Powered by vBulletin

Dúvida: Posição das alavancas de tração

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro Anterior 12
  • 22/03/2010, 22:29
    Alessandro Henrique
    Observe que:
    De preferência engate 4x4 com o veículo parado embora seja possível engatar em movimento. Tal prática aumenta a durabilidade do conjunto e evita trancos no sistema.
    Para acionamento da alavanca redução-neutro-normal, sempre execute com o veículo parado, independentemente da direção de acionamento.
    A "reduzida" (Low) permite incorporar no sistema de transmissão uma relação adicional da ordem de 2,46:1, que permite por conseqüência aplicar mais torque às rodas em detrimendo à diminuição de velocidade.

Sds.
  • 23/03/2010, 10:22
    fabricio teco
    Pô Fendrich e Alessandro, que aula!!! :palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

Vou testar hoje mesmo a noite:dance::dance::dance:

Tô falando que tô ficando viciado nessa tranqueira.:pipoca:

Então a roda livre deverá sempre estar desativada para o veículo em situação normal, e para configuração em situações adversas, sempre acionada, correto?

Para terminar, por quê na "Reduzida" existe a opção "DIRETA"? O que isto significa? Não seria apenas ligar ou desligar a reduzida, ou seja, "ligada" e "neutra"?

Valeu mesmo!!
  • 23/03/2010, 10:42
    fendrich
    Fabricio,

Sim, roda livre desativada para o veículo em situação normal, senão o diferencial da frente vai rodar sem necessidade.

Na questão da reduzida, "ligado" é quando a alavanca está toda para cima ("reduzida") e o "desligado" é quando ela está toda para baixo ("direta").

A posição de "neutro" que existe na alavanca da direita (posição central) é para os casos em que você quer rebocar o teu CJ (vamos supor que você tem outro veículo para levar teu CJ até a trilha). Assim, nenhum dos diferenciais roda.

Como disse o Alessandro, aumenta a durabilidade do sistema porque as peças não ficam rodando em vão.
  • 23/03/2010, 10:58
    Alessandro Henrique
    A posição neutra (N) permite a operação do PTO (Power take-off), tomada de força para utilização de guincho mecânico, bombas d'água, geradores de rádio, alguns implementos agrícolas, etc... em combinação com o acelerador automático (Governor);

Sds.
  • 23/03/2010, 11:05
    Alessandro Henrique
    Citação:

Postado originalmente por fendrich Ver Post
    A posição de "neutro" que existe na alavanca da direita (posição central) é para os casos em que você quer rebocar o teu CJ (vamos supor que você tem outro veículo para levar teu CJ até a trilha). Assim, nenhum dos diferenciais roda.

O diferencial traseiro continuará em movimento pois as rodas traseiras são solidárias ao mesmo (não há roda livre). Quando em neutro ocorre o desengrenamento da caixa de transferência em relação aos eixos de saídas (dianteiro/traseiro).

Sds.
  • 23/03/2010, 11:12
    fendrich
    Citação:

Postado originalmente por Alessandro Henrique Ver Post
    O diferencial traseiro continuará em movimento pois as rodas traseiras são solidárias ao mesmo (não há roda livre). Quando em neutro ocorre o desengrenamento da caixa de transferência em relação aos eixos de saídas (dianteiro/traseiro).

Sds.

Me expressei mal, é verdade. Quis dizer que não havia transferência para o eixo traseiro e disse que o cardão não girava.

Valeu, Alessandro!
  • 23/03/2010, 13:16
    André Luiz Rossetim
    O cardã (traseiro) gira sim, afinal ele é solidario ao pinhão do diferencial. A unica coisa que não gira é o eixo de saida da caixa de marchas.
    `
    É aconselhavel sempre engatar a neutra para ser rebocado, mas...não vjo vantagens. Apenas mantem as caixas paradas, evitando o aquecimento e desgaste desnecessario.
  • 02/03/2015, 22:03
    Denáise
    Olá! Sou mais uma novata na área. Estou a poucas semanas com meu tão sonhado jeep, um CJ5 1972, tb conhecido como Juvenal! O antigo dono entendia que jeep "é assim mesmo" , ou seja, manutenção nota zero. No quesito estabilidade e "conforto". Dentre alguns itens há listados que terei que mexer, me intrigou as alavancas de tração e reduzida. Eu não percebi a função NEUTRA da reduzida, estou com a sensação que tem só a função ligada e direta. Isso é possível ou é fruto de alguma adaptação? Ele tem motor de opala 4cc, câmbio original 3 marchas.

se alguém puder me ajudar, agradeço!

obrigada.
  • 02/03/2015, 22:35
    Willian Del Piero Rocha
    Denáise ,bem vinda ao fórum e ao mundo do 4x4 , ,o que pode estar ocorrendo é a alavanca estar com muita folga e não ficar parada no meio(neutro) ,caindo sempre para frente ou para trás .
  • 02/03/2015, 22:59
    Denáise
    Hummm.... Pode ser! Não percebi a alavanca muito molenga, mas como só tenho os finais de semana para mexer nele, vou ver com mais calma.

Obrigada!!
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro Anterior 12
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 23:29.