x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 39
  • #1
    Usuário Avatar de Evandro Dalberto
    Entrada
    12/05/2009
    Idade
    51
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0

    Consumo de combustivel




    Prezados colegas, sou novo aquí no forum e principalmente na irmandade dos apaixonados por 4x4 e particularmente os CJs. Possuo um CJ5 ano 1975 que acabei que trocar o motor original pelo AP 1.8 + cx. de chevette 5m. Estou bastante satisfeito com o desempenho mas achei o consumo muito alto. Estou fazendo uma média de 5 km/lt. Alguem pode me dar uma ajuda?

  • #2
    Usuário
    Entrada
    28/12/2005
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    49
    Posts
    84
    Agradecimentos: 0
    Evandro,

    Acredito que este consumo não esteja muito fora da realidade já que num carro de passeio onde a aerodinamica é melhor e o peso é menor, o consumo de um motor deste gire em torno dos 8km/l.

    O CJ´s por terem resistância aerodinâmica e peso maiores gastam mais

    Uma coisa que fiz no meu e que ajudou a consumir menos foi a troca dos pneus, o que eu tinha antes era pneus mais agressivos, coloquei pneus também 100 off road porém no asfalto roncavam menos, isto é ofereciam menos resistência de rolagem, com isso o consumo passou de 4,6km/l para 5,5Km/l !!!!!
    É preciso verificar também aqueles pontos básicos com os filtros, calibragem dos pneus, se o motor foi com injeção eletrônica verificar situação dos bicos.
    Outro ponto é verificar a relação do seu diferencial, já que seu câmbio é mais moderno e já possui a quinta marcha, uma relação mais longa entre pinhão e coroa ajudaria a consumir menos em estradas. porém obviamente vc perde um pouco torque.

    Espero que possa ter ajudado

  • #3

    Ponto.

    Citação Postado originalmente por Evandro Dalberto Ver Post
    Prezados colegas, sou novo aquí no forum e principalmente na irmandade dos apaixonados por 4x4 e particularmente os CJs. Possuo um CJ5 ano 1975 que acabei que trocar o motor original pelo AP 1.8 + cx. de chevette 5m. Estou bastante satisfeito com o desempenho mas achei o consumo muito alto. Estou fazendo uma média de 5 km/lt. Alguem pode me dar uma ajuda?
    Olá Evandro.

    Fora o que o nosso amigo Daniel lhe sugeriu eu te sugiro que leve a um mecânico e peça a ele que coloque uns 2 ou 3 graus a mais no ponto. Desde que não fique grilando é claro. Isso só pode ser feito com uma pistola de luz estroboscópica que é bem comum em oficinas. Essa história de acertar o ponto no ouvido não funciona muito bem. Tem pessoas que discordam mas se um dia você ver alguém acertando o ponto no ouvido pergunte com quantos graus ficou? É impossível que ele te responda. Com mais ponto o motor fica mais esperto de baixas rotações e perde um pouco de alta. Mas para o jeep que como o Daniel disse é pesado e não tem aero dinamica boa, quanto mais força de baixa melhor.

    Abraço.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Boa tarde prezados, o ponto ajustado com a pistola de ponto realmente é o correto, mas motores mais velhos e desgastados as vezes pedem soluções diferentes, tenho uma C10 com motor 261 ( 4300cm³ ) que se for colocado o ponto pedido pelo manual o motor fica quadrado e sem torque, o ponto tem que ser feito 'de ouvido' um pouco adiantado, aí sim ! ele parece que tem os 149cv que diz no ducumento, claro que não é isso tudo, mas que melhora . . . melhora
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #5
    Usuário
    Entrada
    31/05/2007
    Local
    Londrina/PR
    Idade
    41
    Posts
    265
    Agradecimentos: 0
    este consumo é de alcool ou gasolina ?

    tenho um consumo semelhante usando alcool (no ap original a alcool ) no cambio de 3 marchas da C-10 e pneus frontiera

    obs: com pneus AT o consumo era muito bom p/ um jeep, na casa dos 7,5km/l de alcool

  • #6
    Usuário Avatar de André Luiz Rossetim
    Entrada
    07/08/2008
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    37
    Posts
    371
    Agradecimento: 1
    Vc não informou se:
    * é na estrada ou na trilha
    * é no alcool ou na gasolina.

    Só pra vc ter uma ideia, meu Wyllis com um 2.5 de opala faz 5 km/l na estrada (70km/h) e uma média de 3,5 km/l nas trilhas pesadas - NO ALCOOL!!!!!

    Meu gol 1.8 AP, 1995, monoponto (totalmente ultrapassado), faz algo entre 9 e 10 km/l na cidade dependendo do pé, e chega perto dos 12 km/l na estrada na GASOLINA.

    Para vc ter uma ideia real do que esta gastando basta dividir o preço do combustivel pelo km rodada, veja como os meus carros fazem:

    Custo do km rodado com o Jeep: - alcool a R$ 1,70
    nas trilhas - R$ 0,49 / km
    na rodovia - R$ 0,34 / km

    Com meu gol - gasolina a R$ 2,60 - dados de Curitiba, em novembro de 2009
    na cidade - R$ 0,27 / km
    na rodovia - R$ 0,22 / km

    É ai que agente ve como é caro fazer trilha!!!!!
    Mas.....vale a pena
    Willys 1957 - vermelho
    GM151 alcóolico, cx C10, SPOA, distr. elev. (99% homebuild)
    Jeep Willys: Nascido pra GUERRA, criado nas TRILHAS!!!

  • #7
    Citação Postado originalmente por Evandro Dalberto Ver Post
    Prezados colegas, sou novo aquí no forum e principalmente na irmandade dos apaixonados por 4x4 e particularmente os CJs.
    Bem-vindo amigo!
    Citação Postado originalmente por Evandro Dalberto Ver Post
    Estou fazendo uma média de 5 km/lt. Alguem pode me dar uma ajuda?
    Manda tua conta-corrente pra eu depositar minha ajuda, porque o consumo é isso mesmo

    Abração e aproveite bem o Fórum
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #8
    Usuário Avatar de Flaibam
    Entrada
    24/08/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    60
    Posts
    535
    Agradecimentos: 0
    Bateu com o consumo de álcool do meu OHC 2.3. Na trilha faz bem menos.
    TR4 2009 Flex - Bebe tanto quanto o dono!

  • #9
    Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    65
    Posts
    1,226
    Agradecimentos: 3
    Pessoal, vocês mandaram calibrar seus odômetros/velocímetros?
    Porque com os pneus de diâmetros maiores os velocímetros/odômetros marcam menos do que efetivamente o jeep está rodando, assim o cálculo da média fica prejudicado.
    Eu sei que todo mundo já sabe disso, mas não custa lembrar. Como eu não calibrei o meu ainda, acho que não adianta tentar fazer a média.
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

  • #10
    Usuário Avatar de André Luiz Rossetim
    Entrada
    07/08/2008
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    37
    Posts
    371
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Robertux Ver Post
    Como eu não calibrei o meu ainda, acho que não adianta tentar fazer a média.
    Basta verificar o quanto maior é seu pneu, por exemplo, meu pneu tem diametro 7% maior que o original, então não hora de ver a distancia percorrida eu corrijo, considerando que na realidade eu andei 7% a mais do que está marcando.

    Isso se sua relação coroa/pinhão for original, caso contrario tem que corrigir mais esta diferença.

    Outra maneira é aferir o odometro em locais que vc tenha certeza da distancia percorrida, como naqueles locais que os JeepClub usam para aferiri os equipamentos antes de Raids. Ai basta vc saber o qto errado ele está e sempre lembrar de multiplicar a distancia por um fator de correção.
    Willys 1957 - vermelho
    GM151 alcóolico, cx C10, SPOA, distr. elev. (99% homebuild)
    Jeep Willys: Nascido pra GUERRA, criado nas TRILHAS!!!

  • #11
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Bom dia ! estamos falando de consumo em trilhas ! mas cada trilha tem suas particularidades, não é mesmo ? e como diz a propaganda daquele cartão de crédito : "uma trilha no fim de semana não tem preço"
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #12
    Usuário
    Entrada
    28/12/2005
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    49
    Posts
    84
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por André Luiz Rossetim Ver Post
    Basta verificar o quanto maior é seu pneu, por exemplo, meu pneu tem diametro 7% maior que o original, então não hora de ver a distancia percorrida eu corrijo, considerando que na realidade eu andei 7% a mais do que está marcando.

    Isso se sua relação coroa/pinhão for original, caso contrario tem que corrigir mais esta diferença.

    Outra maneira é aferir o odometro em locais que vc tenha certeza da distancia percorrida, como naqueles locais que os JeepClub usam para aferiri os equipamentos antes de Raids. Ai basta vc saber o qto errado ele está e sempre lembrar de multiplicar a distancia por um fator de correção.
    André,

    Apenas corrigindo uma informação quanto ao diâmetro dos pneus, quanto maior o diâmetro menor vai ser o número de voltas do conjunto mecânico (diferencial, câmbio, motor), para percorrer determinada distância, pois tem relação com o perímetro da circunferência do pneu.

    Por isso quando seu odômentro marca por exemplo 80 Km/h se vc está com um pneu 7% maior sua velocidade real estará por volta de 86 km/l (ainda não fiz as contas exatas para certificar que o aumento do pneus é proporcional a redução ou aumento da velocidade, apenas estou usando seu parâmetro para exemplificar).

    Como o velocímetro é ligado ao câmbio, que por sua vez faz funcionar o odômetro, a distância percorrida mostrada deve ser subtraída em 7% e não acrescida, o que vai apresentar um consumo maior (infelizmente !!!!!)

    Se o sistema todo gira menos para percorrer a mesma distância isto significa teoricamente menor consumo de combustível, porém temos um outros fatores que pneus maiores geram que são maior momento torçor e maior inércia devido ao maior peso, talvez no final das contas fique elas por elas.

    Pra finalizar para quem instalou pneus maiores e não tem como aferir o odômetro tomar cuidade com os radares evitando passar na velocidade exata pois com certeza vc pode tomar uma multa sem saber o porque, a dica é passar pelo menos 10km/h mais lento do que especificado na placa da via que está sendo monitorada pelo radar.

    Abraço

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade