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Convex Datacenter
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  • #1

    Question Motor e caixa da D10 no CJ5.




    Fala Jipeiros de plantão.....
    Estou com uma oportunidade única em mãos e queria a opinião de vocês mais experientes e vivenciados que eu.
    Seguinte tenho um CJ5 6 cilindros a gasolina com caixa original de 3m a pouco tempo, fiz trilha com ele umas 2 vezes só. E me apareceu um maluco aqui querendo me vender um motor e caixa de D10 com nota e tudo por R$ 4 mil já instalado no Jeep. Procurei no fórum e não achei nada falando sobre esse motor e nem sobre essa caixa. Então o que eu gostaria de saber dos senhores é: É fácil de adaptar esse motor e caixa? E o que mais eu tenho que fazer no carro para que ele receba esse motor? E se esse motor vale a troca pelo 6 cilindros original do meu jeep? Pois não tenho nenhum dado técnico sobre esse motor e nem sei potência nem nada. E mais uma coisa, essa caixa tem como se conectar com a tração e reduzida originais do jeep?
    Valeu!!!!

  • #2
    Usuário Avatar de Kim
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    O motor é um Perkins 4236, com caixa clarck, acho que 240.

    Tem bastante coisa no fórum.

    Sua t-case não aguenta.
    não adianta insistir, vai quebrar.
    Terá que colocar coroa e pinhão mais longo, uma 13x46.
    Terá que ter paciência, pois toda adaptação é meticulosa e demorada.
    Se bem feito, é muito bom, no jeep, é motor para o resto da vida do jeep!
    R$ 4.000,00 é o valor de uma retífica.

    É a minha opinião.

  • #3
    Usuário
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    mambore/PR
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    Para adaptar o câmbio tem esse tópico que te explica muita coisa, já esse motor aí pra mim é besteira.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=58314

  • #4
    Usuário Avatar de Campi
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    Vou dar meu pitaco.
    Se eu estivesse no seu lugar, levaria todo o conjunto que te foi oferecido a um mecanico para inspelção do mesmo, se tudo estivesse ok correria atras de quanto fica a mudança de documentação. Depois de tudo bem pesado e pensado, mandaria bala na compra, este conjunto é dígno de trator, é muito forte e dificilmente dá mão de obra.
    Vou por abaixo a especificação do BF 161 que é o 6 cilindros original do jeep e do motor perkins 4236 da d10.

    BF 161:
    Cilindrada: 2638 cm cúbicos.
    Taxa de compressão: 7.6:1.
    Potencia: 90 CV a 4000 rpm.
    Torque: 18.67 mkgf a 2000 rpm.

    Perkins 4236:
    Cilindrada: 3861 cm cúbicos.
    Taxa de compressão: 16:1.
    Potencia: 86 CV a 2800 rpm.
    Torque: 26.4 mkgf a 1400 rpm.

    Bom os números já dizem tudo, o motor perkins é bom de torque em baixas rotações, ótimo pra um 4x4, é meio ruim de potencia, mas isso não interessa tanto nada que uma turbinada não resolva.
    Espero ter ajudado qualquer dúvida estamos aqui.

  • #5
    Usuário
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    Mas é de bom alvitre lembrar que esse motor é bem mais pesado que o Bf161 e isso implica em mudanças significativas na estrutura do Jeep no que diz respeito a freios, direção, suportes de coxim de motor, suspensão e chassis.

  • #6
    Usuário Avatar de Campi
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    Bem lembrado caro mauricio, concerteza o chassis deverá ser reforçado e ter um belo de um coxim, agora em relação a freios de minha parte se estiverem bons não tem problema, agora a direção também merecerá um belo reforço.

  • #7
    Fala pessoal...
    não tinha levado em conta a questão do peso do motor, pensei que seria uma troca meio que justa já que o original tem 6 cilindros e o perkins tem 4 mas esqueci do fator da taxa de compressão que o perkins tem que aguentar fazendo-o necessariamente mais pesado que o 6 caneco do meu willys...
    estive conversando com um amigo aqui que praticamente me jogou nesse mundo falando com ele sobre as intenções com esse motor e ele me falou que de repente seria mais interessante colocar um VW AP 1.9 Diesel com caixa de Chevete, e ai vêm a questão, o que que vocês meus amigos do fórum me dizem sobre essa combinação? Desculpe se estou sendo repetitivo em algum tópico que já exista no fórum mas é pq estou saindo de casa agora e não tive tempo hoje de pesquisar algo sobre.
    Valeu...

  • #8
    Usuário Avatar de Campi
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    Na minha opinião se for pra colocar um VW diesel é melhor ficar com o bf, pois vc vai ter que fazer um monte de modificação, que talvez mais tarde vc sinta falta de força e robustez do conjunto, então vc vai ter que mudar tudo de novo.
    Não se desespere com ofertas feitas pelos outros, se o seu está bom não enteressa que o do outro é diferente, com o tempo vc vai sentindo as necessidades, e ser for necessário a mudança vc não fará escolhas precipitadas.

  • #9
    Usuário
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    Assinando o tópico e babando pra ver como isso acaba, ter um CJ5 a diesel parece algo muito interessante....

  • #10
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