x
Convex Datacenter
Página 2 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 71
  • #13
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2



    [quote=leopoldo;1014408]

    . . .

    Entendendo o filtro do BF:

    O filtro tem uma valvula de segurança contra entupimento, que consiste do próprio elemento do filtro.

    O pezinho que fica lá em baixo (e com as perninhas para baixo) é um posicionador do elemento.

    A função da mola é forçar o elemento (quando não entupido) para baixo, evitando o filtro subir dentro da carcaça.

    Se o elemento entope, a pressão interna faz o elemento subir, contra a mola, descobrindo os furinhos de passagem e drenando o óleo (ou melhor, dando passagem direta, como se não houvesse o elemento).

    Isso é possível pois o mesmo se movimenta sobre o tubo (guia) por meio dos o'rings,

    O filtro faz parte de um sistema chamado de parcial. Ele não filtra o óleo todo de uma vez como nos carros modernos. E não há perigo de fechar o mangote e por isso vazar. Simplesmente não filtraria óleo algum. Aliás, pelo projeto, se o óleo passasse todo pressurizado por lá, não fosse parcial e o filtro entupisse, provávelmente a carcaça racharia no meio. Aquele dispositivo de alívio que eu descreví, deve nunca ter funcionado em jeep algum.

    [QUOTE=leopoldo;1014408]

    . . .


    Bom dia prezados ! interessante a explicação do Leopoldo, estou tentando substituir o filtro original do BF161 por um filtro blindado moderno, e acabar de vez com os problemas de vazamento e de retirada do resíduo de óleo que fica dentro do recipiente do filtro ( 0,5 litro ) tenho uma informação que achei em um livro, que no caso de um sistema de filtragem parcial, não se deve operar o motor sem filtro ou com filtro com válvula de alívio como pretendo, pois não havendo resistência no circuito o óleo passaria 'direto' e não lubrificaria os mancais, pela explicação do Leopoldo acima, no caso do BF isso não se aplica :

    1. Sendo assim, um filtro moderno funcionaria bem pois possui válvula de alívio, correto ?
    2. O suporte da Scania indicado pelo Nerso aceita o filtro PSL47, esse filtro é utilizado na linha Fiat, Lada, Maverick 3000 e Dodge Charger ( motor 318, 5,2 L ) acredito que filtrará bem, correto ?
    Quero muito fazer essa alteração, mas com lubrificação e refrigeração não há muita margem de erro, por isso meu pedido de ajuda aos universitários
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #14
    Jacimar, acho que vc deveria observar o diâmetro do furo por onde passa o óleo naquela haste do filtro original. Se você manter a mesma bitola para o filtro adaptado, a pressão praticamente não vai se alterar.
    Tenta medir o diâmetro do furo da mangueira para ver se não bate com o furinho da haste onde a tampa é fixada. Se for igual, é só meter o novo filtro sem medo...
    Também dá para fazer um teste: Retira a mangueira do copo e joga a ponta dela direto para dentro da tampa do cabeçote. Liga o motor em marcha lenta e observe se a luz do óleo acende indicando baixa pressão na linha, daí tem que restrigir a saída da mangueira para a medida original, senão vc vai perder pressão no resto do motor.


  • #15
    Usuário Avatar de Herculóide
    Entrada
    18/12/2009
    Idade
    15
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0
    Pessoal,
    Tive o mesmo problema.
    O problema é que a borrachinha de vedação vira junto quando você aperta a tampa.
    Resolvi da seguinte forma:
    1- Tirei a tampa e limpei com gasolina, tirando todo vestígio de óleo.
    2- limpei também a parte superior do fltro tirando todo vestígio de óleo.
    3- Colei a junta na tampa com cola de motor.
    4- Apertei a tampa sem dar muito torque.
    PRONTO!!!! RESOLVIDO!!!

    Abraços,

    Arruda

  • #16
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Rafaminc Ver Post
    Jacimar, acho que vc deveria observar o diâmetro do furo por onde passa o óleo naquela haste do filtro original. Se você manter a mesma bitola para o filtro adaptado, a pressão praticamente não vai se alterar.
    Tenta medir o diâmetro do furo da mangueira para ver se não bate com o furinho da haste onde a tampa é fixada. Se for igual, é só meter o novo filtro sem medo...
    Também dá para fazer um teste: Retira a mangueira do copo e joga a ponta dela direto para dentro da tampa do cabeçote. Liga o motor em marcha lenta e observe se a luz do óleo acende indicando baixa pressão na linha, daí tem que restrigir a saída da mangueira para a medida original, senão vc vai perder pressão no resto do motor.


    Olá ! vou fazer esse teste, estou esperando chegar o suporte para mexer de uma vez só . . . um abraço !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #17
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Herculóide Ver Post
    Pessoal,
    Tive o mesmo problema.
    O problema é que a borrachinha de vedação vira junto quando você aperta a tampa.
    Resolvi da seguinte forma:
    1- Tirei a tampa e limpei com gasolina, tirando todo vestígio de óleo.
    2- limpei também a parte superior do fltro tirando todo vestígio de óleo.
    3- Colei a junta na tampa com cola de motor.
    4- Apertei a tampa sem dar muito torque.
    PRONTO!!!! RESOLVIDO!!!

    Abraços,

    Arruda
    Bom dia ! legal ! mais uma receita . . . mas como você tirou o resto de óleo que fica dentro do copinho ? é mais ou menos meio litro, se não quiser desmontar . . . eu vou arrumar uma concha pequena, dessas que se usa para molho ou sei lá o quê, para retirar o óleo, pois da última vez tirei com uma tampa de plástico e foram uns 10 minutos na luta, no final quando o trocador de óleo fechou o filtro . . . vazou . . . , o que pretendo fazer é o que está no tópico : filtro de óleo CJ5 parte II , é uma pena que o Nerso não respondeu . . . mas valeu a dica, um abraço.
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #18
    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Bom dia ! legal ! mais uma receita . . . mas como você tirou o resto de óleo que fica dentro do copinho ? é mais ou menos meio litro, se não quiser desmontar . . . eu vou arrumar uma concha pequena, dessas que se usa para molho ou sei lá o quê, para retirar o óleo, pois da última vez tirei com uma tampa de plástico e foram uns 10 minutos na luta, no final quando o trocador de óleo fechou o filtro . . . vazou . . . , o que pretendo fazer é o que está no tópico : filtro de óleo CJ5 parte II , é uma pena que o Nerso não respondeu . . . mas valeu a dica, um abraço.
    Eu tirava com uma mangueira e depois é só passar um pano para tirar o restante da craca.
    Uma idéia viável e simples de fazer também, é soldar uma porca dupla ou luva abaixo da cuba e fazer um tampão para drenar o óleo. Esse pessoal que trabalha com linha hidráulica industrial, deve ter esse material bem baratinho.

    Abçs

  • #19
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Rafaminc Ver Post
    Eu tirava com uma mangueira e depois é só passar um pano para tirar o restante da craca.
    Uma idéia viável e simples de fazer também, é soldar uma porca dupla ou luva abaixo da cuba e fazer um tampão para drenar o óleo. Esse pessoal que trabalha com linha hidráulica industrial, deve ter esse material bem baratinho.

    Abçs
    Boa também ! , o moço da loja de peças me ligou, o suporte chegou e vou pegá-lo hoje a tarde, estou pensando em colocar um manômetro para checar a pressão, existe diferença entre manômetros, para água, ar ou óleo ou são iguais ?
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #20
    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Boa também ! , o moço da loja de peças me ligou, o suporte chegou e vou pegá-lo hoje a tarde, estou pensando em colocar um manômetro para checar a pressão, existe diferença entre manômetros, para água, ar ou óleo ou são iguais ?
    Jacimar, eu não confio nestes manômetros de lojas p/ compressores, pois já peguei 3 peças novas para os compressores aqui da empresa e tive erros de até 2 bar nas leituras. Quanto ao fluído a ser usado, eu já montei um manômetro destes comuns (ar comprimido) para medir a pressão da bomba de combustível do meu carro e funcionou perfeitamente, claro que não sei se a leitura era 100% real, mas mostrou que a bomba estava mandando uma boa pressão.
    No seu caso, mede a pressão com o filtro antigo e depois mede com o filtro novo. Mesmo que o manômetro não esteja 100% calibrado, as duas leituras tem que ser iguais, pois o motor/bomba a ser testado vai ser o mesmo.

    Acredito que não tenha diferença na questão de ser ar, óleo, água..., pois o manômetro possui um tubo de latão ou cobre, que dilata-se conforme a pressão interna aumenta, e pressão é pressão. 1 bar de água, óleo ou ar é igual, tanto é que nos testes hidrostáticos de cilindros (GNV, extintor...) eles colocam água ou fluído no lugar do gás para minimizar a explosão pela expansão dos gases.

    Abçs

  • #21
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    um filtro moderno funcionaria bem pois possui válvula de alívio, correto ?
    Observe que existem filtros COM e SEM válvula.

    O filtro com valvula é instalado em sistema onde não há by-pass na linha de pressão.

    Sem essa valvula, se o filtro entupir, a pressão da bomba faria a carcaça do filtro rasgar.


    No caso do jeep, se o filtro entupir, não há perigo da carcaça romper.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #22
    Usuário
    Entrada
    24/09/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    60
    Posts
    97
    Agradecimentos: 0
    Pessoal,

    Se ficar sem filtro no BF 161 a pressão cai e realmente não lubrifica o comando e mancais... cuidado ! Isto é bastante discutido em fóruns americanos, pois o sistema do Go Devil e hurricane e da mesma forma.... então tem de ter o filtro ou fechar a saida do bloco para o filtro....senão da caca....

    Abcs

  • #23
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    não é possível.

    SE vc fica sem filtro, a pressão aumenta na linha.

    SE vc remove o filtro e faz by-pass entre o nipple de saida e a entrana na tampa, ai sim a pressão cai.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #24
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Observe que existem filtros COM e SEM válvula.

    O filtro com valvula é instalado em sistema onde não há by-pass na linha de pressão.

    Sem essa valvula, se o filtro entupir, a pressão da bomba faria a carcaça do filtro rasgar.


    No caso do jeep, se o filtro entupir, não há perigo da carcaça romper.

    Bom dia prezado ! o filtro que me indicaram, PSL47, possui válvula de retenção e alívio, levando em conta que o alívio do filtro original é feito como o Sr. explicou anteriormente, vou utilizar esse mesmo ( PSL47 ), muito obrigado pelo esclarecimento . . .
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 31
      Última resposta: 05/10/2018, 12:23
    2. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade