jpg 
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

  • #2
    Usuário Avatar de monge
    Entrada
    11/03/2003
    Local
    Campo Belo/MG
    Idade
    47
    Posts
    1,340
    Agradecimentos: 7

    isso é bão...

    Fala Gente...

    Mauro minha "lingueta" está mais ou menos assim, só que sem o rebaixo, e nem o furo no meio.

    Sempre dou uma atenção especial pra ela, pois tanto o Bill falou que eu fiquei meio assim. Não vou trocar por enquanto, pois ela não apresenta fadigas nem sinal de esforço.

    Agora, agora, AGORA, depois de muitas trilhas, quebrar diferencial, caixa, chassi, moringa do eixo piloto é que quebrou um dos 4 parafusos que a predem no pino mestre.

    Mas quebrou pq eu fui brincar de derrubar cupim e depois que derrubei o segundo percebi uma certa indirigibilidade do jeep.

    Parei, e fui olhar minha barra orizontal, (a debaixo) estava parecendo um arco. Ao subir no cupim a barra simplesmente acompanhou a forma do cupim e entortou causando assim a quebra do parafuso.

    E pra mim ir embora depois com jeep pra casa? Parecia piada... ah o detalhe é que já era mais de 23:00hs e ainda tinha que desatolar uma band que afundou num brejo até encobrir o guincho da mesma.

    Vai sofrê tião da lúcia!!!!!!

    Mas estava bom, e no final cheguamos todos em casa.

    Já troquei o parafuso e agora só estou parado por causa da bendita moringa.

    []'s

    Eugênio
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

  • #3
    Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    38
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0

    Re: isso é bão...

    Fala Monge!!!

    Citação Postado originalmente por monge
    Mauro minha "lingueta" está mais ou menos assim, só que sem o rebaixo, e nem o furo no meio.
    Cara, esté o o ponto PRINCIPAL desta modificação! Ele é feito justamente para não forçar demais os parafusos que prendem o pino, pois sem eles, adeus !
    A lingueta em si não vai quebrar, mas os parafusos alí, imperceptíveis, poderão. Por isso, quem for fazer, recomendo o rebaixo!
    Fazer esse rebaixo tem ainda outras vantagens, como por exemplo, vc poderá utilizar os mesmos parafusos (não recisará comprar outros mais compridos) e ainda o flexível de freio não ficará forçado, pois ele entra no cilindro logo acima do pino. O lingueta que tinha feito no meu cj5 foi que nem a do Monge, e, por causa do flexível, tive quer gastar ela lateralmente. Monge, pelas suas fotos, a gente nota que vc não teve este último problema pois seu prato do freio não está na pasição original, está, vamos dizer assim, "girado" em um parafuso para trás!

    []'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

  • #4
    Maurão...
    Que show que ficou o tópico! hehehehe!
    Posso até bloquea-lo, afinal depois de tantas explicações / ilustrações vai ser dificil sobrar dúvidas...
    Parabéns pelo trabalho 3D e pelas explicações.. até eu entendi! quem dirá o resto da turma...

    []'s

  • #5
    Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    38
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0
    Fala Walter !!!

    Cara, os desenhos do AutoCad eu tive que pedir para meu irmão fazer...eu ainda não sei fazer esse tipo de coisa....

    Bom Walter, como vc passou seu jipe para SPOA, como vc adaptou o sistema de direção???

    []'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

  • #6
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    "Lingüeta"....

    Salve Galera da Adaptação!!!!

    No meu Jeep, e em muitos outros SPOAdos que rodam por aqui, fizemos o seguinte: soldamos uma chapa de 1/2" diretamente no pino do munhão, com a furação para o terminal de direção na outra ponta. Dali pra baixo, soldamos outro ferro, que parafusamos no furo do terminal original. Não solta nem com reza brava...
    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -barradianteira_207.jpg  

  • #7
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    Re: isso é bão...

    Citação Postado originalmente por monge
    Mas quebrou pq eu fui brincar de derrubar cupim e depois que derrubei o segundo percebi uma certa indirigibilidade do jeep.
    Parei, e fui olhar minha barra orizontal, (a debaixo) estava parecendo um arco. Ao subir no cupim a barra simplesmente acompanhou a forma do cupim e entortou causando assim a quebra do parafuso.
    Grande Eugênio!!!

    Derrubando cupim??? Não tem mais o que fazer????
    Não sofro mais desse mal, de entortar as barras... Veja a foto acima!
    Vc pode também inverter os terminais, pondo eles por cima. Basta enluvar o furo com o cônico para cima.
    []'s

  • #8
    Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    38
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0

    Re: isso é bão...

    Fala Giovani !!!

    Citação Postado originalmente por Giovani
    Não sofro mais desse mal, de entortar as barras... Veja a foto acima!
    No meu jipe eu também fiz duas lingüetas, só que as duas foram fixadas ao pino da mesma forma que a do Monge, ou seja, sobre o pino. Eu já tinha olhado esta foto do teu jipe e percebi que as lingüetas não tinham sido fixadas sobre o pino, mas achei que tinha sido feitas do mesmo modo da primeira mensagem deste tópico.
    Giovani, esse sistema de duas lingüetas, da forma que fizemos, tem um inconveniente: as duas rodas giram paralelas (ou quase)! Isso atrapalha em curvas! No sistema original isso não acontece (claro!) porque os terminais são fixos mais para “fora” do centro do pino, o que acarreta esse efeito de diferença de giro na estersão da direção. Com as duas lingüetas do nosso modo, os terminais ficam alinhados longitudinalmente com a parte superior do pino mestre, o que anula esse efeito . Quando fiz o sistema (igual ao seu) de cara percebi que havia alguma coisa errada, pois em curvas meu jipe se comportou mal, principalmente nas mais fechadas, e uma roda insistia em patinar .
    Para corrigir este defeito, bastaria aproximarmos os terminais das duas lingüetas das rodas, mas isso não é possível pois o aro da roda impede essa aproximação (ou não, se a roda tiver off-set bem negativo). Por isso que eu acho que a melhor maneira é fazermos apenas uma lingüeta e uma outra barra interiça unindo as duas rodas. Desse jeito, não importa onde ficará o terminal da lingüeta, pois a diferença de giro será determinada pelos próprios terminais originais.
    O desenho mostra as condições do sistema de direção...(tu já deves saber! :P)

    Citação Postado originalmente por Giovani
    Vc pode também inverter os terminais, pondo eles por cima. Basta enluvar o furo com o cônico para cima.
    Não dá para inverter os terminais em um cj SPOA, pois a barra que liga uma roda á outra esbarraria nos feixes...ou melhor, nem daria para colocar! As duas fotos mostram essa impossibilidade: a barra 'sobe' demais...

    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -pivo_2.jpg   -pivo_1.jpg  
    Imagens Anexas -dire__o.gif 
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

  • #9
    Mauro,
    Estou em faze de adaptação da direção do CJ... portanto este tópico está sendo de suma importância para mim (e provavelmente pra muitos aqui... )
    Conforme eu for fazendo as adaptações, vou colocando as fotos e informações aqui, assim todos podem me ajudar!!!
    []'s

  • #10
    Usuário Avatar de monge
    Entrada
    11/03/2003
    Local
    Campo Belo/MG
    Idade
    47
    Posts
    1,340
    Agradecimentos: 7

    SPoa

    Fala Gente...

    Giovani no meu caso eu ainda uso o sistema quase original, uma barra da caixa de direção até o munhão e uma outra barra ligando munhão a munhão, pra mim mudar pro seu jeito acho que complicaria um cadinho.

    Quanto a derrubar cupim, é bom demais... heehehe muito divertido. Vc encosta o jeep nele e dá uma aceleradinha...

    Mas tem que tomar cuidado, se não tchau barra de direção

    Amanhã vou dar uma mexida no meu SPOA pra ver se melhoro ele um pouco mais... só uns reapertos básicos.

    []'s

    Eugênio
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

  • #11
    Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    38
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0

    Re: SPoa

    Citação Postado originalmente por monge
    Giovani no meu caso eu ainda uso o sistema quase original, uma barra da caixa de direção até o munhão e uma outra barra ligando munhão a munhão, pra mim mudar pro seu jeito acho que complicaria um cadinho.
    Fala Monge !!!

    Para deslocar a barra inteiriça para cima bastaria vc fazer uma outra lingueta, inverter o lado cônico do terminal duplo e prender essa barra inteiriça nas duas linguetas! Já ví uma F-75 assim... :P Só que daí aparece o problema das rodas girarem paralelas... mas vc pode tentar compensar isso descolcando o máximo que vc puder o terminal para perto das rodas, talvez daí vc nem sinta diferença...

    []'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

  • #12
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    Re: isso é bão...

    Citação Postado originalmente por mauro2br
    Não dá para inverter os terminais em um cj SPOA, pois a barra que liga uma roda á outra esbarraria nos feixes...ou melhor, nem daria para colocar! As duas fotos mostram essa impossibilidade: a barra 'sobe' demais...
    Grande Mauro!

    Dãããããã.... É verdade! Não lembrei disso. É que no Jeep do meu Brother eu fiz assim, só que lá tem molas espirais... Veja as novas fotos dele no meu Álbum.
    Quanto ao problema da direção, já senti sim o "efeito"... As barras de direção já estão na lista de futuras alterações, assim como a suspensão, lataria, quebra-mato (valeu Gustavo!!), bloqueios, eixo traseiro flutuante, etc, etc, etc... O problema é a falta de tempo ($$$)...
    []'s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Política, políticos e afins...
      Por CAVESO no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 2776
      Última resposta: 15/10/2019, 12:51
    2. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    3. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade