x
Convex Datacenter
Página 5 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 49 a 60 de 91
  • #49



    Difícil é pensar que o Brasil recebeu muitos veiculos militares durante a II guerra, e também no pós guerra. Alguns raríssimos (pelo menos 10 Jeeps ford GP e Bantam BRC40, que de alguma maneira foram os protótipos que deram origem ao Willis que conhecemos). Nesta época (governo militar) tinha muito investimento nisso.

    Só que no final da década de 60 / início de 70, esse material ficou obsoleto e foi "desmilitarizado", ou seja vendido para ferro-velho, a peso de... ferro.

    Nessa época ninguém se interessava por restauração de jeeps. fazer trilha, era era coisa de bixo-grilo. Quem precisava de 4x4, podia comprar um CJ5 Zero KM (ou usado com pouco uso).

    O resultado disso; Toneladas de ferro - entenda-se jeeps (GPW, MB, Bantan), dodges, caminhões (GMC, chevrolet, REO Diamond-T, dragon wagon, etc..), tanques (Stuart, sherman, Lee, etc...) em condição de rodagem, e peças de reposição para tudo isso, foram picados à machado e vendidos como ferro velho para abastecer os fornos da CSN!!!

    Diferente do Brasil, nos USA e na Europa, ainda se acha muita peça de reposição (original de época, na cera e datado de 1942 por exemplo), pois lá souberam dar valor para este material. Por aqui, denovo, derreteram tudo.

    De maneira alguma estou defendendo a memória militar (gosto dos jeeps militares e carros antigos apenas), mas infelizmente vivemos em um país que não preserva a memória.

    Esses jeeps que aparecem nas fotos são do Frank Berg, do site G503. Esse pessoal recolheu uma pequena parte do grande excedente militar que os americanos deixaram na europa depois da guerra. Mas diferente daqui, eles preservaram.

    Abraços

  • #50
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
    Entrada
    19/06/2005
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    49
    Posts
    4,204
    Agradecimentos: 23
    De maneira geral todo o material excedente no pós guerra foi utilizado na reconstrução da Europa.
    Na biblioteca central de Roterdan tem um livro enorme na entrada que registra a reconstrução com fotos da cidade totalmente destruída e conta essa história, pois bem todo material recolhido incluindo veículos sucateados foram utilizados ou na terraplanagem ou derretidos.

    Provavelmente os veículos dessas fotos tiveram o mesmo fim, era uma questão de sobrevivencia, lembrem-se que a escassez de material naquela época era enorme, pois a guerra consumiu tudo e estavam todos quebrados, excetos os americanos e suíços!

    Mas sem duvida é um cenário muito diferente a Europa da década de 40 e o Brasil de 60/70.

    Algumas fotos antes e depois de retirarem o entulho.
    Roter foi duramente bombardeada por alemães.

    []
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Ferro velho militar.-thema_rotterdam.jpg   Ferro velho militar.-4300629252_ca013215cc.jpg   Ferro velho militar.-ccjytyxcwq9yd70pyj9c0ddwo1_500.jpg   Ferro velho militar.-4298543718_df799abbe4.jpg   Ferro velho militar.-4299809007_6ca447a6d8.jpg  

  • #51
    Usuário Avatar de Paulo Bidoli
    Entrada
    09/10/2010
    Idade
    70
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    essas fotos me deixam triste por um motivo...

    prova que a humanidade não recicla nada, carros, sejam eles jeeps ou não, com clara capacidade de ainda funcionar, poderiam ser adaptados para fins agricolas ou em auxilio de carga e fazendas, meios de locomoção e são descartados como simples lixo, como as fotos são antigas, claramente viraram um monte de ferrugem ao ar livre ou foram aos poucos sendo amaasados... amontoados...

    Acho que se o metal deles retornou de alguma forma ou pro ambiente depois de corroido ou se foram devidamente reclicados e aproveitados é ainda aceitável...

    Mas a merda do consumismo desenfreado só sabe gerar isso que vemos, enormes pátios de "esqueletos" de veículos, as vezes funcionais e obrigando cada vez mais e mais rapido a troca de carros e objetos por algo "mais novo", tão funcional quanto e menos durável...

    Sustentabilidade, palavra bonita de nossa época atual, não envolve só inspeção veicular, sacolinhas de supermercado e etc... Mas sim responsabilidade do governo com o combustivel, com a manutenção das vias (impedindo que buracos gerem mais prejuizo e troca de peças) e fins decentes para esses equipamentos descartados...

    Sabem o que estamos deixando para nossos filhos? O legado será cobrado mais cedo do que imaginamos...

    Ou os governos se organizam e fazem o que tme de ser feito que não é onerar o trabalhador só e criar uma onda de descarte de material e veiculos usados ou estaremos a um passo do "indústria da sucata"...

    Quanto mais impõe regras que imposibilitam a recuperação re-uso ou reciclagem decente desses materiasi descartados, o governo cava a propria cova em médio prazo sem ter onde alocar todo esse lixo enorme gerado tanto pelas inspeções veiculares que não se responsabilizam pelo combustivel que chega à bomba e quer responsabilizar VOCÊ pela poluição gerada...

    A indústria automotiva, por trás disso, as petroleiras e o governo visando arrecadação não sabe a bolha que está criando, isso quando estourar teremos graves problemas

    Espero estar errado
    Bom dia Rubens. Infelizmente vc não está errado. Já estamos presenciando alguns sintomas do que vc falou. Eu também gosto muito de veículos militares e tenho um (MB 1942). Infelizmente as pessoas se deixam seduzir pelas idéias mercantilistas e não preservacionistas e isso vai custar caro pra todo mundo, infelizmente. O negócio é mantermos os nossos materiais do melhor jeito possivel. Abraços.

  • #52
    Usuário
    Entrada
    19/06/2006
    Local
    Itajaí/SC
    Idade
    51
    Posts
    196
    Agradecimentos: 0

    paraíso melncólico

    Citação Postado originalmente por Paulo Bidoli Ver Post
    Bom dia Rubens. Infelizmente vc não está errado. Já estamos presenciando alguns sintomas do que vc falou. Eu também gosto muito de veículos militares e tenho um (MB 1942). Infelizmente as pessoas se deixam seduzir pelas idéias mercantilistas e não preservacionistas e isso vai custar caro pra todo mundo, infelizmente. O negócio é mantermos os nossos materiais do melhor jeito possivel. Abraços.
    O que vale um MB hoje no brasil??? outra...se esses ferro-velhos ainda existem na bélgica e noruega, seria possível importar???

  • #53
    Usuário Avatar de Paulo Bidoli
    Entrada
    09/10/2010
    Idade
    70
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por rossirr Ver Post
    O que vale um MB hoje no brasil??? outra...se esses ferro-velhos ainda existem na bélgica e noruega, seria possível importar???
    Bom Dia Rossirr. O valor de um MB hoje é bem relativo. Tem os caras que põe o preço na estratosfera como se fosse o único do planeta. O maior problema é que como não temos uma mentalidade preservacionista e histórica, fica dificil basear o preço em alguma coisa. Como sempre olhamos para esses carros como "carros de sucata", não preservamos uma frota de veículos históricos, como o pessoal da Europa e Estados Unidos. Me lembro de ter visto inúmeros veículos militares totalmente descaracterizados (Pneuzão, bancão, farolzão, etc...) rodando aqui por São Paulo nos anos 70. E olha que era possivel achar veículos praticamente completos nos desmanches da época.
    Essas fotos que vc viu, foram tiradas logo após a Segunda Guerra e eles não existem mais. Importar veículos antigos é permitido sim, só que o custo fica um pouco salgado. Abraços.

  • #54
    Usuário Avatar de Paulo Bidoli
    Entrada
    09/10/2010
    Idade
    70
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Caso queira dar uma olhada em que estado os veículos militares iam pra desmanche, entra na minha página do Flickr e veja no album "Vehicles" http://www.flickr.com/photos/paulobidoli/page3/
    4X4 Brasil

  • #55
    Usuário
    Entrada
    19/06/2006
    Local
    Itajaí/SC
    Idade
    51
    Posts
    196
    Agradecimentos: 0
    Fantastico Paulo!!! quer dizer... acho fantástico mas da um aperto no coração. Entrei num site de veiculos militares antigos. Achei um m38a1, só com motor e lataria...completamente depenado sem cx de cambio, incusive, e o cara pede 20 mil :-s como preservar assim??? e a paixao, onde fica??? nao sei se vc assistiu, mas assista o Band of Brothers...cara...é muito jeep pra la e pra ca...muito legal

  • #56
    Usuário Avatar de Paulo Bidoli
    Entrada
    09/10/2010
    Idade
    70
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Não só assisti, como tenho o box da série, mas não se entusiame tanto com aqueles carros. A maioria é prop (feitos a partir de outros carros).

  • #57
    Usuário
    Entrada
    15/07/2008
    Local
    Guarulhos/SP
    Idade
    55
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Doglair Valim Ver Post
    Anexo 207305

    Anexo 207306

    Anexo 207307

    Anexo 207308

    Anexo 207309
    Achei perto de casa, um terreno cheio de pick-ups e caminhoes antigo, tudo no tempo deretendo, e o cara diz que no casa dele tem mais, tem alguns jeep ate um 42, tomara que nao esteja no tempo.
    Amigo, boa noite !

    Você sabe se o dono desse local tem a tampa trazeira da Rural ?

    Abraços;

  • #58

    Nota de 100

    Citação Postado originalmente por Julio Cesar D. Flor Ver Post
    Amigo, boa noite !

    Você sabe se o dono desse local tem a tampa trazeira da Rural ?

    Abraços;

    Tem, tem ate nota de cem reais espalhadas, mas tampa de rural, tem não.

  • #59
    Usuário Avatar de jairjr
    Entrada
    02/12/2010
    Local
    salvador/uauá/BA
    Idade
    34
    Posts
    202
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up

    eu olho para essas imagens... e penso:
    lutei pra conseguir comprar o meu jeep cj5 e ai tem de monte...
    se eu conhecesse esse lugar e fosse de minha época seria uma beleza.
    mas acho também que não daria muito valor a minha viatura hoje. rsrs
    bom tópico esse!

  • #60
    Usuário Avatar de Marcelo.CJ5
    Entrada
    25/01/2011
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    39
    Posts
    281
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por rossirr Ver Post
    Fantastico Paulo!!! quer dizer... acho fantástico mas da um aperto no coração. Entrei num site de veiculos militares antigos. Achei um m38a1, só com motor e lataria...completamente depenado sem cx de cambio, incusive, e o cara pede 20 mil :-s como preservar assim??? e a paixao, onde fica??? nao sei se vc assistiu, mas assista o Band of Brothers...cara...é muito jeep pra la e pra ca...muito legal
    Bacana demais.
    Faço parte do Regimento Inconfidentes, Clube de Colecionadores de Militaria de MG.
    Realmente o Band of brothers é repleto de viaturas perfeitas.
    General Mann - Jeep Willys CJ5 1963 - BF161
    Dirigindo uma parte da história do mundo!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade