Na verdade não causava bumpster não. O problema (ao menos esse) foi bem resolvido com essa peça.
Concordo que em teoria eu perderia curso e por isso não faria desta forma novamente, mas na prática e medindo em rampa o curso ficou o mesmo que o anterior (talvéz forçando os terminais até a casa do chapéu, mas que o RTI foi o mesmo, isso foi!)
Não foi a toa que ele foi ejetado do Cj em pleno passeio na serra da canastra, felizmente ele voou do jipe e não bateu a cabeça.
Sim fui ejetado.
Sim bati a cabeça (mas não tão forte quanto o resto do corpo, em especial o ombro que doi até hoje)
Sim eu estava rápido, sim estava sem cinto e sim, estava com os rancho na posição 1.
Sim, eu usei a máxima jipeira: "na duvida acelera". Infelizmente o BF 161 escolheu hora errada para ganhar força suficente para me empurrar pro barranco.
Sim, foi cabacice total, só que nessa época meu sistema de direção ainda não tinha o high steer e tinha um bumpster animal!!!!
Claro que o investimento em SPOA ou qualquer mudança no jipe não deve ser considerado como simples (como diz o ditado: Se está simples é porque está errado), e que hoje se fosse fazer tudo novamente faria muita coisa diferente e o resultado seria melhor com um custo menor.
Esse é o preço por ser pioneiro e é ai que está o verdadeiro espirito jipeiro.
SPOA hoje virou comodities, graças a caras como Régis, eu, Eugênio que metemos a cara e confiamos em fazer ao invés de esperar por resultados dos outros.
Problema sempre tem. O próprio Spider já sofreu com as experiências do Bill e só se encontra no nível de preparação em que está hoje graças a um pioneiro que não se deixa abater por qualquer problema que encontra pelo caminho.
[]´s
PS.: Quando fiz SPOA estava morando em Itatiba. Pergunta a qualquer mecanico dai se eles se lembram de mim e da dor de cabeça que dei a eles, fazendo e refazendo o projeto.
Então meu conceito de bumpster deve estar completamente errado.
Aquela total perda de controle do veículo quando passava por uma ondulação, lombada ou algo do tipo, e que era totalmente impossível de controlar, simplesmente desapareceu quando fiz o high steer. Fiz vários testes passando em lugares aonde era desesperador dirigir e a condução ficou melhor e mais confortável, mesmo comparado com o CJ SPUA.
É física e geometria. O mais comprida e o mais no horizontal que seja a barra, o menor o bumpsteer. A tua barra ferrava os dois mandamentos.......
Creio que sua percepção de que não havia bumpsteer era porque você acosumava com o comportamento do Jeep.
Quanto que tinha aquela barrinha, uns 300 mm?? Vamos supor que ela esteja perfeitamente horizontal com o Jeep parado. Dá para perceber que se o eixo descesse 300 mm, a barra iria do perfeitamente horizontal para o perfeitamente vertical, certo?? A que a distância horizontal entre as duas pontas da barra foi para ZERO??