x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22
  • #1
    Usuário
    Entrada
    03/03/2010
    Idade
    41
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0

    Dúvida: Posição das alavancas de tração




    Pessoal, saudações e boa noite a todos.....

    Como disse na minha ultima dúvida sou novo com Jeep....rs, sendo assim vai seguir para vocês mais uma dúvida "boba" me desculpem.

    Hoje estava lavando o meu Jeep Willys no posto de gasolina e veio um senhor me dizer que eu estava andando no 4x4...eu sinceramente não soube responder. Mais vamos lá, a dúvida é a seguinte, qual seria a posição correta e sua função de cada alavanca daquela do meu jeep ?

    da equerda para direita..começa com o cambio normal e as outras ? qual sua posição correta.

    Abraços e agradeço muito a ajuda desse grupo maravilhoso...

    abraços,

    tobias

  • #2
    Usuário Avatar de André Luiz Rossetim
    Entrada
    07/08/2008
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    37
    Posts
    371
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por joaotobias Ver Post
    Pessoal, saudações e boa noite a todos.....

    Como disse na minha ultima dúvida sou novo com Jeep....rs, sendo assim vai seguir para vocês mais uma dúvida "boba" me desculpem.

    Hoje estava lavando o meu Jeep Willys no posto de gasolina e veio um senhor me dizer que eu estava andando no 4x4...eu sinceramente não soube responder. Mais vamos lá, a dúvida é a seguinte, qual seria a posição correta e sua função de cada alavanca daquela do meu jeep ?

    da equerda para direita..começa com o cambio normal e as outras ? qual sua posição correta.

    Abraços e agradeço muito a ajuda desse grupo maravilhoso...

    abraços,

    tobias
    Compra uma plaqueta e cola com superbonder no painel, por mais q vc tente vai demorar para decorar, custa nem R$15,00 pela internet
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -imagem.jpg  

  • #3
    4x2 reduzida
    | |
    | neutro
    | |
    4x4 normal

    a alavanca da direita nao aciona a reduzida se a alavanca do meio( no caso a da tração ) nao estiver na posição 4x4

  • #4
    Usuário Avatar de André Luiz Rossetim
    Entrada
    07/08/2008
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    37
    Posts
    371
    Agradecimento: 1
    Vc pode estar andando com as rodas livres na posição 4x4, ou elas podem ter escapado internamente, e mesmo estando na posição 4X2 o diferencial e cardã podem estar rodando. O que pode ter levado o tal "senhor" e concluir que vc esta andando no 4x4

    Basta pedir para alguem ver se o cardã dianteiro esta girando qdo o carro anda.

  • #5
    Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    55
    Posts
    1,109
    Agradecimentos: 5
    tambem, pode ser que voce tenha roda livre original automatica, dai é beeem provavel que esteja travada pela sujeira acumulada pelos anos e seu desgaste natural.
    Como o andre falou, abre o capo, coloca uma criatura (filho, irmão, sobrinho) de pé no parachoque e empurra o jeep com a 2 marcha engatada. Vai fazendo experiencias com as duas alavanquinhas com base na plaquinha que postaram ai pra cima.
    se o cardã sempre girar é a tua roda livre que foi pro saco.

    e não querendo ser chato....mas não é bom fazer um topico com este titulo generico....."ajuda"

  • #6
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Citação Postado originalmente por edgar Ver Post
    e não querendo ser chato....mas não é bom fazer um topico com este titulo generico....."ajuda"
    Boa Edgar.

    E é até proibido esse tipo de prática, está nas Regras de Conduta.

    Editei o título do tópico

  • #7
    Usuário Avatar de torpedo
    Entrada
    25/01/2006
    Local
    São Luiz Gonzaga/RS
    Posts
    164
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por André Luiz Rossetim Ver Post
    Compra uma plaqueta e cola com superbonder no painel, por mais q vc tente vai demorar para decorar, custa nem R$15,00 pela internet
    Plaquetas de Identificação: http://www.jet.com.br/donatti4x4/cat...roCategoria=10

  • #8
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Minha sugestão é de que todo novato tenha uma cópia do manual do Jeep. Vide área de download.
    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #9
    Usuário Avatar de Leco1974
    Entrada
    06/07/2008
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    50
    Posts
    1,000
    Agradecimentos: 2
    As bolas da alavanca do câmbio do teu jeep não têm indicação de posição? Caso não tenham, podes comprá-las no Garra 4x4 ou Gama 4x4, custam em média R$34,00 e vão te ajudar tb, tanto qto as plaquetas.
    Por exemplo:
    http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/...&pf%5Fid=BO011

  • #10
    Alavanca da esquerda:
    4x2 (p/ cima)
    4x4 (p/ baixo)

    Se você tiver roda livre, só vai acionar prá baixo quando a indicação da roda livre estiver 4x4

    Alavanca da direita
    Reduzida
    Neutra
    Normal

    Reduzida só vai ligar em 4x4, se prepare que o bicho vai pegar. Uma vez usei em descida ingreme e nem precisei pisar no freio.
    Neutra é quando você quer rebocar o jeep, por exemplo.
    Normal liga tanto 4x2 quanto 4x4.

    Tanto placa quando bola ajudam até você decorar.

    Se tem roda livre manual, tome sempre cuidado para sincronizar a roda livre com as alavancas, senao o diferencial pode rodar em vão.

    Um abraço

  • #11
    Usuário
    Entrada
    24/02/2010
    Idade
    49
    Posts
    49
    Agradecimentos: 0
    Caramba, que doidera!!!

    Essas alavancas e mais a roda livre manual. Puxa, haja expertise para poder dominar essas alavancas.
    Agora as dúvidas.
    Posso acionar a alavanca de 4x2 para 4x4 com o veículo em movimento?
    Pra que serve a reduzida?

    Valeu

  • #12
    Fabricio,

    Podem ser muitos os controles, mas todos eles só funcionam em conjunto. Tente ligar a reduzida sem estar com a roda livre ativada... Detalhe. Só vai ligar o 4x4 se as 2 rodas estiverem com a roda livre manual ativada. Pode parecer um comentário bobo, mas na hora H você pode esquecer.

    Acionar ou desacionar qualquer uma das alavancas, COM O VEICULO PARADO! As caixas agradecem , segurança acima de tudo.

    A reduzida dá muito mais força ao jeep (perdemos em velocidade mas ganhamos em tração). Usamos para subir morros íngremes (ou descê-los), por exemplo, ou quando necessitamos que nossos CJ's mostrem suas habilidades de força na lama, na água... Onde eles vão e os carros normais nem se atrevem a chegar perto.

    Você pode usar a 4x4 sem reduzida (alavanca da esquerda para baixo e alavanca da direita para baixo), o jeep vai tracionar com as 4 rodas mas não vai ter tanta força de tração. Entretanto, sempre que eu ligo o 4x4, já engato a reduzida prá não ter surpresa pela frente.

    Detalhe. Sempre que puder, engate a tração e reduza ANTES de passar pelo obstáculo. Desça, analise o obstáculo e "configure" teu jeep para depois passar. Acho que você não vai gostar de descer no meio da lama prá ligar a roda livre manual...


    Eduardo
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade