x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 38
  • #1
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Posts
    10,277
    Agradecimentos: 0

    Pane elétrica no CJ.




    Pessoal,

    No feriado do Carnaval, tive uma experiência não muito boa, vai aqui a dica prá se alguém passar pelo mesmo problema ou algo semelhante.

    Estava indo para Barra do Ribeira, litoral sul de SP quando logo após sair da BR116 e pegar a SP222 começou a chover, liguei o limpador do parabrisa e não funcionou. Pensei que fosse o fusível queimado, porque quando fiz a reforma da parte elétrica, o mecânico refez quase toda a fiação e colocou uma caixa com 8 fusíveis, divididos um duas linhas.

    Parei o jeep no acostamento e aí foi que eu vi o tamanho da merd@#$%. Não funcionava o limpador, a luz do freio, a seta, e se pisasse no pedal do freio, os marcadores de temperatura e de combustível (Cronomac) caiam para zero e se os faróis estivessem acesos ao acionar o freio eles apagavam... ou seja, virou uma zona total, além de várias luzes acesas na sinaleira (Cronomac também).

    Como não era possível ter certeza se o alternador estava ou não carregando porque todas as luzes da sinaleira piscavam aleatóriamente e no acostamento com chuva não dava prá fazer muita coisa (estavamos eu e minha esposa somente no jeep) e eu não queria ficar parado no acostamento sozinho, resolvi ir até Iguape ou até parar, o que ocorresse primeiro. Depois de rodar uns 45 km cheguei em Iguape e fui procurar um eletricista.

    Prá encurtar a conversa, passei por 3 eletricistas que tiveram a mesma atitude, depois de olhar o problema a sugestão era deixar o jeep prá desmontar a fiação do painel e chave de seta porque deveria estar em curto e a minha resposta para o 3 foi igual.... deixa quieto que vou assim mesmo, afinal o receio do alternador não estar funcioando não tinha mais o menor fundamento depois de eu ter rodado mais de 40km.

    Chegando na Barra do Ribeira, não consegui descobrir qual era o defeito, não tinha nenhum fuzível na caixa queimado e nem tinha achado nenhum fio quebrado ou em curto, e como o problema parecia que era causado por alguma falta de aterramento ou retorno de alimentação indevida, resolvi desligar tudo que fosse possível e fazer uma ligação "alternativa" (gambiarra mesmo) prá fazer funcionar pelo menos o essencial. Feito isso fiquei com a luz de freio, faróis, pisca alerta e os instrumentos do painel funcionando, consegui rodar durante o carnaval e voltar sem problemas.

    Ao chegar em SP, liguei para o mecânico e ao contar o problema ele disparou na bucha ..... " isso é um fusível que está debaixo do painel que está queimado, é só trocar que vai funcionar tudo de novo".

    Como quase toda a parte elétrica tinha sido refeita e colocada a caixa de fusiveis no cofre no motor, nem pensei que ainda existissem os fusiveis originais do jeep em baixo do painel, mesmo porque, eu mexi embaixo do painel prá verificar se havia algum fio em curto ou quebrado e não ví os porta fusíveis que para evitar curto ou mau contato estavam bem presos isolados, mas o mecânico deixou lá porque estavam funcionando bem e é uma proteção a mais.

    Como somente ontem tive tempo de olhar o defeito, procurei o fdp do fusível e o problema era lá mesmo, porém o fuzível não estava queimado, tinha deformado a ponta do porta fusível, provavelmente por calor devido a mau contato interno e isso gerou uma perda de contato, ou seja, nem a porr@@#$$ do fusível queimou. !!!

    Resolvido o problema do porta fusíveis, tudo voltou a funcionar perfeitamente, porém, agora sem porta fusível debaixo do painel !!!!

    Vivendo e aprendendo !!!!!

    []´s

  • #2
    heuheuheuheuhe e uma merda , carnaval eu tive q dormi no meio do mato sozinho , pq minhabateria tava ruim e n tava segurando carga ....

  • #3
    Usuário Avatar de elcio
    Entrada
    23/03/2004
    Local
    Cianorte/PR
    Posts
    1,469
    Agradecimentos: 0
    Ronaldo:

    o que estou achando estranho que um fusivel queimado foi bagunçar toda a sua parte eletrica.
    no minimo era pra nao funcionar o dispositivo com o fusivel queimado.
    isso aconteceu certa vez num opala que eu tinha, mas a fiaçao derreteu toda e virou um pure de fios.

    []´s

  • #4
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Ronaldo , por isso o meu ta demorando tanto , coloquei 2 porta fusíveis 1 de 10 e 1 de 9 e está com 7 relés pra dividir o max. possível e se queimar fusível ou abrir algum contato não danifica o resto . Tinha problemas constantes com elétrica desse tipo que vc descreveu ...
    Esse fusível que não queimou parece que criou um campo com a carcaça , deve ter um bocado de coisa pendurado nele para depois fazer a divisão nos relés novos .

    []s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #5
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Posts
    10,277
    Agradecimentos: 0
    A explicação do mecânico que fez a paret elétrica é que ele dividiu a caixa de fusíveis em duas partes, a primeira parte é composta por quatro fusíveis sendo o primeiro um fusivle geral, o segundo para um relê duplo para os faróis auxiliares (dois pares) o terceiro para os relés dos faróis alto e baixo no quarto fusivel está ligado o pisca alerta,ou seja , tudo que precisa funcionar independente da ignição estar ligada.
    Na segunda metade da caixa que tem mais quatro, entra um segundo fio que alimenta o restante, sendo o primeiro para luz de freio, o segundo para o limpador do parabrisa, o terceiro a seta e o último os instrumentos do painel.

    Como havia um fusivel original ainda debaixo do painel, justamente na linha que vai para a caixa de fusiveis alimentar essa segunda parte e deu mau contato, o problema todo foi que houve um retorno da alimentação, provavelmente pela bobina, o que fez com que tudo que estive ligado nesses quatro últimos fusíveis ficasse ou inoperante ou com funcionamento alterado devido a esse retorno. Esse tipo de defeito eu já vi ocorrer em equipamentos eletronicos que usam o mesmo tipo de porta fusíveis que é utilizado em instalação de rádios ou cd player em carros. É muito comum dar mau contato entre o fusivel eo contato do terminal internamente no porta fusíveis, o que gera calor e derretimento do corpo do porta fusíveis, mas o problema é que o fusível nesses casos não queima, apenas fica isolado.

    Resumindo... levei um baile da parte elétrica e no final arranquei o porta fusíveis e liguei direto para a caixa, afinal não há necessidade desse fusível no meio do caminho, porque não tem nada ligado direto nesse alimentação, somente a caixa de fusíveis, essa sim que deve ser a proteção.

    []´s agora sem mau contato !!!!

  • #6
    po , minha parte eletrica refiz todinha , usei uma caixa de fusiveis do palio , ficou show , tem fusivel e rele pra tudo

  • #7
    Banido
    Entrada
    01/02/2005
    Idade
    48
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    É meu amigo Ronaldo...rsrs...

    Vivendo e aprendendo... o que consola é que foi apenas retirar o fuzivel....

    E, eu estou com um problema muito chato... o tanque que o Vander colocou esta com residuos e está intupindo a solenoide do GNV/Gasolina, estou até pensando:
    Ter que tirar 100 litros de gasolina (que coloquei p/ viajar no carnaval e não viajei) e limpar o tanque, detalhe será que conseguirei salvar a gasolina???
    Fiz um teste esta semana, e limpei a solenoide e troquei o filtro de gasolina, fui ao Ibira no GNV e quando cheguei em casa já não pegava mais na gasolina, detalhe pela quantidade de sujeira que ficou no filtro, que fica depois da solenoide, que fica depois da bomba de gasolina... acho que além de toda essa limpeza no tanque e solenoide, terei que trocar a bomba...será que dá para limpar ela??
    O filtro sei que não dá para limpar, e também acho que não vale a pena limpar pois custa R$8,00...
    Pensei até em colocar um filtro antes da bomba será que ajuda ??? pelo menos não irá passar residuos para a bomba e nem para a Solenoide!!!
    E ai Dr. Ronaldo ...

  • #8
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Gledson , demoro pra colocar filtro antes da bomba camarada ...
    A gasolina não vai ser perdida por sujeira , retira do tanque com uma mangueira grossa , pra sugar tudo que tiver no tanque , e antes de reabestecer coa a gasosa que vc tirou com um pano de malha não muito fechada ..
    Tem como abrir a bomba se não for blindada e limpar
    O carburador deve ter alguma sujeira tbm , nas bengalas e gicles .

    []s e bom trampo ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #9
    Banido
    Entrada
    01/02/2005
    Idade
    48
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo
    Gledson , demoro pra colocar filtro antes da bomba camarada ...
    A gasolina não vai ser perdida por sujeira , retira do tanque com uma mangueira grossa , pra sugar tudo que tiver no tanque , e antes de reabestecer coa a gasosa que vc tirou com um pano de malha não muito fechada ..
    Tem como abrir a bomba se não for blindada e limpar
    O carburador deve ter alguma sujeira tbm , nas bengalas e gicles .

    []s e bom trampo ...
    Valeu Eduardo !!!
    Realmente, não quero perder outro feriado...rsrs !!!
    A Bomba não sei se é blindada...
    Se eu retirar a gasolina com uma mangueira grossa será que consigo eliminar a sujeira toda, sem precisar lavar o tanque???
    Agora o carburador terei que levar p/ o mexanico ver...
    Obrigado, Eduardo
    Gledson

  • #10
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Posts
    10,277
    Agradecimentos: 0
    Gledson,

    Dá prá fazer como o Edu disse, tirar toda a gasolina e filtrar, além de ser aconselhável mesmo colocar outro filtro antes da bomba.

    Esse tanque é novo, será o problema é sujeira no tanque mesmo ???? Tô achando meio improvável, a não ser que tenha ficado alguma sujeira dentro durante a montagem, mas se fosse isso, não iria dar o problema só agora, e prá ser problema de corrosão, ainda é muito cedo.

    Acho que o maior problema que você vai ter, é que o seu tanque é grande e como você roda a maior parte do tempo com gás, se a gasolina não for muito boa, parada no tanque, vai te dar problema mesmo.

    Quando o tanque foi feito, foi aplicado algum tipo de revestimento por dentro (pintura,etc..) ??? pode estar havendo alguma reação com a gasolina e esse revestimento estar soltando, mas acho muito improvável também.

    Eu não me lembro como está feita a ligação do tanque novo para o original, mas se for possível, tenta tirar um pouco de gasolina pela ligação dos dois tanques prá ver se vem sujeira do tanque novo, porque pode estar vindo do tanque vellho também e você achar o o problema é o novo !!!

    []´s

  • #11
    Banido
    Entrada
    01/02/2005
    Idade
    48
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Ronaldo B.
    Gledson,

    Dá prá fazer como o Edu disse, tirar toda a gasolina e filtrar, além de ser aconselhável mesmo colocar outro filtro antes da bomba.

    Esse tanque é novo, será o problema é sujeira no tanque mesmo ???? Tô achando meio improvável, a não ser que tenha ficado alguma sujeira dentro durante a montagem, mas se fosse isso, não iria dar o problema só agora, e prá ser problema de corrosão, ainda é muito cedo.

    Acho que o maior problema que você vai ter, é que o seu tanque é grande e como você roda a maior parte do tempo com gás, se a gasolina não for muito boa, parada no tanque, vai te dar problema mesmo.

    Quando o tanque foi feito, foi aplicado algum tipo de revestimento por dentro (pintura,etc..) ??? pode estar havendo alguma reação com a gasolina e esse revestimento estar soltando, mas acho muito improvável também.

    Eu não me lembro como está feita a ligação do tanque novo para o original, mas se for possível, tenta tirar um pouco de gasolina pela ligação dos dois tanques prá ver se vem sujeira do tanque novo, porque pode estar vindo do tanque vellho também e você achar o o problema é o novo !!!

    []´s
    Ronaldo,
    Esta complicado...rsrs...
    Irei retirar a gasolina pela boca do tanque de cima, e tirar também pela boca do tanque de baixo, e ...ver a situação em que a gasolina sai dos tanques (grau de sujeira)....e vamos ver o que poderá ser feito, quantoa gasolina velha é pouco provável pois o problema aconteceu no dia em que abasteci o tanque novo (cheio)e o posto é de minha confiança, é o mesmo que abasteço meu outro carro.

  • #12
    Resumindo... levei um baile da parte elétrica e no final arranquei o porta fusíveis e liguei direto para a caixa, afinal não há necessidade desse fusível no meio do caminho, porque não tem nada ligado direto nesse alimentação, somente a caixa de fusíveis, essa sim que deve ser a proteção.
    Ronaldo,
    Agora que o problema já passou eu sugiro q vc faça um esquema elétrico do seu Jeep com o maior numero de informações possivel. Isso irá auxiliar muito todo e qq problema. Se o seu mecanico tivesse feito isso pra vc nada disso teria ocorrido na sua viagens.


    Acho que o maior problema que você vai ter, é que o seu tanque é grande e como você roda a maior parte do tempo com gás, se a gasolina não for muito boa, parada no tanque, vai te dar problema mesmo.
    Gledson,
    No seu caso a gasolina não era velha como vc mesmo disse. Provavelmente será sujeira do tanque novo ou sujeira na instalação mesmo.
    Sobre utilizar GNV , para evitar problemas com a gasolina parada vc pode manter a bomba funcionando mesmo enquanto usa gas, o sistema irá funcionar simplesmente para circular o combustivel e filtrar. Isso mantem o combustivel limpo. O problema é o desgaste da bomba e filtro como se vc utilizasse gasolina normalmente. Ahhhh este formato só funciona em sistemas de alimentação com retorno! O meu carro 4x2 trabalha assim.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade