x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20
  • #1
    Usuário
    Entrada
    05/05/2009
    Idade
    48
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    Uso de suspenção de toyota band em CJ5




    Caros cologas, no forum sou novo, sempre usei bem mais o jipenet.

    Adaptei tudo em meu CJ5, restando ainda de original os diferenciais, redução e suspenção.

    Meu proximo passo é trocar os feixes de mola originais pelo de bandeirante, usando 3 molas.

    Dúvidas...

    Meus feixes já estou acostumado, o carro inclina bastante em curvas, mas pelo trabalho da suspenção ele é de boa estabilidade, com a ajuda dos pneus BF all 31x10,5 r15.

    Já usei estabilizador trazeiro nesses feixes, mas desisti depois de tombar ele com 1 semana de uso do estabilizador. O carro fica adernando bem menos mas o trabalho da suspenção fica limitado, então quando entro na curva ele tende a perder aderencia em uma roda trazeira fazendo com que o jeep rode e se topar em algo, virar.

    O feixe da band ele fica bem estável sem esse balançado caracteristico do jeep, mas será que ele vai trabalhar da forma que o meu feixe trabalha hoje?

    Esse jeep uso muito no dia dia, primeiro por sem potente, segundo ser mais economico de que um pálio 1.0, mais fácil de estacionar, etc..
    Alem de trilhas, uso para viajar por praias, e para fazer trilhas em outros municipios.
    Preciso ter uma suspenção que seja mais estável, sem prerder as caracteristicas que tenho (entrar em uma curva rápido, mesmo com o jeep deitando, mas sem rodar) e que se compore adequadamente em uma trilha.
    Resalva, aqui não é comum trilhas super pesadas, que seja necessário um curso exagerado de suspenção. O meu com esses feixes se comporta perfeitamente bem nessas trilhas.

    Gostaria da opinião de voces sobre o assunto.
    Qualquer dúvida ou sugestão sobre adaptações em CJ pode perguntar.

    Abraços

    João Luis
    João Pessoa PB

    CJ5 77 Hulk
    -Motor VW 1.9 Tdi pump duse (preparando reprogramação para 150 cv)
    -Caixa clark CL2215A 5 machas com ré sincronizada e kit deeptec
    -Carroceria de fibra (100% até a moldura do parabrisa)
    -Bancos fiat tipo com aumento as laterais
    -Direção hidráulica Omega om bomba de mercedinha
    -Embreagem hidráulica L200 plator recalibrado com disco de ceramica
    -Radiador de óleo, ar(intercooler), combustível (diesel) e água
    -Banco trazeiro com cx de som e baú com chave para viagem
    ..

    Ainda falta alguns outros detalhes a adaptar, e depois fazer uma reforma geral para tapar os buracos a mais e ajustar todo o conjunto.

  • #2
    Usuário Avatar de inaciocm
    Entrada
    13/06/2008
    Local
    Jataí/GO
    Idade
    35
    Posts
    384
    Agradecimentos: 0

    finalmente...

    encontrei alguem com a msm duvida que eu...
    tbm utilizo meu jeep diariamente e em trilhas leves, nada que necessite de um curso de 2 metros na suspa...
    entao vai: suspa da band com 3 laminas, ou retirar algumas laminas dos meus feixes originais e instalar molas entre o chassis e os feixes?
    CJ5 76 OHC + CL2205D + SuspToy + R15 31 - http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...j5-1976-a.html

  • #3
    Usuário Avatar de JP CJ-5
    Entrada
    23/07/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    40
    Posts
    747
    Agradecimentos: 0
    Molas de Toyota no CJ

    Já deram uma olhada?

    [ ]'s
    Sds,
    João Paulo

  • #4
    Usuário Avatar de inaciocm
    Entrada
    13/06/2008
    Local
    Jataí/GO
    Idade
    35
    Posts
    384
    Agradecimentos: 0

    já...

    já li mtos tópicos sobre o assunto(sério, nao sao poucos) e sobre os Kit FES(que todos disseram nao ser util como é anunciado) e ainda assim, tenho duvidas quanto a trocar os feixes do meu pelos da band... seria uma mudança mto radical no projeto do CJ...
    pensei em retirar umas 5 laminas de cada feixe(no meu tem10 laminas cada) e instalar molas do corsa, algo semelhante ao FES, mas tenho medo de 5 laminas nao serem suficientes para suportar o peso do jeep
    fico na duvida pq um KIT BAND é mto caro...
    como já disse, nao faço "mal" uso do meu jeep...hehehe
    CJ5 76 OHC + CL2205D + SuspToy + R15 31 - http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...j5-1976-a.html

  • #5
    Usuário
    Entrada
    05/05/2009
    Idade
    48
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    Mola de Band em CJ

    Vi também as respostas.

    A questão de suspensão, usar feixe de band, amortecedor X ou Y é mais complexo do que se possa imaginar.

    Dependendo do tipo de uso do carro e forma de dirigir isso muda bastante. Acertar isso é onde está o problema.
    O pessoal aqui corre de indoor e usa esses feixes, baixos e com barra estabilizadora.
    Na corrida de indoor o carro não adernar (banlançar) é bom, isso é garantido pelos feixe e barra estabilizadora.
    Qual a finalidade disso no indoor? O carro entra na curva, dá uma saida de trazeira sem adernar e ja fica de frente para a reta e so acelerar.....

    Para esse fim é ótimo...

    No dia dia isso é um problema como relatei, imagine você entrar em uma curva, rápido no asfaldo.. a suspenção não trabalhar... nao adernar... a força continuará a existir, se a carroceria não aderna para o lado, qual a tendencia? que a roda que está dentro da curva levante um pouco perdendo aderência ao piso e consequentemente o carro saindo de trazeira. Isso em um contorno, devagar ou em uma pista de indoor e f;acil de controlar... mas você imagine andando a 100 km/h ou 120 km/h?
    O carro roda.... o interessante que jeep nao tem tendência de virar, se usar bons pneus (largos), ele apenas roda. mas não pode topar em nada, se bater no meio fio da rua.. já era, ele vira.

    A dúvida em relação ao uso de feixe de band,'é bem em relação ao uso do carro não apenas para trilhas ou indoor e sim para uso diário que é o meu caso e o caso do colega.

    A minha suspensão original trabalha bem, entro em curvas de quase 90 graus a 60 km/h sem problemas, ele da uma bela deitada mais não escorrega, sinto mais confiança no jeep do que no pálio weekend que tenho (quem não tem costume com a deitada dele se borra de medo).

    Mas realmente o andar com a suspençào original as vezes é incomodo pelo balançado pra lá e pra cá dela. Um amigo com uma suspensão de band você não vê ele ficar nesse pra la e pra cá, mas também nunca dirigi para testar ele entrando em uma curva como entro no meu jeep.

    vou até pedir a ele para dirigir e testar, mas o dele tem barra estabilizadora atras que deve afetar nesse menor trabalho da suspensão de band que ele usa e pode sair de trazeira.
    Penso em usar os feixes sem barra estabilizadora atraz.

    Que acham?????

    João Luis

  • #6
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    bom num sei dizer muito eu já andei em alguns com suspensão de band...

    o que posso te dizer é se curso de suspensão não é muito o que vc quer a mais, pode colcoar os suportes dos feixes para fora do chassis ao invés de embaixo como original e ganha-se um pouco só de establidade a mais em curvas (somente no eixo traseiro).

    Mas creio eu que a solução melhor e o que melhor lhe atenderia é a combinação feixes de mola de toyota, amortecedores traseiros da ranger 97 turbogás + eixos de rural

    ai sim devido ao ganho do "entre-rodas" teria melhor (só um pouco) resposta em curvas e etc, melhor memso que isso só alongando o jeep e esticando o entre-eixos o que nÀod eve ser sua intensão

  • #7
    Usuário Avatar de inaciocm
    Entrada
    13/06/2008
    Local
    Jataí/GO
    Idade
    35
    Posts
    384
    Agradecimentos: 0
    após o meu ultimo post, fui no meu meca trocar uma idéia e adivinhem só: ele estava desmontando uma F-75 para retirar peças. ela ja estava acabada de lata e carroceria(de madeira), porem a parte mecanica está 100%, tem motor willys 6c com medidas STD, reduzida, cambio 3 marchas, docs e tudo. falei p ele que é até crime depenar a coitada mais ele disse que já tem todas as peças vendidas, menos os dois eixos e o chassis.
    olhando nun canto, vi mais dois eixos de uma outra pick-up que ele tinha desmontado a alguns anos. PERFEITOS!!! sem soldas, não estao enpenados e a bolota do munhao está zerada, sem riscos nen marcas.
    Como já vi no forum, muita gnt coloca estes eixos buscando estabilidade.
    pensei: pq nao trocar os meus e manter minha suspa original?

    enfim, seria algo do tipo: eixos de F-75 + amortecedores de Ranger + feixes originais.

    porem, como o jeep ficaria mais largo, gostaria de manter meus pneus militares (6.50 - 16)... seria uma boa ou acabaria piorando???
    nao curto jeep com pneus grandes...
    CJ5 76 OHC + CL2205D + SuspToy + R15 31 - http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...j5-1976-a.html

  • #8
    Banido
    Entrada
    29/07/2006
    Posts
    3,001
    Agradecimentos: 0
    Se não for fazer SPOA, penso não ser necessário colocar eixos de Rural ou F-75.

    Trocar os feixes de mola do jeep pelos da Band não alterará a estabilidade do jipe, pois o centro de gravidade não sofrerá mudança. Isso somente ocorrerá se fizer SPOA.

    A simples troca dos feixes deixará o jipe um pouco mais macio, e a estabilidade ficará a mesma.

    []s

  • #9
    Usuário Avatar de EduMendes
    Entrada
    15/06/2008
    Local
    SP/SP
    Idade
    50
    Posts
    731
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por inaciocm Ver Post
    após o meu ultimo post, fui no meu meca trocar uma idéia e adivinhem só: ele estava desmontando uma F-75 para retirar peças. ela ja estava acabada de lata e carroceria(de madeira), porem a parte mecanica está 100%, tem motor willys 6c com medidas STD, reduzida, cambio 3 marchas, docs e tudo. falei p ele que é até crime depenar a coitada mais ele disse que já tem todas as peças vendidas, menos os dois eixos e o chassis.
    olhando nun canto, vi mais dois eixos de uma outra pick-up que ele tinha desmontado a alguns anos. PERFEITOS!!! sem soldas, não estao enpenados e a bolota do munhao está zerada, sem riscos nen marcas.
    Como já vi no forum, muita gnt coloca estes eixos buscando estabilidade.
    pensei: pq nao trocar os meus e manter minha suspa original?

    enfim, seria algo do tipo: eixos de F-75 + amortecedores de Ranger + feixes originais.

    porem, como o jeep ficaria mais largo, gostaria de manter meus pneus militares (6.50 - 16)... seria uma boa ou acabaria piorando???
    nao curto jeep com pneus grandes...

    Concordo com o Folgado:

    Sem SPOA e sem pneus 35" não tem porque colcocar eixos de F75.
    Acho ate que ficaria esteticamente estranho, pois o pneu ficaria muito para fora.

    Abraço
    CJ5 - 1962 - Motor 250s Turbo - Eixos Rockbone - 200% Bloqueado - Wolverine 38" - Guincho Ekron

  • #10
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    f-75 é muittoooo largo o eixo traseiro

    vai ter de colcoar alargadores de 15cm e ainda sai pra fora...

    vc só tem ganho (repito) se utilizar as molas POR FORA do chassis mas perde curso de suspensão (não é meio pra fora é beemmm pra fora) se vc comparar o chassis da f-75 é mais largo na traseira e os cj-5 e cj-7 americanos tem essa estrutura também e não é a toa! Logo vc pode "copiar" colocando apenas os suportes das molas por fora, porém o gnaho é pouquissimo.

    Eu uso eixos de rural e SPUA porque meus eixos estavam ruins, eu prentendo num futuro proximo ir pro SPOA e fiz parte da coisa... enfim!

    Molas eu trocaria pelas da toytoa sempre, a diferença é brutal

  • #11

    eixo de f-75 em cj-5

    Boa tarde senhores do conselho,

    Faz tempo que estou na reforma do tobias e ta chegando a hora da reta final. Li agora mesmo no forum que colocando eixos de f-75 o jeep ganha mais estabilidade e conforto. Claro que aliado a molas toy.

    Pergunto:

    Isso é verdade realmente? e so colocar no lugar dos antigos? não tem nenhum tipo de adaptação? alem da estabilidade altera mias alguma coisa?

    Senhores o tobias estara com pneus 31, molas toy, puchados pelo bf161, cisco ventilado, dh de santana. Que acham da configuração?????

    Grato pela atenção dispensada e o que me dizem (comentem valeu)

  • #12
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    ...pode colcoar os suportes dos feixes para fora do chassis ao invés de embaixo como original e ganha-se um pouco só de establidade a mais em curvas (somente no eixo traseiro).


    Rubinho se continuar assim vai voltar pro primário

    Recomendo a leitura: Suspensão por fora do chassi



    Abração

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade