Olá galera, colocar um motor da band (OM-314 dito 608) num cj-5 é coisa fácil ou é um bicho de sete cabeças? Se alguém já fez essa adaptação eu agradeço as dicas e a caixa original da band tem alguma flange q da pra adaptar na caixa de tração willys?
Américo
Esse motor é muito bom de durabilidade, torque e economia, porém adapta-lo em uma estrutura de Cj5, na minha concepção, pode trensformar-se em uma grande dor de cabeça, primeiramente pelo tamanho e pelo peso, é um motor muito largo e alto e portanto provavelmente deverá-se optar por modificações no chassis e talvez na parede corta fogo, em seguida significativos reforços terão que ser executados nos suportes de coxim, terá que ser estudado também uma melhora significativa na refrigeração e isso é um sério problema no pequeno espaço existente na grade do Cj5 (experiencia propria) logo em seguida você terá que estudar um sistema de acionamento para a embreagem (eu colocaria hidraulica) e adequar o posicionamento do câmbio em relação a 'cabine' do Jeep, se optar pela caixa de transferencia Willys, ainda terá que confeccionar uma flange de adptação, ou se preferir (recomendável) utilize a caixa de transf. da toyota mesmo, depois de tudo isso verifique se sobrou algum espaço para o cardan traseiro e redimensione-o a sua necessidade. Depois disto tudo, toda a suspençao terá que passar por um up-grade para o novo peso que seu Jeep estará agregando bem como todo o sistema de direção que deverá ser substituido por um de maior resistencia, freios inevitavelmente terão que ser redimensionados também. Você terá que adequar o sistema elétrico e instalar uma bateria maior pois em dias de frio esse motor exige altos giros do arranque para 'pegar' a primeira partida. O chassis do seu Jeep vai sofrer bastante com esse motor... por isso reforço nele. Depois de tudo isso pronto desfrute dos 80/90 cv que esse motor vai te proporcionar, ou seja... a mesma potência do seu velho motor original. Se compensa? Quem pode dizer isso é você após pesar todas as considerações... É um longo caminho até chegar ao resultado final, impossível? Não, nem um pouco. Mas se vai ficar bom a conversa é outra.