x
Convex Datacenter
Página 3 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 71
  • #25
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2



    Citação Postado originalmente por Alex63 Ver Post
    Pessoal,

    Se ficar sem filtro no BF 161 a pressão cai e realmente não lubrifica o comando e mancais... cuidado ! Isto é bastante discutido em fóruns americanos, pois o sistema do Go Devil e hurricane e da mesma forma.... então tem de ter o filtro ou fechar a saida do bloco para o filtro....senão da caca....

    Abcs
    Bom dia prezado ! essa era a informação que eu tinha também, cheguei inclusive a comentar isso em outro tópico sobre filtro de óleo, no fórum americano que participa, faz referência ao BF161 ? talvez ele seja um pouco diferente do Go-Devil e Hurricane, pelo menos mais 'moderno' ele é ! e a explicação sobre o funcionamento do alívio do BF161, juntamente com o desenho do mesmo faz muito sentido, provavelmente a Willys, ciente desse problema ( risco de alta pressão ) e sabendo que os brasileiros são bastante criativos - para não dizer gambiarreiros - criou esse mecanismo de alívio, de qualquer forma, é só garantir que o filtro que vou utilizar, PSL47, não fique sujo o suficiente para abrir a válvula, sempre tive o hábito de trocar sempre o filtro junto com o óleo, um abraço !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #26
    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Bom dia prezado ! o filtro que me indicaram, PSL47, possui válvula de retenção e alívio, levando em conta que o alívio do filtro original é feito como o Sr. explicou anteriormente, vou utilizar esse mesmo ( PSL47 ), muito obrigado pelo esclarecimento . . .
    Jacimar, só cuida com essa válvula de alívio. Mede a pressão do óleo com o filtro original e depois com o adaptado, pois essa válvula provavelmente não foi projetada para trabalhar na mesma pressão do velho BF.
    Portanto se a pressão do alívio for baixa, vai faltar óleo no resto do motor, e se for muito alta, vai diminuir a quantidade de óleo filtrado X tempo.
    Eu ainda sou da opinião de controlar a vazão/pressão usando o mesmo diâmetro de entrada do filtro antigo.

  • #27
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Rafaminc Ver Post
    Jacimar, só cuida com essa válvula de alívio. Mede a pressão do óleo com o filtro original e depois com o adaptado, pois essa válvula provavelmente não foi projetada para trabalhar na mesma pressão do velho BF.
    Portanto se a pressão do alívio for baixa, vai faltar óleo no resto do motor, e se for muito alta, vai diminuir a quantidade de óleo filtrado X tempo.
    Eu ainda sou da opinião de controlar a vazão/pressão usando o mesmo diâmetro de entrada do filtro antigo.
    Bom dia prezado ! com certeza vou ter cuidado . . . e em caso de qualquer dúvida aborto o empreendimento, meu BF tá redondinho não vou arriscar o garoto, antes de implementar vou fazer vários testes e medições que você sugeriu, e com relação a pressão da válvula de alívio acho que não vai ter problema porque ela abre em função da pressão diferencial e não da pressão absoluta ou seja, só abre se entupir . . . o Pedrão falou que conheceu o Nerso, será que ele não tem o telefone dele ? seu depoimento ajudaria bastante um abraço !
    4X4 Brasil Razão: Complementação da resposta
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #28
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    não é possível.

    SE vc fica sem filtro, a pressão aumenta na linha.

    SE vc remove o filtro e faz by-pass entre o nipple de saida e a entrana na tampa, ai sim a pressão cai.
    Estava pesquisando qual filtro usar no BF, falaram em um topico o uso do filtro para Fox, ele abre o by-pass em 2,6 bar, achei alguns outros que também teriam a mesma rosca dele, só o corpo mais alto, um era para o Lexus 3.0 e 3.5, mas abre a by´pass em 1 bar e um para os carros da Crysler que abre em 0,6 bar.
    Pergunta: Qual pode ser usado levando em conta o sistema do BF 161, um amigo engº mecanico falou para levar em conta a vasão do filtro se não abre a by-pass mesmo o filtro estando novo, sem saturação.

  • #29
    Usuário
    Entrada
    24/09/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    60
    Posts
    97
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    não é possível.

    SE vc fica sem filtro, a pressão aumenta na linha.

    SE vc remove o filtro e faz by-pass entre o nipple de saida e a entrana na tampa, ai sim a pressão cai.
    Grande Leopolodo, O elemento filtrante é que oferece " resistencia " a passagem de óleo !!! Lembre-se que neste motor a filtragem é parcial, ou seja, ele ( o filtro) esta na mesma linha ( derivação) que sai da bomba de óleo para toda a canalização de lubrificação ! Ou seja sem a resistencia do material filtrante o óleo sem resistencia, tenderá a fluir por esse caminho... A única maneira de aumentar a pressão é fechando a saida do bloco para a entrada do filtro.... Da uma olhada no diagrama da lubrificação do BF ue vc vai ver . a mesma coisa vale para quem alguma vez na vida tentou aumentar o fluxo de óleo que vai para o comando de válvulas deste motor... o volume de óleo aumenta no comando mais a pressão cai.... Inclusive tem uma alerta para isto no Manual de mecanico da Willys.

    Abcs

  • #30
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Alex, reanalise.

    Assumir esta teoria é assumir que o elemento filtrante, ao ficar entupido e subir o filtro, descobrindo os furos para a passagem "direta" de óleo, causaria falta de lubrificação do comando e girabrequim. Isso seria incompreensível em termos de projeto.

    Com certeza, a engenharia que desenvolveu o corpo filtrante garantiu que neste evento, os furos sejam em tal número, e em tal diâmetro que a vazão seja a máxima sem perda de pressão parcial apreciável para comprometer o sistema. E esta garantia de desenvolvimento do produto deve ter sido corroborado por um ensaio de qualificação onde deve ter sido feito com óleo o mais quente possível e o menos viscoso admissível.

    Portanto, é por isso que eu falei que não é possível.

    Agora, se vc :

    1- remover o filtro e colocar um tubo direto, sem passar pelo corpo da carcaça do elemento filtrante .... o caminho fornece menor resistencia e portanto, a pressão cai bastante. Mas não foi o caso levantado.

    2- se simplesmente bujonar, a pressão será a máxima possível, mas não é o caso levantado, ou era ?
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #31
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post

    . . .

    Com certeza, a engenharia que desenvolveu o corpo filtrante garantiu que neste evento, os furos sejam em tal número, e em tal diâmetro que a vazão seja a máxima sem perda de pressão parcial apreciável para comprometer o sistema.

    . . .

    1- remover o filtro e colocar um tubo direto, sem passar pelo corpo da carcaça do elemento filtrante .... o caminho fornece menor resistencia e portanto, a pressão cai bastante. Mas não foi o caso levantado.

    . . .

    Bom dia prezados ! levando em conta meus planos de substituir o filtro original por um blindado : quando em funcionamento normal acredito que não haverá problema, em caso de entupimento ( espero que não aconteça ) e abertura da vávula de alívio haverá problema ? pois cairia na situação nº 1, seria melhor utilizar um filtro sem alívio ? Antecipadamente agradeço !
    4X4 Brasil Razão: Complementação da resposta
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #32
    Jacimar,

    Também estou tentando isso, estou analisando a pressão do sistema de oleo do BF161. No meu caso, meu BF esta todo retificado uso oleo 20/w50, quando ligo meu manometro indica +/- 3 kgf/cm² = 2,94 bar ou ainda 42,67 lbs/pol² no manual a pressão maxima é entre 30 a 40 lbs/pol², quando o oleo vai esquentando a pressão cai para 2 kgf/cm² a 2000rpm = 28,45 lbs/pol², no manual fala =/- 20 lbs/pol² em mancha lenta já quente cai para +/- 0,7 a 1 kgf/cm².
    Procurando o filtro ideal achei alguns que cabem no suporte do Scania, e melhor que o do FOX que é 1.6 o motor, tem o da Dacota diesel, do passat 2.0 e das BMW que são maiores que o do Fox na altura, e todos tem o by-pass abrindo em 2,5 bar
    Minha preocupação é essa, se com a pressão do sistema, não vai abrir o by-pass direto, sem filtrar nada. e o que um amigo falou para verificar é a vasão do filtro do BF nº P1044 da filtros Mann e dos que eu quero colocar, mas a empresa não fornece os valores de vasão.

  • #33
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por RBM Ver Post
    Jacimar,

    Também estou tentando isso, estou analisando a pressão do sistema de oleo do BF161. No meu caso, meu BF esta todo retificado uso oleo 20/w50, quando ligo meu manometro indica +/- 3 kgf/cm² = 2,94 bar ou ainda 42,67 lbs/pol² no manual a pressão maxima é entre 30 a 40 lbs/pol², quando o oleo vai esquentando a pressão cai para 2 kgf/cm² a 2000rpm = 28,45 lbs/pol², no manual fala =/- 20 lbs/pol² em mancha lenta já quente cai para +/- 0,7 a 1 kgf/cm².
    Procurando o filtro ideal achei alguns que cabem no suporte do Scania, e melhor que o do FOX que é 1.6 o motor, tem o da Dacota diesel, do passat 2.0 e das BMW que são maiores que o do Fox na altura, e todos tem o by-pass abrindo em 2,5 bar
    Minha preocupação é essa, se com a pressão do sistema, não vai abrir o by-pass direto, sem filtrar nada. e o que um amigo falou para verificar é a vasão do filtro do BF nº P1044 da filtros Mann e dos que eu quero colocar, mas a empresa não fornece os valores de vasão.

    Bom dia prezado ! acredito que o problema com a válvula de alívio é apenas se o filtro entupir, ela abre apenas por pressão diferencial e não pela pressão absoluta, interessantes as medições que você efetuou e depois vou olhar os filtros que você citou, eu pensei em utilizar o PSL47 da Tecfil mas achei ele meio pequeno, achei um maior da Fram, PH8A, mas ele dá interferência com o coletor de admissão mas é fácil de resolver, o PH8A tem válvula de alívio, um que não tem é o PH5443 mas tenho que confirmar se ele serve . . . um abraço !

    Em tempo : As medições foram feitas onde ? na entrada ou saída do filtro ?
    4X4 Brasil Razão: Complementação da resposta
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #34
    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Bom dia prezado ! acredito que o problema com a válvula de alívio é apenas se o filtro entupir, ela abre apenas por pressão diferencial e não pela pressão absoluta, interessantes as medições que você efetuou e depois vou olhar os filtros que você citou, eu pensei em utilizar o PSL47 da Tecfil mas achei ele meio pequeno, achei um maior da Fram, PH8A, mas ele dá interferência com o coletor de admissão mas é fácil de resolver, o PH8A tem válvula de alívio, um que não tem é o PH5443 mas tenho que confirmar se ele serve . . . um abraço !

    Em tempo : As medições foram feitas onde ? na entrada ou saída do filtro ?
    O manometro do oleo esta colocado junto com a cebolinha de temperatura do oleo.
    No site de Fitron Mann tem o catalogo online que dá para fazer uma pesquisa legal, fui atras da referencia do filtro do Fox 1.6, com todas as medidas busquei filtro com medidas da rosca e da vedação iguais deixando a altura livre para ver o que aparecia, tem muito filtro que cabe, mas selecionei os que tem by-pass em 2.5bar, tem de 1 bar e de 0,6bar.

    www.mann-hummel.com/mf_prodkata_fmbr/index.html?iKeys=32.2

  • #35
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por RBM Ver Post
    O manometro do oleo esta colocado junto com a cebolinha de temperatura do oleo.
    No site de Fitron Mann tem o catalogo online que dá para fazer uma pesquisa legal, fui atras da referencia do filtro do Fox 1.6, com todas as medidas busquei filtro com medidas da rosca e da vedação iguais deixando a altura livre para ver o que aparecia, tem muito filtro que cabe, mas selecionei os que tem by-pass em 2.5bar, tem de 1 bar e de 0,6bar.

    www.mann-hummel.com/mf_prodkata_fmbr/index.html?iKeys=32.2

    Olá ! como a sua medição é feita lá na cebolinha, acredito que teremos que fazer a medição, para teste, da pressão na entrada e saída do filtro, vamos supor que na entrada do filtro tenhamos uma pressão de 0,9 Bar e na saída 0,2 Bar, isso dá uma diferença de 0,7 Bar, não poderemos utilizar um filtro que tenha by-pass de 0,6 porque ele ficará aberto direto, além disso pelo que o Leopoldo explicou, o filtro tem uma restrição para que mesmo com o by-pass ( do filtro original ) aberto a pressão não diminua muito, quando retirarmos o filtro original não teremos essa restrição mais, talvez seja melhor utilizar um filtro sem by-pass e garantir a lubrificação dos mancais - isso em caso de entupimento do filtro - se não entupir não haverá problema ! aproveitando a oportunidade, qual a temperatura do óleo quente, já comprei até um radiador de óleo da turbina do Tempra, quem sabe ? . . . um abraço !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #36
    Pelo site o filtro original não tem by-pass

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 31
      Última resposta: 05/10/2018, 12:23
    2. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade