x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 31
  • #1
    Usuário Avatar de wcascarlos
    Entrada
    04/04/2010
    Idade
    54
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0

    Qual aditivo devo usar no líquido de arrefecimento do motor?




    Olá pessoal, acabei de comprar um Jeep 82 com motor de 4 cilindros do maverick, pretendo trocar o líquido de arrefecimento que está muito sujo com sinais de muita corrosão, vai a pergunta, que aditivo devo usar e em que proporção?

  • #2
    Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Idade
    50
    Posts
    1,047
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por wcascarlos Ver Post
    Olá pessoal, acabei de comprar um Jeep 82 com motor de 4 cilindros do maverick, pretendo trocar o líquido de arrefecimento que está muito sujo com sinais de muita corrosão, vai a pergunta, que aditivo devo usar e em que proporção?
    Tenho um motorzinho destes aqui no meu Maveko.
    depois de várias tentativas frustradas de limpar radiador e o resto do sistema, ficava limpa a água, mas poucos dias já tava barrento denovo devido ao monte de craca que não saia do radiador e galerias d'água do motor, aí apelei para o radclean(acho que é isso) da bardhal. deixei alguns dias com o produto e depois umas 2 ou 3 boas enxaguadas. Parecia água de mangue saindo do radiador quando esgotei tudo!! E completei com Paraflu + água.

    OBS 1:
    Nas instruçoes de uso do radclean fala pra deixar uma semana em uso com o produto e depois esgotar, mas acho que isso se aplica a carros "normais" em carro com 30 anos de uso como os nossos, em 1 dia já dava medo da cor da encrenca dentro do radiador. Deixei só uns 3 dias e depois limpei tudo.

    OBS 2:
    Nas instruçoes do Paraflu indicam pra usar puro, eu achei excelentes resultados com 1 ou 2 litros e completando o resto com água. Nunca mais sujou. Sem falar que aqui o litro de Paraflu custa 27,00 e só acha em 1 posto.

    Não recomendo de maneira nenhuma estes aditivos genéricos e baratinhos que tem por ai, sejam rosinhas, amarelinhos ou verdinhos, testei um monte, só dinheiro jogado fora.

    OBS 3 :
    Não se assuste se logo depois de limpar o radiador com rad clean vc observar pequenos vazamentos no radiador, pq ele remove até a sujeira que tava ali tapando uns eventuais buraquinhos ehehehehe!!

  • #3
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Idade
    44
    Posts
    3,398
    Agradecimentos: 4
    Como não é um motor que sofre com problemas de temperatura, ou seja, não necessita de um anti-fervura... recomendo o aditivo anti-corrosivo da MWM, que custa entre 15 a 20 reais o litro, e pode ser diluído em até 30 litros de água no sistema.

    Recomenda-se utilizar meia litro para cada 10 litros de água no sistema.
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #4
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por wcascarlos Ver Post
    Olá pessoal, acabei de comprar um Jeep 82 com motor de 4 cilindros do maverick, pretendo trocar o líquido de arrefecimento que está muito sujo com sinais de muita corrosão, vai a pergunta, que aditivo devo usar e em que proporção?

    Bom dia prezado ! o amigo Dodger ja falou tudo . . . fica ate sem graca , no meu caso para lavar utilizo 3 litros de querosene por 2 ou 3 dias junto com agua limpa no radiador, acho que e menos agressivo que o Radclean ou similares, lavo bem depois, e como aditivo utilizo o da Tecbril, na embalagem diz para colocar 40% de aditivo e 60% de agua mas eu so ponho aditivo - so fica a agua do bloco - passei a fazer isso depois que um amigo teve problemas na RD350LC e so resolveu rodando com 100% de aditivo, essa moto era refrigerada a agua mas nao tinha ventilador e ela fervia facil, ele foi aumentando a quantidade de aditivo e melhorou a refrigeracao, mas um colega aqui do forum discorda, diz que o aditivo em excesso faz o motor trabalhar mais quente, pretendo quando tiver tempo fazer uns testes para comprovar a informacao . . . quanto ao Tecbril ele custa cerca de R$12,00 o litro e funciona tao bem quanto o Radcool e Paraflu - so que sao caros - um abraco !
    4X4 Brasil Razão: Erro de digitacao

  • #5
    Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    2,346
    Agradecimentos: 6
    Fiz o que o Dodger falou a 5 anos e minha água nunca mais "enferrujou". Eu também mandei "varetar" o radiador, por via das dúvidas... E tinha entupimento. O resultado é zero de problemas de aquecimento.
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #6
    Desativado
    Entrada
    05/12/2006
    Idade
    61
    Posts
    289
    Agradecimento: 1
    Com referência ao post inicial:

    Eu pergunto, o uso de aditivo é para limpeza (anticorrosivo) ou com função anti-ebulição e anti-congelante, o que deseja?

    Se seu motor e sistema de arrefecimento são originais, pergunto é recomendado o uso do aditivo (etileno glicol ) nesse seu motor pelo fabricante? Se não é, para que usar? Deseja que seu motor trabalhe mais quente do que o normal, e pra quê?
    O aditivo tipo "paraflu" tem função anti-congelante e retardador de ebulição do liquido de arrefecimento,faz com que o motor trabalhe mais quente sem que o liquido ferva (eleva o ponto de ebulição).Porém é interessante notar que ao usar esse aditivo o indicador de temp, marca uma temp menor, fazendo o observador achar que o motor está mais frío,engano . Na verdade o motor está mais quente, é que o aditivo na àgua diminúe a capacidade de retirar calor da mesma. A àgua pura é mais refrigerante e por isso aquece mais e o indicador sobe , pois o mesmo faz a leitura do liquido e não do motor.
    Produtos de limpeza em motores velhos pode ser catastrófico, podem aparecer furos por toda parte.Limpe só o radiador e o motor só com àgua corrente.

  • #7
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    A função do aditivo, que também é muito importante, é de preservar os selos do motor contra a ferrugem, além é claro de elevar o ponto de ebulição da água.
    Água com aditivo e pressurizada dentro do radiador, só ferve acima de 110 graus.
    Use aditivo de boa marca e siga as instruções do fabricante do aditivo.

    []´

  • #8
    Usuário Avatar de wcascarlos
    Entrada
    04/04/2010
    Idade
    54
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Ainda não forcei o motor, por isso não sei se ele vai aquecer, estou mais preocupado com o excesso de ferrugem que possa causar algum vazamento no sistema, pretendo utilizar algum destes aditivos para impedir que isso aconteça.

  • #9
    Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Idade
    50
    Posts
    1,047
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Zé Renato Ver Post
    Com referência ao post inicial:

    Eu pergunto, o uso de aditivo é para limpeza (anticorrosivo) ou com função anti-ebulição e anti-congelante, o que deseja?

    Se seu motor e sistema de arrefecimento são originais, pergunto é recomendado o uso do aditivo (etileno glicol ) nesse seu motor pelo fabricante? Se não é, para que usar? Deseja que seu motor trabalhe mais quente do que o normal, e pra quê?
    O aditivo tipo "paraflu" tem função anti-congelante e retardador de ebulição do liquido de arrefecimento,faz com que o motor trabalhe mais quente sem que o liquido ferva (eleva o ponto de ebulição).Porém é interessante notar que ao usar esse aditivo o indicador de temp, marca uma temp menor, fazendo o observador achar que o motor está mais frío,engano . Na verdade o motor está mais quente, é que o aditivo na àgua diminúe a capacidade de retirar calor da mesma. A àgua pura é mais refrigerante e por isso aquece mais e o indicador sobe , pois o mesmo faz a leitura do liquido e não do motor.
    Produtos de limpeza em motores velhos pode ser catastrófico, podem aparecer furos por toda parte.Limpe só o radiador e o motor só com àgua corrente.
    Por partes:

    Função dos aditivos:
    => Não deixar formar sujeira, oxidação, etc nas galerias de água do motor e colmeia do radiador.
    =>Elevar o ponto de ebulição
    => Lubrificar a valvula termostática.

    No caso do motor do amigo(OHC Ford) ele não pode trabalhar além dos 118ºC. A agua em condiçoes normais passa a vapor depois dos 100ºC, ou seja, ferve! Sob pressão a temperatura de ebulição sobe um pouco e com aditivo sobe um pouco mais ainda, o que é interessante, pq depois de passar ao estado de vapor a temperatura adquirida pode subir muito além dos 100ºC, dai os estragos(juntas queimadas, empeno de cabeçote, etc).

    Não entendi a afirmação do amigo ao falar que a temperatura lida no sensor é difernete se vc usa água pura ou mistura com aditivo. Acho que o sensor vai ler e mandar pro termometro do painel a temperatura do liquido que ali passa, seja, água, aditivo, óleo, mercurio, lama, etc

    A água pura com certeza é mais refirgerante. Mas de que adianta agua pura num sistema cheio de craca e ferrugem pra atrapalhar a circulação e troca de calor com o metal?

    Quanto a aparecer furos com limpeza por radclean. Os furos não vão aparecer, eles simplesmente já estavam ali, só que tapados por sujeira. Vai limpar e podem aparecer vazamentos, ai sim.
    Limpar sistema so com água, principalmente em carro mais antigo, num funciona não.

  • #10
    Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Idade
    50
    Posts
    1,047
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por wcascarlos Ver Post
    Ainda não forcei o motor, por isso não sei se ele vai aquecer, estou mais preocupado com o excesso de ferrugem que possa causar algum vazamento no sistema, pretendo utilizar algum destes aditivos para impedir que isso aconteça.
    Se optar por usar só água, baixa a que está lá e reponha com agua limpa, e repita a operação algumas vezes até a agua ficar limpinha. Mas em 15 dias a agua já vai estar ferrujinosa denovo. Aí faz a limpeza denovo, ai vai sujar, ai faz a limpeza denovo e por ai vai.

    Se for optar por aditivo, é usar radclean ou outro similar de marca idonea, enxaguar bem(encher com agua limpa e esgotar algumas vezes) e depois completar com agua + paraflu ou este da MWM que ainda não testei mas já me foi muito bem recomendado. Depois é só conferir o nivel da água de vez em quando e vai ver que nunca mais vai ficar barrenta.
    Se tiver medo que apareçam vazamentos, pode fazer a limpeza só com água e depois completar com agua+ aditivo, mas o resultado não é o mesmo.
    4X4 Brasil

  • #11
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Dodger Ver Post
    Por partes:

    Função dos aditivos:
    => Não deixar formar sujeira, oxidação, etc nas galerias de água do motor e colmeia do radiador.
    =>Elevar o ponto de ebulição
    => Lubrificar a valvula termostática.

    No caso do motor do amigo(OHC Ford) ele não pode trabalhar além dos 118ºC. A agua em condiçoes normais passa a vapor depois dos 100ºC, ou seja, ferve! Sob pressão a temperatura de ebulição sobe um pouco e com aditivo sobe um pouco mais ainda, o que é interessante, pq depois de passar ao estado de vapor a temperatura adquirida pode subir muito além dos 100ºC, dai os estragos(juntas queimadas, empeno de cabeçote, etc).

    Não entendi a afirmação do amigo ao falar que a temperatura lida no sensor é difernete se vc usa água pura ou mistura com aditivo. Acho que o sensor vai ler e mandar pro termometro do painel a temperatura do liquido que ali passa, seja, água, aditivo, óleo, mercurio, lama, etc

    A água pura com certeza é mais refirgerante. Mas de que adianta agua pura num sistema cheio de craca e ferrugem pra atrapalhar a circulação e troca de calor com o metal?

    Quanto a aparecer furos com limpeza por radclean. Os furos não vão aparecer, eles simplesmente já estavam ali, só que tapados por sujeira. Vai limpar e podem aparecer vazamentos, ai sim.
    Limpar sistema so com água, principalmente em carro mais antigo, num funciona não.

    Bom dia prezados ! nao podemos esquecer tambem de outra funcao do aditivo : preservar a bomba d`agua, que eh um item caro . . . prefiro gastar com aditivo e aumentar a vida util dela, com relacao a temperatura de ebulicao da agua, eh interessante aumenta-la porque depois que ferve a agua permanece a 100 graus e nao consegue refrigerar mais o motor . . . se voce mora em regioes serranas eh pior, pois ela fervera em temperatura menor ainda !


    Em tempo 1 : Tambem achei estranha essa informacao do Ze Renato, quanto a medicao de temperatura/aditivo, mas . . .

    Em tempo 2 : Estive em Mariana na Sexta-feira Santa, que cidade agradavel, visitei a Mina da Passagem - a unica aberta a visitacao no Brasil - almocei no Rancho, comida de primeira, parabens !

  • #12
    Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Idade
    50
    Posts
    1,047
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Bom dia prezados ! nao podemos esquecer tambem de outra funcao do aditivo : preservar a bomba d`agua, que eh um item caro . . . prefiro gastar com aditivo e aumentar a vida util dela, com relacao a temperatura de ebulicao da agua, eh interessante aumenta-la porque depois que ferve a agua permanece a 100 graus e nao consegue refrigerar mais o motor . . . se voce mora em regioes serranas eh pior, pois ela fervera em temperatura menor ainda !


    Em tempo 1 : Tambem achei estranha essa informacao do Ze Renato, quanto a medicao de temperatura/aditivo, mas . . .

    Em tempo 2 : Estive em Mariana na Sexta-feira Santa, que cidade agradavel, visitei a Mina da Passagem - a unica aberta a visitacao no Brasil - almocei no Rancho, comida de primeira, parabens !
    Bem lembrado Jacimar, eu falei da lubrificação da valvula mas tem essa da bomba d'água tbém.
    Tenho uma foto aqui em algum lugar da bomba d'água do meu motor OHC quando troquei ela. Era a original ainda com o rotor de chapa dobrada, não tiha mais nenhuma aleta inteira, tava totalmente lisa, cumida pela ferrugem, era de dar medo e nem sei como tava circulando água no motor. depois troquei por uma nova de marca argentina, onde o rotor é feito de aço fundido, agora pelo menos vai demorar pra corroer, ainda mais usando aditivo.

    Abração !!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade