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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de felipebrde
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    Como funciona a bomba de gasolina do BF161?




    Olá senhores, hj estava mechendo no meu jeep e me surgiu uma dúvida, pois tive q trocar a bomba velha por uma nova, só havia disponível estas blindadas, soh q o seguinte, parece q ela "empurra" o combustível para o carburador com muito mais força q a outra ae dah uma presão na mangueira. e Agora o jeep afoga com facilidade. Essas bombas saum mecânica, então se está girando o motor ela tah mandando combustível, ae se a boia indica q tah cheia a cuba como eh q fica? Pq parece q ela "empurra" bem mais combustível q o motor precisa para ficar em marcha lenta. Alguém saberia me explicar como funciona esse sistema?

    Obrigado a todos.

  • #2
    Fala Felipe !! Só lidando com a máquina então ?
    Sobre a bomba é o seguinte, normalmente a especificação do fornecedor é uma só e a pressão não deveria variar. Talvez a que vc comprou não seja do motor BF (do maverick é igual) ou a sua original estava com algum problema (diafragma furado/ressecado) e por isso não tinha a pressão correta.
    Por esse motivo pode ter sido instalado um gicle maior para suprir a falta do combustivel ou ainda a boía do carburador pode estar desregulada.
    Na bomba existe a saida e entrada de combustivel e o acionamento é feito por uma came do comando de válvulas pressionando aquele braço externo da bomba. Espero ter ajudado !
    WILLYS CJ5 1959 - O Legendário Cremogema ! ! !
    GM151 S / BVM5 - Clarck CL2205D
    ** Jeep Willys: A lenda continua viva !!!

  • #3
    Usuário Avatar de felipebrde
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    Relamente a minha bomba era das antigas e naum estava puxando combustível, então substitui por esta nova Brosol se naum me engano, e na embalagem dizia Jeep 6cc dentre outros veículos que naum me recordo. Quanto ao carburador, pode ter o gicle trocado mesmo, visto q peguei ele montado em uma base de opala.
    Eu estava pensando o seguinte, se a bomba nunca para de mandar combustível e quando a cuba enche o carburador para de receber, como fica essa pressão toda? Na mangueira? A bomba para de enviar mais combustível?

    Abraços!

  • #4
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    retorno

    Amigo. Coloca um desborbulhador, com retorno pro tanque que resolve.

  • #5
    Usuário Avatar de edgar
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    Creio que a bomba, ainda mais sendo brosol, não é o problema. Pode ser que teu carburador esteja com a valvula de entrada um pouco gasta ou a boia um pouco trancada dai não veda direito.

    Mas a ideia é esta mesmo, a valvula de entrada, conhecida como estilete, tranca a entrada e mantem a pressão na mangueira. quando o carburador precisa, a valvula abre e pronto.

    A sugestão do segio é a mesma que adotei, coloquei um desborbulhador de plastico, R$8,00. Agora se o carburador não quiser, a gasolina volta para o tanque !

    Assim a bomba não esquenta, não forma vapor na linha....coisa que fazia meu jeep ficar na rua direto ! Era parar, por um pano molhado em cima da bomba enquanto tirava o filtro e via o vapor de gasolina subindo.

    Ainda não testei na rua....mas na garagem é impressionante como o carro funciona redondo e a gasolina volta pro tanque direto

  • #6
    Usuário Avatar de felipebrde
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    Valeu galera pela ajuda de todos, mas encontrei o problema, era o gicle de combustível q estava errado... pois o carburador eh DFV 228 e o gicle que tinha instalado era um Solex 165. Ae substitui por um 29 e ficou perfeito agora.

    Abraços!

  • #7
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    Opa felipebrde!

    O retorno sobre um problema resolvido sempre é bem vindo!

  • #8
    Aonde eu encontro esta bomba de gasolina Brosol...tem código dela para eu procurar?
    A propósito..eu toh pensando em trocar a bomba de combustível, pois, do nada meu Jeep perdeu força...agora ele não consegue nem subir a rampa da garagem...ateh o carrinho de brinquedo do meu filho sobe...
    Qdo eu vou subir a rampa ele engasga e morre....

  • #9
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    Citação Postado originalmente por matrakaum Ver Post
    Aonde eu encontro esta bomba de gasolina Brosol...tem código dela para eu procurar?
    A propósito..eu toh pensando em trocar a bomba de combustível, pois, do nada meu Jeep perdeu força...agora ele não consegue nem subir a rampa da garagem...ateh o carrinho de brinquedo do meu filho sobe...
    Qdo eu vou subir a rampa ele engasga e morre....

    Bom dia ! você tem certeza que é a bomba ? podem ser outras coisas, como glicleur entupido, bobina de ignição etc, faça um teste : retire a mangueira de combustível depois da bomba e coloque a ponta dentro de um pet ou similar, dê partida e o motor vai pegar porque a cuba está cheia, funcione 10 segundos e desligue,dentro do pet deverá ter entre 0,5 a 0,8 litro de combustível . . . boa sorte !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #10
    Usuário Avatar de felipebrde
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    Olha tche, eu fui na auto-peças e pedi bomba de combustível para jeep 69... e ele me trouxe essa... na caixa dizia q era pro Willys/Pick up/ Rural 6cc. E vou te contar... meu jeep começou a fazer a mesma coisa q o seu... e não é a bomba! hehehe...
    Eu tento subir a lombinha da garagem e ele começa a falhar... e se eu paro de acelerar ele morre... ae soh desligando e ligando novamente ele volta... Estranho q na lenta fica normal... se acelerar sem tentar andar pra frente... acelera perfeito... mas quando tento ir pra frente ele naum tem força... Se alguém souber o q pode ser... vou dar uma olhada geral no bura... ver se tem algo entupido... mas me parece mais uma pane elétrica... sei lah... pq a luz do alternador fica acendendo e apagando...

  • #11
    Usuário Avatar de felipebrde
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    Ah... semana passada ele andou normal... e começou isso quando fui entrar na garagem... depois disso naum consigo mais nem sair dela! hehehe...

    Abraços e feliz ano-novo pra todo mundo!

  • #12
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Somente esclarecendo a pergunta sobre o funcionamento da bomba:

    A alavanca (eixo-alavanca) puxa combustível do tanque e a mola da bomba é que dá a pressão/vazão para o carburador.

    O eixo comando de valvulas tem um ressalto específico para acionar a bomba, também meio da usinagem de um excentrico.

    Conforme o eixo vira, o excentrico faz o eixo-alavanca da bomba ciclar.

    Ao ciclar, o diafragma é puxado pela alavanca, causando depressão na camara e puxando gasolina do tanque.

    Já a mola empurra o diafragma de volta, travando uma valvula para que a gasolina não volte para o tanque, e pressurizando a gasolina na camara da bomba para o carburador.

    Atenção: no desenho abaixo e à direita, há um erro de edição pois o retorno do diafragma NÃO é pelo eixo- alavanca e sim pela ação da mola .... portanto a setinha está na direção certa, mas na posição errada ... tem que estar do lado da mola

    http://www.tpub.com/content/construc.../14264_119.htm



    É óbvio que se a boia trava a entrada de combustível na cuba do carburador, algo deve segurar a pressão na bomba senão alguma coisa iria para o beleléu !

    Engenhosamente, ao encher a cuba e a boia travar, o diafragma da bomba é puxado pelo eixo-alavanca, a mola tenta empurrar o difragma de volta, mas como há então um calço hidraulico, o sistema do diafragma fica paralizado numa posição X que é aquele rasgo no eixo do diafragma, enquanto o eixo-alavanca sobe e desce no vazio.

    O eixo do diafragma é construido de forma que SOMENTE puxe combustível. NUNCA empurra, justamente para não destruir a bomba. É por isso que tem a mola para empurrar (pressurizar) o combustível.

    Na ocasião do calço hidraulico, o eixo-alavanca sobe e desce mas não puxa mais combustível do tanque porque trabalha no vazio no eixo do diafragma. Somente volta a puxar combustível, quando a boia abre, alivia o calço e a mola novamente esvazia a camara da bomba.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

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