x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 25
  • #13
    Usuário Avatar de Alcione
    Entrada
    02/06/2005
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    54
    Posts
    627
    Agradecimento: 1



    Vale a pena arquear feixe de mola ?-dsc04055.jpg


    As minhas eu troquei por molas da Blazer, muito bom, o jipe ficou mais macio, mas sem ficar "molengo". O curso da suspensão ficou bem maior, tanto que até eliminei a necessidade de usar jumelos revolver.

    Sds,
    Alcione

  • #14
    Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    65
    Posts
    1,226
    Agradecimentos: 3
    Depende muito do profissional, eu tive caminhões a vida inteira e sempre arqueei as molas, como eles andavam sempre com excesso de carga as molas ficavam retas e perdiam a ação. Algumas vezes ficava ótimo e duravam muito, quase tanto quanto a nova e as vezes não duravam nada, depende do estado das molas, cada vez que você arqueia a durabilidade é menor, é como pneu, dá uma ou duas recapagens, depois substitui por novos, com as molas é a mesma coisa, arqueia uma ou duas vezes e depois troca por nova.
    Para arquear o profissional precisa aquecê-las até ficar vermelha, depois ele bate com a marreta até conseguir o arqueamento desejado, esquenta de novo e mergulha no óleo para temperar, é aí que a coisa pega, se deixar dura demais ela quebra, se deixar mole demais ela retorna rapidamente ao estado anterior, então se o profissional não souber temperar corretamente o aço não adianta fazer o serviço.
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

  • #15
    Hoje eu instalei mais uma lamina em cada feixe de mla traseiro, pois elas ja estavam cansadas. E subistituí uma lamina dianteira-direita, pois havia uma quebrada, aproveitei e mandei arquear um pouco, pra levantar o carro, que estava com a caçamba meio caída, deixei altura de uma l200.. Porém, ficou muito dura, além de a parte traseira ficar levemente uma parte maior que outra.. Segundo o mecanico, ele falou que as molas irão sentar mais um pouco e nivelar, vou ficar no aguardo.. Mas no meu caso acho que nao tinha muito o que fazer...
    Só estou estranhando um barulho quando faço alguma manobra, um rangido na direção, e quando saio de primeira, o carro sente alguma resistencia.. E o eixo do cardã nao está alinhado horizontalmente.. Será que isso irá me trazer problemas futuros.. Por favor me ajudem com suas experiencias, que estou muito preocupado em danificar alguma peça. Grato

  • #16
    Usuário Avatar de mauriciocsf
    Entrada
    26/05/2012
    Local
    teresina/PI
    Idade
    31
    Posts
    520
    Agradecimentos: 0
    pessoal, desculpem resuscitar o topico, mas estou com a mesma duvida do amigo rodolfo40c, possuo uma s10 modelo novo, e pretendo adicionar uma lamina extra, porem o meu medo é de mudar o angulo do cardan(e outras coisas, nao sei o que muda), se é que muda, e de eu ter problemas futuros. prejudica ou nao o carro? faço ou nao é serviço? o carro é novo e as molas estao perfeitas, so quero deixar mais firme e consequentemente vai ficar mais alta a traseira.
    ATUAL: S10 lt 4x4 mt
    EX Fiat Doblo essence 1.8, Peugeot 207, Fiat palio, Renault logan

  • #17
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Bom dia prezado ! acredito que apenas uma mola não vai alterar significativamente o ângulo do cardã, temos visto pessoas fazerem coisas mais radicais sem problema algum . . . se sua intenção é aumentar a capacidade de carga não esqueça que a caçamba pode sofrer, já quebrei o assoalho de madeira da minha C-10 com excesso de peso . . . abraço !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #18
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por mauriciocsf Ver Post
    pessoal, desculpem resuscitar o topico, mas estou com a mesma duvida do amigo rodolfo40c, possuo uma s10 modelo novo, e pretendo adicionar uma lamina extra, porem o meu medo é de mudar o angulo do cardan(e outras coisas, nao sei o que muda), se é que muda, e de eu ter problemas futuros. prejudica ou nao o carro? faço ou nao é serviço? o carro é novo e as molas estao perfeitas, so quero deixar mais firme e consequentemente vai ficar mais alta a traseira.
    Eu ainda não entendi o motivo da adição da mola extra... sua camionete é das novas... não está boa a sua altura? a suspensão não está o suficiente? quem dá a firmesa numa suspensão é o amortecedor, estou enganado? do contrário vai ficar dura, igual o lombo de um jumento... dando coices de traseira...

    Meu jeep tinha 11 molas na traseira... pulava igual um cabrito de traseira... só melhorava quando colocava toda a família nele... mas mesmo assim ainda pulava... na reforma que fiz recente tirei duas molas... ficou com boa altura, e bem mais macio... e deixou de pular na trilha... só que quando coloco a família ele cepa o pneu na carroceria... nada que andar devagar nos batentes não resolva... ou então cortar mais ainda a caixa de roda...

    Só contei isso pra o amigo analisar a real necessidade disso... ok?

    Forte abraço!

    PAblo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #19
    Usuário Avatar de mauriciocsf
    Entrada
    26/05/2012
    Local
    teresina/PI
    Idade
    31
    Posts
    520
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Bom dia prezado ! acredito que apenas uma mola não vai alterar significativamente o ângulo do cardã, temos visto pessoas fazerem coisas mais radicais sem problema algum . . . se sua intenção é aumentar a capacidade de carga não esqueça que a caçamba pode sofrer, já quebrei o assoalho de madeira da minha C-10 com excesso de peso . . . abraço !
    eu nao vou aumentar o peso, é so pra nao arriar tanto ao colocar peso, entao nao terei problemas?
    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Eu ainda não entendi o motivo da adição da mola extra... sua camionete é das novas... não está boa a sua altura? a suspensão não está o suficiente? quem dá a firmesa numa suspensão é o amortecedor, estou enganado? do contrário vai ficar dura, igual o lombo de um jumento... dando coices de traseira...

    Meu jeep tinha 11 molas na traseira... pulava igual um cabrito de traseira... só melhorava quando colocava toda a família nele... mas mesmo assim ainda pulava... na reforma que fiz recente tirei duas molas... ficou com boa altura, e bem mais macio... e deixou de pular na trilha... só que quando coloco a família ele cepa o pneu na carroceria... nada que andar devagar nos batentes não resolva... ou então cortar mais ainda a caixa de roda...

    Só contei isso pra o amigo analisar a real necessidade disso... ok?

    Forte abraço!

    PAblo
    é pq ela da uma arriada quando coloca proximo da capacidade total de carga, ela é dura mas nao é igual a um jeep
    ATUAL: S10 lt 4x4 mt
    EX Fiat Doblo essence 1.8, Peugeot 207, Fiat palio, Renault logan

  • #20
    Usuário Avatar de juleymar73
    Entrada
    23/07/2011
    Local
    Governador Valadares/MG
    Idade
    46
    Posts
    782
    Agradecimentos: 0
    Ola amigos , dois dos meus feixes quebraram as segundas molas contando de baixa para cima , andei observano e tem masi uma pra quebrar , observei que essas segundas molos se desgastam diferenciada das demais , segundo entendi aqui nesse topico posso trocalas e a melhor solução e não arquear , se entendi bem.

  • #21
    Usuário Avatar de lucar
    Entrada
    04/01/2012
    Local
    Pirassununga-SP/SP
    Idade
    43
    Posts
    649
    Agradecimento: 1
    Tudo depende do serviço que vai ser feito caso queira arquear as molas. Se não adiantasse não teria posto de molas arqueando de caminhão que leva muito peso. Se as molas já estiverem gastas, oxidadas e fora de especificação um bom prestador de serviço vai te recomendar a troca. Caso contrario não vejo porque não arquear.

    O serviço deve ser feito a frio de preferência, ou o prestador de serviço deve saber temperar o aço caso seja aquecida a mola, se não não vai prestar mesmo.

    os amortecedores também devem estar bons, se não já viu!
    LAND ROVER DEFENDER 110 2000 "GALEGA"
    Cj-5 1973 "Sangue Baum"
    PU2UVB QAP 146.000mhz / PX2L0880 QAP CANAL 16

  • #22
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por mauriciocsf Ver Post
    eu nao vou aumentar o peso, é so pra nao arriar tanto ao colocar peso, entao nao terei problemas?

    é pq ela da uma arriada quando coloca proximo da capacidade total de carga, ela é dura mas nao é igual a um jeep


    Bom dia prezado ! com certeza não há problema, um abraço !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #23
    Usuário
    Entrada
    09/07/2014
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, comprei um CJ5 1976 e as molas estão planas, quase retas.

    Pelo que li no post 70% desaconselham arquear e 30% acham válido.

    Como estão muito retas e duras, antes de trocar por novas, acho que vale provar o arqueamento.

    Dos 30% que deram o OK, quase todos disseram que depende da qualidade do serviço do "moleiro".

    Alguém indica um bom em Belo Horizonte ou região?

    Abraços,

    Renato.

  • #24
    Usuário Avatar de vavarusso
    Entrada
    01/06/2011
    Local
    JUAZEIRO/BA
    Idade
    53
    Posts
    2,404
    Agradecimento: 1
    Amigo depende da qualidade do moleiro (dificil) e depende da qualidade das molas (tb difícil se for ainda as originais). Mas, é muito bom testar as coisas.
    Boa sorte!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade