x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1

    Válvulas de escape no BF-161




    Srs, estive fazendo uma inspeção forçada no cabeçote e bloco do jeep(queimou a junta) e pude verificar que as válvulas de escape estão com uma péssima aparência(Vide vídeo), esbranquiçadas na kbça.
    Fui buscar no mercado válvulas novas e me deparei com 2 modelos diferentes para o mesmo motor.
    Até 1964 temos: cabeça 32,66, haste 8,64, comprimento da haste de 117,16 e ângulo de 45 graus;
    Após 1964 temos: cabeça 35,83, haste 8,64, comprimento da haste de 117,40 e ângulo de 45 graus.

    1-Qual foi a razão desta mudança?
    2-Se houve ganho real, é possível adaptar a maior?

    Video do bloco: [ame]http://www.youtube.com/watch?v=Imq9gWbmxqA[/ame]

  • #2
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1
    Camarada

    acredito que não dá para por a maior , porque a sede de valvula do BF de escape é direto no bloco ou melhor , usinada no bloco, ou seja não tem sede de valvula que pode ser sacado como nos cabeçotes dos carros comuns .

    Inclusive verifica se na borda da sede há trincas.

    Talvez a valvula maior, seja no caso de retífíca da sede , quando há trincas , ai faz sentido , o camarada usina a cabeça da sede , usina no bloco .

  • #3
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1
    Só mais um detalhe

    Será que essas maiores não são da admisssão ?, Ai faz sentido.

    sds

  • #4
    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Só mais um detalhe

    Será que essas maiores não são da admisssão ?, Ai faz sentido.

    sds
    As válvulas de admissão são beeem maiores mesmo(13/4") e ficam no cabeçote, mas pesquisando, ví que nos motores BF-161 de 65 em diante, foi aumentado em 1/8" o diâmetro das de escape.
    Seria 1/16" no raio e talvez seja possível usinar.
    Quanto ao custo e aforma que se deve fazer o serviço é que fico na dúvida se vale o investimentor .

  • #5
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    É perfeitamente possível reabrir as sedes e redesenhar a pista pra receber a válvula maior.

    Trabalho com retífica de motores e já fiz esse tipo de serviço pois um cliente não encontrava as valvulas de 32 daí instalamos as de 35...

    []'s

  • #6

    Resultado esperado com a retífica?

    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    É perfeitamente possível reabrir as sedes e redesenhar a pista pra receber a válvula maior.

    Trabalho com retífica de motores e já fiz esse tipo de serviço pois um cliente não encontrava as valvulas de 32 daí instalamos as de 35...

    []'s
    Elmer,
    agradeço a sua atenção.

    Ainda estou buscando as válvulas originais no mercado para tentar manter a original e não precisar retirar o motor.

    Neste momento a "obra" está parada por eu estar em viagem de trabalho.

    Gostaria de saber, se o resultado do aumento das válvulas tem um efeito significativo no motor e, caso seja realmente viável, como devo solicitar o serviço para que a retífica faça o trabalho certo, evitando a perda do bloco e consequentemente do motor?

    Sds4x4,
    Julio CJ

  • #7
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Não muda muita coisa no rendimento do motor, somente se fosse feito um trabalho nos dutos em bancada de fluxo.
    Qualquer cabeçoteiro(retificador de cabeçotes) sabe o que deve ser feito, será aberto em alguns mm o centro da sede e depois usinada a nova pista de assentamento(45°).

    Como exemplo mostro abaixo o trabalho feito num cabeçote de opala 4.1 onde as válvulas de Admissão originais de 43,7mm foram substituídas pelas do motor V6 que medem 49mm e as sedes foram retrabalhadas para receber as válvulas maiores.


    []'s

  • #8
    Srs,
    alguém tem um bom macete para retirar as valvulas de escape do bloco?
    Procurei um mecânico aqui perto de casa e ele me disse que nas retíficas tem um certo alicate para comprimir as molas e retirar a trava, mas nas que consultei, só levando o bloco na loja e um monte de historinhas.
    Alguém conhece esse tal alicate ou alguma ferramenta que eu possa comprar?
    A obra está parada por conta disso.

    Ps.: O cabeçote foi checado e não houve necessidade de plainar o cara. Será que a junta foi pro saco só pelo aquecimento mesmo ou pode ter outro motivo???

    SDS4x4,
    Julio CJ

  • #9
    Julio, sem a ferramenta certa vc vai levar um baile para tirar e "recolocar" essas molas.
    Eu já fiz o serviço duas vezes em casa. Na primeira apanhei tipo bixo para recolocar as molas no lugar, e na segunda fiz um grampo (tipo sargento) com duas unhas e um parafuso para comprimir a mola.
    Agora, vc chegou a verificar se têm que mexer nas válvulas mesmo? Elas estão queimadas ou muito abauladas? Se seu motor tinha uma boa força antes da junta queimar, eu deixaria quieto...

  • #10
    Rafa, só pra vc ter uma ideia, a válvua do sexto cil tem uma parte que nem asseta mais e como tenho que trocá-la, vai o conjuno todo pra ficar bonito.
    Tem como vc colocar uma ou duas ftos dessa ferramenta que vc fez?
    Já tirei o paralama pra facilitar o acesso, mas a briga é feia mesmo!!!

    Sds4x4
    Julio CXJ

  • #11
    Julio, fotos não tenho, pois acho que até já foi pro lixo a gambiarra. Fiz um troço bem nas coxa mesmo, mas funcionou.

    Dá uma olhada neste esquema que fiz já com algumas bitolas que usei.

    Abç

    Rafael
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -sargento.jpg  

  • #12

    Parece um "sargento"

    Citação Postado originalmente por Rafaminc Ver Post
    Julio, fotos não tenho, pois acho que até já foi pro lixo a gambiarra. Fiz um troço bem nas coxa mesmo, mas funcionou.

    Dá uma olhada neste esquema que fiz já com algumas bitolas que usei.

    Abç

    Rafael
    Show de bola Rafa!
    Vou ver se encontro uma ferramenta chamada popularmente de sargento, faço uma cunha na ponta e vamo láaaaaaaa...

    Sds4x4,
    Julio CJ

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Dúvidas quanto a transformação de um GM 4.1 para 4.4!
      Por Lucas Nassif no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 254
      Última resposta: 04/10/2009, 13:58

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade