x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 68
  • #1

    Eletro-ventilador auxiliar no BF-161




    Srs, este assunto já foi amplamente discutido anteriormente e não há mais muito o que discutir, mas se não fosse o caso de não ter o mal funcionamento em meu jeep...

    Campo de prova:
    Estive andando ontem debaixo de sol de 40 numa região que era só poeira, erosão e mato. A temperatura do motor aumentou bastante, chegando a "travar" a bomba de combustível. Foi aí que percebí que a ventoínha não armou pelo interruptor térmico(92/87 do opala). Fiz o teste de ligação direta e funfou beleza, alias deixei ela ligada direto depois dessa aquecida ou o jeep pararia novamente por travamento da bomba de combustível.

    A minha dúvida é se devo mudar o ponto de instalação do cebolão ou trocar por um de menor temperatura

    Seguem fotos do interruptor instalado:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Eletro-ventilador auxiliar no BF-161-img_5158.jpg   Eletro-ventilador auxiliar no BF-161-img_5159.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de Edison - Mp3
    Entrada
    06/10/2008
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    63
    Posts
    877
    Agradecimentos: 0
    Júlio, no meu BF tenho o sensor igual, mas tb uso um botão para acionar manualmente. Já tive amargar experiencias com os benditos sensores nos tempos do opala. Desde lá confio tb no olhometro, ou seja, se a temperatura subir acima do meio no marcador, aciono o ventilador eletrico via botão.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Julio Rebello Ver Post
    Srs, este assunto já foi amplamente discutido anteriormente e não há mais muito o que discutir, mas se não fosse o caso de não ter o mal funcionamento em meu jeep...

    Campo de prova:
    Estive andando ontem debaixo de sol de 40 numa região que era só poeira, erosão e mato. A temperatura do motor aumentou bastante, chegando a "travar" a bomba de combustível. Foi aí que percebí que a ventoínha não armou pelo interruptor térmico(92/87 do opala). Fiz o teste de ligação direta e funfou beleza, alias deixei ela ligada direto depois dessa aquecida ou o jeep pararia novamente por travamento da bomba de combustível.

    A minha dúvida é se devo mudar o ponto de instalação do cebolão ou trocar por um de menor temperatura

    Seguem fotos do interruptor instalado:
    Bom dia prezado ! a sua instalação está ok, o cebolão normalmente é instalado na parte de baixo do radiador, parece que você não quis furá-lo e instalou na mangueira não é ? ele deveria ter ligado o ventilador, mas é interessante utilizar um relê pois a corrente é bastante alta e talvez o cebolão estragou por isso ( estou supondo que está sem relê ), a propósito essa conexão é a do Tempra/Tipo ? um abraço !

  • #4
    Usuário Avatar de Dic3
    Entrada
    08/06/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    47
    Posts
    1,719
    Agradecimento: 1
    Eu acho estranho esse problema de temperatura com o BF. Quando eu tinha esse motor a temperatura nao subia nem que pusesse fogo embaixo dele. Lembro que o radiador estava em perfeito estado alem de ser o radiador correto para o BF.

    Verifica se esse radiador nao esta sujo internamente, valvula travada ou algo relacionado.

    Esse motor trabalha num giro mto baixo, nao pode aquecer assim a toa.

    Em relacao ao interruptor termico, ele esta no lugar correto, mas repito, veja se essa ventinha auxiliar nao esta mascarando outro defeito.

  • #5
    Usuário Avatar de Flaibam
    Entrada
    24/08/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    60
    Posts
    535
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Dic3 Ver Post
    ....Verifica se esse radiador nao esta sujo internamente, valvula travada ou algo relacionado....
    No meu carro de brinquedo (o Jeep é meu carro de verdade) já ocorreu de eu ter que trocar o sensor e o novo, na caixa, apresentou defeito durante a instalação. Então só acrescento verificar se ele ainda está funcionando ou se travou. Sensor travado não tem volta. Joga fora e compra outro para por no lugar.

  • #6
    Usuário Avatar de Dic3
    Entrada
    08/06/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    47
    Posts
    1,719
    Agradecimento: 1
    Se for MTE Lixo-Thomson tem grandes chances de vir com defeito de fabrica mesmo

  • #7
    Citação Postado originalmente por Julio Rebello Ver Post
    Srs, este assunto já foi amplamente discutido anteriormente e não há mais muito o que discutir, mas se não fosse o caso de não ter o mal funcionamento em meu jeep...

    Campo de prova:
    Estive andando ontem debaixo de sol de 40 numa região que era só poeira, erosão e mato. A temperatura do motor aumentou bastante, chegando a "travar" a bomba de combustível. Foi aí que percebí que a ventoínha não armou pelo interruptor térmico(92/87 do opala). Fiz o teste de ligação direta e funfou beleza, alias deixei ela ligada direto depois dessa aquecida ou o jeep pararia novamente por travamento da bomba de combustível.

    A minha dúvida é se devo mudar o ponto de instalação do cebolão ou trocar por um de menor temperatura

    Seguem fotos do interruptor instalado:
    Julio, tem certeza que foi a bomba de combustível que travou? Normalmente super aquecimento queima a junta ou trava os pistões. As vezes tudo volta ao normal, mas pode também detonar as camisas/pistões...
    Verifica a válvula termostática também, pois se ela estiver travando, a água quente não circula direito pelo radiador e a temperatura não consegue chegar ao ponto de fechar o contato do cebolão.
    Outra coisa, pega o cebolão, coloca dentro de uma panela com água deixando os terminais fora da água, e deixa ferver no fogão. Quando a água estiver fervendo, mede a resistência dos terminais do cebolão com um multímetro. Tem que marcar zero, senão troca por um novo...

  • #8
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Julio Rebello Ver Post
    Srs, este assunto já foi amplamente discutido anteriormente e não há mais muito o que discutir, mas se não fosse o caso de não ter o mal funcionamento em meu jeep...

    Campo de prova:
    Estive andando ontem debaixo de sol de 40 numa região que era só poeira, erosão e mato. A temperatura do motor aumentou bastante, chegando a "travar" a bomba de combustível. Foi aí que percebí que a ventoínha não armou pelo interruptor térmico(92/87 do opala). Fiz o teste de ligação direta e funfou beleza, alias deixei ela ligada direto depois dessa aquecida ou o jeep pararia novamente por travamento da bomba de combustível.

    A minha dúvida é se devo mudar o ponto de instalação do cebolão ou trocar por um de menor temperatura

    Seguem fotos do interruptor instalado:
    Quando se usa ese sistema de acionamento da ventoinha, coloca-se na mangueira de cima. O cebolão quando instalado no radiador vai na parte de baixo, mas quando instalado na mangueira é na de cima, a que vai para a bomba.
    A temperatura 92/87 está boa.

    []´

    []´

  • #9
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    Quando se usa ese sistema de acionamento da ventoinha, coloca-se na mangueira de cima. O cebolão quando instalado no radiador vai na parte de baixo, mas quando instalado na mangueira é na de cima, a que vai para a bomba.
    A temperatura 92/87 está boa.

    []´

    []´

    Bom dia prezado ! você saberia dizer por que ? sempre me disseram que era colocado no radiador na parte de baixo, para atuar pela temperatura da água que vai para o motor e não pela temperatura da água que vem dele, sei que não é colocado na parte de cima do radiador devido a possíveis bolsões de ar dentro do sistema, na mangueira superior não teria esse problema ? estou perguntando porque sempre achei que o ventilador deveria ser acionado levando em conta a temperatura de saida do motor - como você sugeriu - e estou para fazer umas alterações no radiador do BF, sendo assim . . . obrigado e um abraço !

  • #10
    Jacimar,
    tenho um desses, está mais ou menos como o da foto.
    Vou mandar uma foto do meu... mas não entendi quando você disse que na mangueira de baixo ele pega a água que vai para o motor. Não é justamente o contrário ? Agora me atrapalhei todo... não sei mais por onde a água entra e por onde sai. Mas acho que o cebolão devia ficar onde a água sai do motor, não ?

    ps. Tenho uma certa desconfiança de que o meu também não está funcionando.
    Como estou com o medidor de temperatura quebrado... geralmente deixo ligado
    direto pelo interruptor.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Julinot Ver Post
    Jacimar,
    tenho um desses, está mais ou menos como o da foto.
    Vou mandar uma foto do meu... mas não entendi quando você disse que na mangueira de baixo ele pega a água que vai para o motor. Não é justamente o contrário ? Agora me atrapalhei todo... não sei mais por onde a água entra e por onde sai. Mas acho que o cebolão devia ficar onde a água sai do motor, não ?

    ps. Tenho uma certa desconfiança de que o meu também não está funcionando.
    Como estou com o medidor de temperatura quebrado... geralmente deixo ligado
    direto pelo interruptor.

    Bom dia prezado ! por coincidência estava lendo o tópico que você iniciou sobre melhorias no BF, em breve farei uma contibuição quanto ao sentido de circulação da água é o seguinte : ela entra quente por cima do radiador e sai fria por baixo, os cebolões são colocados na parte de baixo para garantir que sempre estarão em contato com a água, o que poderia não acontecer se estivesse na parte de cima devido a bolsões de ar, e concordo com você o ventilador deveria ser ligado pela temperatura da água quente e não pela fria, não sei porque é assim em todos os carros que conheço um abraço !
    4X4 Brasil Razão: Erro de digitação

  • #12
    Obrigado pro responder. Entendi... sim.
    Em cima - que é por onde a água sai do motor e entra no radiador, portanto trazendo a informação mais importante sobre a temperatura do motor - pode haver problema de ar na tubulação. Mas em baixo a água está já resfriada - menos quente do que em cima -, e aí o dano já não pode ter sido causado ao motor ? O nosso amigo falou que geralmente se coloca em cima. Não estaria ele certo ?

    Abraços.

    ps. para testar o cebolão acho que vou ter que fazer a famosa sopa.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade