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BF-161 Parafuso rachou o cabeçote, e agora?????

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  • 24/07/2012, 13:24
    Luciano - CJ5
    :parede:Pessoal, reativando um pouco o tópico. Onde posso encontrar os parafusos sextavados 7/16-14 x 4 classe 10.9? Tentei em vários lugares mas sem sucesso. Alguém teria algum contato ou site onde posso encontrar os mesmos? Só falta eles para eu fechar o meu motor....
  • 24/07/2012, 14:08
    Julio Rebello
    Citação:

    Postado originalmente por Luciano - CJ5 Ver Post
    :parede:Pessoal, reativando um pouco o tópico. Onde posso encontrar os parafusos sextavados 7/16-14 x 4 classe 10.9? Tentei em vários lugares mas sem sucesso. Alguém teria algum contato ou site onde posso encontrar os mesmos? Só falta eles para eu fechar o meu motor....

    Meu camarada,
    ligue paras as lojas de são paulo ou entre em oficinas de jeep. Tipo Oficina do Chapeu-Niteroi. Em lojas, eu busquei tb quando precisei e não encontrei.
    Outra opção é o E-bay, mas tem que garimpar e o tempo de envio pode chegar aos 40 dias.
  • 24/07/2012, 15:18
    HenriqueRS
    Citação:

    Postado originalmente por Luciano - CJ5 Ver Post
    :parede:Pessoal, reativando um pouco o tópico. Onde posso encontrar os parafusos sextavados 7/16-14 x 4 classe 10.9? Tentei em vários lugares mas sem sucesso. Alguém teria algum contato ou site onde posso encontrar os mesmos? Só falta eles para eu fechar o meu motor....

    Tudo bom? To tendo problemas com os parafusos do cabeçote do meu Jeep também, os parafusos originais parafusam um pouco mais que 5/16" dentro do bloco, resultado: 2 parafusos começaram a espanar a rosca do bloco durante o aperto. Cotei na loja Pombão Parafusos, parafusos 7/16 rosca grossa com 5" de comprimento, ao invés das 4" originais, 12.9 e cabeça sextavado. Ia me custar 28 reais a peça :eek:, ai abandonei a ideia, mas só levaria 3 dias pra fazerem (teria que fazer por encomenda, por isso tão caro). Acho que tu consegue bem mais barato em algum desmanche ou algo assim, mas se te interessar o site deles é o seguinte:

    bem vindo a comercio de retentores e parafusos pombao fixadores para moveis em latao em inox para plasticos fendados allen para telhas dry wall para construcao civil linha agricola

    O que vou fazer agora é usar os parafusos originais e embuchar o bloco com o corpo de um parafuso allen (12.9) de 1/2" ou 9/16", com um furo com rosca 7/16" no centro. Espero que funcione :rolleyes:.

    Boa sorte
  • 24/07/2012, 20:44
    Humberto Barbosa
    Henrique, se for igual ao do BF161, só encontrei na Agromotor. R$9,00 cada. Comprei 24 essa semana. Segundo o vendedor, são originais. Os que tinham na Jipebrás estavam com problema na rosca eles iam pedir um lote novo. O preço é o mesmo. Parabéns pela reforma do seu Jeep. Vi no tópico do forum Frota4x4. Abraço, Humberto
  • 24/07/2012, 23:01
    gmr66
    Luc,
    Passei por isso hoje e já estava desanimado. Resolvi trocar a junta do meu Bf184 e no reaperto a quente(10 kl, segundo a embalagem da sabó) um dos alojamentos simplesmente quebrou, diferentemente do seu que apenas rachou!!! Mas olhando os posts fiquei um pouco mais tranquilo!!!
    Um grande abraço a todos


    Citação:

    Postado originalmente por LUC Ver Post
    PessoALL, tive a alguns dias atrás a junta do cabeçote queimada (motor BF161), resolvi trocá-la então, juntamente com os parafusos, pois estes estavam bem velhos.
    Dei aperto de 70 lbs/pé em todos os parafusos, seguindo a sequência do manual. Depois coloquei para funcionar, e funcionou muito bem, diga-se de passagem :dance:. Com o motor quente, retirei os balanceiros e reapertei, novamente em 70 lbs/pé (tudo isso com aux de torquímetro).
    Daí minha surpresa em um dos parafusos: o cabeçote quebrou, bem no olhal do parafuso :parede:.
    O que fazer agora??? alguém já passou por isso???
    Dos 24 parafusos, 23 ficou bala!!! será que terei problemas com isso????
    Me ajudem, por favor!!!

    Abraços,

    Segue foto com detalhe da quebra...

  • 24/07/2012, 23:02
    CJ 60
    Minha historia foi parecida.. com a adaptação da DH, o suporte utiliza 2 parafusos do começo do lbloco ou seja ficaram curtos, eu encomendei numa casa de parafusos 2 com 1 pol maior e resolveu o problema, (sim parafusos de aço na espec do q o cabeçote precisava) nao sei se a sorte é q temmos aki na cidade uma fábrica de parafusos entao ficou mais facil..

    abç
  • 25/07/2012, 00:43
    Julio Rebello
    Citação:

    Postado originalmente por Julio Rebello Ver Post
    Meu camarada,
    ligue paras as lojas de são paulo ou entre em oficinas de jeep. Tipo Oficina do Chapeu-Niteroi. Em lojas, eu busquei tb quando precisei e não encontrei.
    Outra opção é o E-bay, mas tem que garimpar e o tempo de envio pode chegar aos 40 dias.

    cara, tenta fazr a coisa certa da primeira vez pra não te dar mais dor de kbça no futuro.
    Vc tem como conseguir esse parafuso, sem precisar fazer bacalhau.
    Pelo menos eu fiz assim...

    Boa sorte!!!
  • 26/07/2012, 16:30
    HenriqueRS
    Citação:

    Postado originalmente por Humberto Barbosa Ver Post
    Henrique, se for igual ao do BF161, só encontrei na Agromotor. R$9,00 cada. Comprei 24 essa semana. Segundo o vendedor, são originais. Os que tinham na Jipebrás estavam com problema na rosca eles iam pedir um lote novo. O preço é o mesmo. Parabéns pela reforma do seu Jeep. Vi no tópico do forum Frota4x4. Abraço, Humberto

    Pois é, acho que são iguais sim, só que no meu caso o problema não foram os parafusos que cederam, aparentemente ainda estão bons. O que cedeu foi a rosca do bloco, que começou a espanar em 2 parafusos antes das 65lbft, parei de apertar antes de espanar completamente. Desapertei na sequencia inversa e removi os parafusos que começaram a espanar. A rosca deles continua boa, só pode ter sido a do bloco (até porque o parafuso é de aço e o bloco é de ferro fundido, mais fraco).
    Aí minha idéia foi usar parafusos mais compridos, de 5" ao invés de 4", que pegassem mais rosca do bloco, que tem a maioria dos furos passantes com rosca até o final. Não tinham esses parafusos, e eles teriam que ser feitos por encomenda, por isso tão caro

    Mas valeu a dica, não sabia que ainda vendiam parafusos específicos pro cabeçote dos Jeeps :concordo:
  • 26/07/2012, 16:38
    HenriqueRS
    Outra coisa, queria a opinião de vocês: botei uma junta nova no cabeçote antes de começar a montagem. Apertei praticamente todos os parafusos até o torque especificado (menos os 2 que espanaram, que chegaram nas 60lbft), mas agora vou ter que tirar o cabeçote de novo para consertar esse problema. Será que condenei a junta e tenho que usar outra para remontar depois ou posso montar com ela de novo? Minha preocupação é que agora ela ta esmagada e se remontar com ela não haja vedação, será que daria problema?
  • 14/08/2012, 22:04
    Fabiano Cararo
    prissioneiro + Loctite
    Boa noite Henrique.

    Estou com o mesmo problema na minha rural, minha tentativa está sendo colocar dois prissioneiros com a cola loctite, terminei agora o serviço, vou deixar um tempo de cura de 24h, amanha vou chamar no aperto, caso venha a dar certo posto aqui.


    Vlw.
  • 15/08/2012, 10:09
    HenriqueRS
    Putz, esqueci de postar como resolvi o problema :parede:Malz
    Bom, na verdade os parafusos originais do Hurricane 4 não tem 4", tem um pouco mais, 4 5/16" ou algo assim. Os parafusos originais do motor do meu Jeep estavam com a rosca da ponta corroida, aí já pegavam pouco no bloco, passaram a pegar menos ainda, resultado espanaram 6 roscas do bloco (reapertei os parafusos com o torque máximo antes de levar na tornearia, pra, se estourasse mais um, eu não ter que levar o bloco de novo).
    Ok, levei o bloco pra lá e descobri que é um problema frequente nesses motores antigos e inclusive eles já tinham as buchas prontas pra colocar no bloco, inclusive com um batente pra não rosquear mais depois de instaladas, só tinha que fazer o furo interno 7/16".
    Depois de embuchado, levei o bloco pra casa e tentei remontar. Deu problema de novo. Espanou a parte de cima da bucha, o parafuso tava muito curto... Já louco da vida, decidi gastar um pouco mais e poupar dor de cabeça futura, encomendei os parafusos na Pombão Parafusos. Não evitei a dor de cabeça :putz:porque os parafusos vieram errados e eu tive que levar eles de volta. Depois recebi os parafusos re-usinados e aí o acabamento ficou uma m3rd@, pois já tinham dado o tratamento térmico no aço. Mas mesmo assim, consegui dar o aperto e os parafusos aguentaram perfeitamente.

    Como o parafuso que eu tava usando antes era muito curto, eu nem precisei trocar a bucha que espanou, porque não chegou a danificar muito a rosca, e ainda consegui dar o aperto que precisava.

    No fim, eu usei a mesma junta. Conversei com alguns mecânicos e todos concordaram que não seria necessário trocar a junta, até porque eu não tinha chegado no aperto final, que é dado depois do motor aquecer.

    Só quem já fez esse serviço sabe o medo que dá apertar esses parafusos, hahaha :concordo:

    Quanto aos prisioneiros, é uma boa idéia, vai resolver o problema da fragilidade da rosca do bloco e também não precisa mais se preocupar com água subindo por esses parafusos. Eu até pensei em colocar prisioneiros também, mas ai, como todos os parafusos estavam críticos, eu teria que por em todos, e ai acho que complica a montagem (se tiver algum deles levemente desalinhado já era) e a desmontagem (como aconteceu num Hurricane 4 que desmontei, tinha 1 prisioneiro, acho que apertaram demais a porca, sei la, só sei que formou rebarbas no furo do cabeçote e travou no prisioneiro, pra puxar o cabeçote pra fora eu tive que usar um pé de cabra como alavanca. Uma arruela deve resolver esse problema).

    Boa sorte ai, poste novidades :concordo:
  • 16/08/2012, 00:01
    Fabiano Cararo
    Blza Henrique.

    Que bom q vc conseguiu, a minha experiencia ñ deu certo, a cola não secou, acho que foi o desengraxante que passei para limpar a rosca do bloco que estava com graxa, limpei novamente hoje, dele cola e vamos ver se vai agora.

    Vc falou em umas buchas , onde conseguiu? Sou de Sapucaia, se for em porto posso comprar, vc me indica ?

    Tem que estar com bloco fora para instalar, ou só o cabeçote já resolve ?

    Se puder responder fico agradecido.


    Vlw.
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