Pesquisando em alguns topicos já bem discutidos, estou adaptando motor de opala 4cc+ cambio chevette 5m...
Mas vendo em alguns comentarios descobri que meu diferencial é 44/9 (minha viatura CJ5- 1979)......e da maioria que fez essa adaptação tem a relação do diferencial 43/8
A duvida que nao quer calar
Será que vai fica muito longa?
Dados da viatura
Motor 4cc opala
Cambio chevette 5m 1.6
Diferencial 44/9
Pneus 7.50x16.......no futuro quero colocar pneus maiores 265 75x16
Pode colocar sem medo, com esse pneu não vai dar problema. Vai ficar bem legal. Se for colocar pneu maior, 33 ou 35 dai a relação 43/8 seria melhor. Outra coisa desse jeito o jeep vai ficar mais solto no asfalto, melhor pra andar.
Cj5 1975 - o inicio. Cj2a 1947 - o meio
Willys truck 1951 - a paixão. F1000 4x4 1994 - o todo dia
Edu
A duvida é na trilha...
qual o comportamento ???
pergunto, pois sempre existe um delocamento para a trilha, por isso estou colocando o cambio chevette ...não escuela o motor a 90km/h no asfalto(já vi que com esse cambio tem gente que chega a 110km/h, mas nao é meu proposito), porem num perder a força da 1º marcha e 2º marcha na trilha
**Tentando encontrar um meio termo
Nino, meu jeep uso motor Falcon 6cc+ cambio clark 5m F-1000+ relação 47/11 + pneu 33´, ta certo q é outro conjunto mas ando bem no asfalto e tem força na trilha, no jeep do meu amigo Wagner tem motor opala 4cc + cambio clark 5m + relação 44/9 + pneu 35´ e anda bem tanto na trilha qto no asfalto, o cambio clarck de c-20 tem a relação de marchas diferente da do chevette mas o jeep dele é o bicho na trilha. Uma sugestão é experimentar, coloca o motor e o cambio e anda com o jeep, pega uns pneus emprestados e experimenta, faz trilha, passeios, etc... a troca da relação do diferencial pode ser feita depois da troca do motor e cambio, 44/9 e 43/9 são faceis de encontrar e vc ainda consegue simplesmemte trocar o par com alguem q queira alongar o diferencial.
Cj5 1975 - o inicio. Cj2a 1947 - o meio
Willys truck 1951 - a paixão. F1000 4x4 1994 - o todo dia
Edu
A duvida é na trilha...
qual o comportamento ???
pergunto, pois sempre existe um delocamento para a trilha, por isso estou colocando o cambio chevette ...não escuela o motor a 90km/h no asfalto(já vi que com esse cambio tem gente que chega a 110km/h, mas nao é meu proposito), porem num perder a força da 1º marcha e 2º marcha na trilha
**Tentando encontrar um meio termo
Vai acabar usando mais a reduzida.. vai usá-la onde estava acostumado a andar normal..
cara de olhos fechados pode fazer a adaptação,
o jeep vai ficar com um conjunto muito bom
eu ate alguns dias tinha exatamente essa configuração
rodei com as duas medidas de pneu que vc quer usar,fica bom em ambos
só tenho impressoes positivas do conjunto
só to trocando o cambio pq to partindo pro gm opala 4.1 e pneus maiores hehe
Já adaptei alguns Clarkettes em Cj´s GM151 com 44/9 e 33"´s .... posso afirmar que fica bom, certo que ele fica um pouco exagerado na estrada, onde é mais difícil usar a 5ª marcha ( Disse difícil, não impossível).
Se não me engano a 1ª do chevette é até mais "curta" do que o original 4 marchas.... e por experiencia própria : não pede reduzida na cidade... obviamente que em trilhas usa-se mais o low para poupar a embreagem e etc, mas pode ter certeza que fraco não fica.
O Anderson conhece bem esses cambios e deve concordar comigo, se não for por algum aspecto emocional, sentimental ou coisa parecida, não vale a pena um cambio original se existe a possibilidade de se colocar um Clarkette.
O que me chama a atenção no conjunto é a questão da velocidade em estrada...digo isso pq o meu conjunto antigo (OHC4cc + cambio 4m original) na estrada chegava a 80..90km/h já gritando e em alguns topicos que pesquisei e li estavam Falando de 110 ..120km/h no MOTOR 4CC OPALA + CLARKETTE 5M.
**Pq essa diferença tao grande de velocidade se a relação de marchas são praticamente as mesmas 4ª são iguais
POR ESSE MOTIVO ESTOU COM DUVIDA NESSE CONJUNTO EM TRILHAS