OPA Leopoldo... e esse diodo onde vai...??
[]s,
Sergio
Versão Imprimível
OPA Leopoldo... e esse diodo onde vai...??
[]s,
Sergio
Leopoldo, você diz a lampada AMP acessa somente com a chave na ignição ??
Fquei com as chaves na mao para mexer no alternador... :shock:
Eu entendo um motor desligado , como sem ignição... , e como "motor ligado" quando tem ignição na chave, esteja ele andando ou parado...
Agora estou na espera... desmonto ou nao o alternador?... tenho tudo prontinho... :roll:
[]s,
Sergio
OPA... nao fico parado nao :D
Tem gente de olho nesse topico, entao ligo , brigo, pergunto...
O diodo esta na carcaça e pode ser do tipo trio, ponte retificador ou outro. A função dos diodos e façer que a corrente eletrica alterna (que gera o alternador), vire em corrente continua para tudo sistema eletrico do carro. 8)
Para evaluar o diodo tem que testar os ohms num sentido e logo no outro sentido... tem que dar um valor alto e outro baixo, se sao similares, entao tem que trocar... Isso aprendi por enquanto aguardo aos ... 8)
Agora , se é o diodo como falou Leopoldo, .... onde comprar? :roll:
[]s,
Sergio
vamos lá pessoal.....no alternador em questao (wapsa , com regulador externo) , temos seis diodos ,sendo 3negarivos (estao presos á carcaça) e 3 positivos (presos á uma placa isolada , dentro do alternador.
Caso queira mesmo desmontar o alternador ,certifique-se antes ,que tenha um bom ferro de solda (mínimo 250W0 , ou nao vai conseguir montá-lo de novo facilmente).
1 - solte os quatro parafusos que estao prendendo a tampa dianteira e traseira do bicho.
2 - separe uma tampa da outra , sendo que o estator( bobina que vai no meio , fique presa na tampa traseira (lado oposto á polia).
3 - feito isto , vc estará com duas partes na mao....uma com o rotor ( peça que gira no meio do estator ) , e outra onde estao a bobina (estator) , os diodos e as escovas.
4 - neste tipo de alternador , é mais comum o problema ser o desgaste das escovas (pequenas peças de carvao , presas á uma mola ) , que certamente cairam qdo o rotor foi retirado.
5 - compre escovas novas ( é bem barato ) e compare os tamanhos....a nova tem aproximadamente 1 cm e as usadas ,provavelmente bem menos que isso.
tenho que sair agora...mais tarde termino...
[]s
:D CONSEGUEI !!!!.... :lol: :lol:
Fiz desmontagem do alternador, olhei tudo e nao achei nada... entao uma das escobas caio no chao... :shock:
Comprei o kit das escobas e testei os diodos em dois sentidos, sendo a leitura um valor x num sentido e a mitade no outro... isso dos diodos nao entendi muito, mais nao achei erro ai. :oops:
So fique um tempao para motar as escobas ... :evil: muito dificil montar... finalmete fiz uma "ferramentinha" e montei sem problemas.
Proba de fogo.... dei partida e desliguei o cabo positivo... e o motor nao paro... e a lampada piloto do AMP apagou... voltagem no marcado... 14,5 volts. :lol:
Vou montar uma foto desmontado, pois acredito que pode ser de ajuda para algum outro...
Resultado: a pouco tempo paguei 400 $$$$latinhas por concertar o alternador no outro carro...., e ficou 3 dias no servicio. No Jeep ainda o alternador seja importado, gastei 15 $$$latinhas, demorei 2 horas e aprendi um monte de coisas. :D :D :D :D
Poxa... e fiz eu mesmo... isso nao tem valor... 8)
Muito obrigado PAGANI, TIO, LEOPOLDO (sempre ajudando) e CRISTIANO pela participaçao. Sem a ajuda e comentarios de voces, ainda nao teria soluçao ou teria gastado um monte de $$$ Latinhas.
Ainda vou testar e postar um comentario, mais ja e caprixando... :lol:
[]s,
Sergio
Sergio....
já que desmontou , testou ou trocou os rolamentos?......geralmente , a terra acumulada no alternador , provoca um desgaste grande deles e, em caso de um deles travar , o prejuízo é grande.
Para colocar as escovas , na próxima vez , use um arame fino e duro , que pode ser encaixado num pequeno furo que tem na base traseira , próximo ao rolamento,justamente com esse fim (segurar as escovas enquenato encaixa o rotor)
Esse grenn go é o maior barato :lol: :lol:
Vai acabar virando eletricista
[]'
BOA !!!
Parabens e continue fuçando, as vezes dá certo outras :oops: mas o que vale é a satisfação de ter concertado o brinquedo.
T+
Pagani
AE TIO, VOCE CONHECE... fiz esse arame com uma serra dura, encaixei e logo tirei pelo furo na base traseira que voce fala, so asim consegui fazer... :lol:
Testei os rolamentos e achei bem... so mudei a graxa deles... agora noite testei novamente e esta em 14,5 volts com tudo aceso. Ta BLZ... :D
Fiz outros testes, mais tudo deu certo. So gostaria saber como fazer para conhecer a capacidade do alternador (por cultura).
OPA !! Sergio Rocha... :D :D :D , é mesmo..., esse mundo do Jeep ta virando paixao... , é so vontade de fazer... gente fina tem muita aqui no forum..., e acredito que ajudar ao outros e parte dessa paixao... Hoje aprendo para amanha ajudar a outros...
AE Pagani... so estou començando... esse meu brinquedo tem muuuuuita coisa para fazer ainda...
[]s,
Sergio
A foto prometida, ainda nao seja muito boa a qualidade, da para olhar os diodos embaixo da tampa e o kit de escobas acima (e o furo que falou Tio), antes da troca e trabalho feito.
Esse serviço poderia ter sido documentado... :roll: digo, com mais fotos...
Parabéns!!