x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 30
  • #1
    Usuário
    Entrada
    18/09/2009
    Idade
    45
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Question Como colocar o Câmbio da Ranger no CJ5 sem perder a tração e reduzida?




    Sou novo no Forum e comprei meu 1º Jeep faz dois meses e pesquisei por um tempo sobre Jeep e achei que seria melhor comprar um Jeep com mecânica moderna "não sei se acertei na compra", abaixo tem algumas informações para que se possível alguém me ajude a resolver o problema.

    Meu Jeep é um Ford CJ5 ano 77 com motor da ranger 4cc 2.5 4 marchas "Cambio original" com injeção e Kit flex, ganhei de um amigo um câmbio da Ranger e gostaria de saber se existe algum Kit para adaptar o câmbio na caixa de reduzida do Jeep, meu mecânico me cobrou 2000,00 pela adaptação e eu achei muito caro pois o câmbio serve sem adaptações no motor. Se alguem tiver alguma dica eu agradeço.

  • #2

  • #3
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por AndréBarros Ver Post
    Sou novo no Forum e comprei meu 1º Jeep faz dois meses e pesquisei por um tempo sobre Jeep e achei que seria melhor comprar um Jeep com mecânica moderna "não sei se acertei na compra", abaixo tem algumas informações para que se possível alguém me ajude a resolver o problema.

    Meu Jeep é um Ford CJ5 ano 77 com motor da ranger 4cc 2.5 4 marchas "Cambio original" com injeção e Kit flex, ganhei de um amigo um câmbio da Ranger e gostaria de saber se existe algum Kit para adaptar o câmbio na caixa de reduzida do Jeep, meu mecânico me cobrou 2000,00 pela adaptação e eu achei muito caro pois o câmbio serve sem adaptações no motor. Se alguem tiver alguma dica eu agradeço.
    Opaaa me chamou???

    Olá André bom dia! Bem vindo ao forum 4x4 brasil!! (aliás quase vizinho, pois moro na serra da cantareira, mas em são paulo)

    Vamos lá acho que posso te ajudar nesse quesito sim...

    Bom pelo que entendi tens o motor da ranger 2.5 (ótimo motor) ligado "plug n Play" no cambio original willys 4 marchas e reduzida willys! Já é um conjunto robusto, mas realmente o cambio com 5ª overdrive da ranger é muito interessante.

    Meu conjunto hoje em dia é quase esse seria o motor OHC do jeep todo "fuçado" com cambio da ranger e 4x4 da ranger...

    Na época da adaptação era isso que andei testando



    mas vou te dar duas opções para prosseguir na empreitada:

    Opção A (mais economica sem tantas mudanças)

    Considerando que o cambio de Ranger seja o Mazda M5R1 original da ranger 4cc até 2000 (2 velas por cilindro) ou seja... ESSE cambio:

    Na versão 4x2:



    Na versão 4x4:




    Se sua versão for a 4x2, será necessário uma adaptação do eixo entalhado e no final do "nariz" do cambio será necessário fazer uma flange não muito complicada como uma "chapa" de aluminio grossa para adaptar na caixa de transferencia 4x4 (reduzida) willys. Precisará também comrpar o kit de acionamento de embreagem hidraulica, pois adaptar o garfo deixando mecanica fica bom mas tem de furar a carcaça do cambio e etc...

    Vantagens e desvantagens do modo "A":

    1- custo não tão alto
    2- mudará pouquissimas coisas (mas precisa ser bem feito)
    3- a alavanca de cambio e as de reduzida e tração irão um pouco pra trás, mas nada que incomode
    4- terá de diminuir o cardan traseiro
    5- ganha-se uma embreagem de acionamento hidráulico

    Dito isso vamos ao modo "B" mais caro e claro depende muito do que você pretende fazer no jeep


    O modo "B" seria tranformar seu powertrain completamente numa ranger, usando a t-case da ranger (evitando utilizar flanges e adaptações as vezes problemáticas) com a vantagem de achar peças no mercado sem ter de colocar "cola", "solda", parafusos ou eixos entalhados soldados... Vai de gosto e de bolso...

    Como pode ver na foto acima utilizei a versão do cambio 4x2 quando comprei do nosso amigo Aurélio aqui do forum, porém, troquei o entalhado do cambio pelo entalhado do 4x4 e ganhei a flange 4x4 para a reduzida do meu amigo Frederico da Fiber4x4 (thanks frederico!!). digamos que essa flange seria a parte mais cara e difícil de achar "avulsa" por ai.

    Logo após isso adquiri pelo ebay (onde achei mais barato) a caixa de transferencia 4x4 da explorer 94 americana com acionamento elétrico (tava muito barato, queria uma manual, masss) que é a mesma do troller/Ranger/Explorer brasileiros!

    NOTA - Se puder importar uma caixa de transferencia 4x4 manual do BRONCO II ou conseguir alguma de F-1000 com saida a esquerda e flange pro cambio seria fantástico!

    Vantagens e desvantagens do modo "B"

    1- Powertrain e conjunto todo da ranger de mais facil manutenção e terá uma mecância só, podendo até levar na ford se quiser heheeh (num seja louco).
    2- Acionamento eletrico do 4x4, dependendo do uso trona-se uma vantagem, mas pode ser desantagem se for carro só de trilha e etc, porém existe um kit de acionamento via cabos que funciona bem, o Leandro do Atmosfera Offroad fabrica o kit e conseguiu vedar perfeitamente, recomendo.
    3- Terá FATALMENTE de esticar o entre eixos do seu jeep (meu modo foi esticar o chassis no meio memso em 37cm, mas porque já queria um entre eixos maior deixando ele com o tamanho exato do wrangler/troller) ou poderá usar um sistema que aqui no forum o Walnei Boteon utilizou de "descentrar" o eixo no feixe de molas. A parte boa do entre eixos maior é que melhora alguns quesitos offroad e ganha-se mais estabilidade, conforto e mais "alavanca" quando se sobe certos barrancos sem capotar pra trás.
    4- A saída do cardan dianteiro da ranger/explorer/troller é pelo lado do motorista, o que complica bastante pois vc terá de ou mandar inverter a bola do eixo (o que eu fiz) ou comprar eixo de troller e adaptar... desvantagem feia...


    CONCLUSÃO:

    Se você é um cara que:

    1- não vai gastar muita grana no jeep e quer ele o maximo original
    2- não curte "overhauling" e ficar uns meses sem o bixo andando
    3- quer que o jeep seja "ainda um jeep"

    Vai de solução "A" porém os 2 mil reais dependendo de como te prometeram tipo pegar adaptar cardans, embreagem, cambio, travessa, reduzida eu acho ainda no preço!

    Agora se vc é um cara que:

    1- vai usar o jeep pra tudo o que for, de trabalhar a passear de fim desemana
    2- não quer dor de cbeça com adaptações mau feitas (a não ser que faça vc mesmo)
    3- vai dispor do carro alguns meses e fazer uma GERAL mesmo.
    4- quer um conjunto mais atual e pode investir

    Vai de solução "B"


    Abraços espero que tenha ajudado
    4X4 Brasil

  • #4
    Usuário Avatar de Marcelo Cunha
    Entrada
    18/08/2008
    Local
    Porto Alegre/São Francisco de Paula/RS
    Idade
    57
    Posts
    379
    Agradecimentos: 0

    Talking

    Que aula Rubão. Mestre Rubão!

  • #5
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    é que já apanhei paca com isso

    hheeh

  • #6
    Boa noite André.

    No meu CJ tenho esse câmbio, só que a versão que saiu na Ranger com maxxon 2.5. O que fiz foi o seguinte: O flange que acopla o câmbio com a T-case foi encurtado (cortado e frezado), foi feita uma nova trazeira (em alumínio, para substituir a parte que foi cortada) com os estojos para os rolamentos e encaixes da tcase do CJ5. Foi tudo alinhado e soldado. Problema 1 resolvido, já era possível acoplar a tcase do jeep no câmbio da Ranger. Problema 2: o eixo primário do câmbio tem estria diferente é é mais fino. Confeccionamos uma luva com o lado interno com estrias da Ranger e o lado externo com estrias da engrenagem primária da tcase, fizemos um rebaixo no lado que fica o rolamento para travar a luva e no outro deixamos um ressalto para a engrenagens não sair. Mandei revenir a luva e instalei. Para garantir que nada sis-se do lugar, foi refeita uma tampa reforçada da t-case, aonde vai a tomada de força, um alojamento para rolamento na parte interna dessa nova tampa e um tubo de aço que encaixa no eixo do câmbio. Algo parecido com aquele prolongue que vendem por aí para eleiminar a vibração da ponta do eixo primário do câmbio do jeep. Acho que não ficou claro escrevendo, mas infelizmente não tenho fotos. Já uso o jeep a 55.000 km, motor maxxion 2.5 com intercooler e só troquei óleo até agora.

    Abraços.

    Hudson

  • #7
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    essa solução do hudson é a mais barata tb!

  • #8
    Optei por essa adaptação para não mexer no entre-eixos. Também foi a mais barata. Até que eu tinha a opção de usar uma tcase borg-warner, encontrei por um preço bom na época (em 2002/03), mas realmente não queria mexer no entre-eixos. Hoje acho que colocaria a tcase borwarner e aumentaria o entre-eixos, apesar de não ter reclamação da tcase dana t18. A adaptação que fiz não deve custar mais do que 1.000,00, uns 800,00.
    Abraços.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    pois é no meu caso nem sei mensurar os valores.. mas a lista do que se tem de fazer para usar a BW1354 é extensa:

    - aumentar entre eixos
    - trocar bola de diferencial dianteiro de lado
    - adaptar central eletronica para 4x4 (pois é eletrica)
    - fazer um chicote com fusiveis e etc
    - suportes novos de cambio e t-case
    - cardans novos
    - mexer na carroceria por causa da alavanca e fechar uns furos já que é eletrica

    Bas creio eu que fique muito bom... como não andei num sei dizer ainda mas logo mais!

    agora segundo meus amigos de maverick motor OHC 2.3 e cambio de ranger, fica muito bom, porém a 1ª e 2ª marchas curtas no maveco (o que é bem desejável no jeep) já que a BW1354 é mais reduzida que a Dana 18 original (bem pouco)


  • #10
    Usuário Avatar de inaciocm
    Entrada
    13/06/2008
    Local
    Jataí/GO
    Idade
    35
    Posts
    384
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Marcelo Cunha Ver Post
    Que aula Rubão. Mestre Rubão!
    X2...

    que isso...
    CJ5 76 OHC + CL2205D + SuspToy + R15 31 - http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...j5-1976-a.html

  • #11
    Usuário
    Entrada
    21/05/2006
    Local
    CWBA-BRAZIL/PR
    Idade
    50
    Posts
    1,966
    Agradecimentos: 0
    Qual o comprimento total deste powertrain sem a reduzida RUBENS?

    MOTOR 4CC GEORGIA

    CAMBIO M5R1 "2WD"

    sem a reduzida DANA 18



    Estou começando a montar meu carro e imaginando a colocaçao deste conjunto (turbo)+ com a reduzida da HILUX (com kit 4.7)em eixos hilux tambem,e pneus 33"/35".

    Mas pra isto teria que entrar tudo sem mexer na lata do................. "NIVA".

  • #12
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por fabiano carraro Ver Post
    Qual o comprimento total deste powertrain sem a reduzida RUBENS?

    MOTOR 4CC GEORGIA

    CAMBIO M5R1 "2WD"

    sem a reduzida DANA 18



    Estou começando a montar meu carro e imaginando a colocaçao deste conjunto (turbo)+ com a reduzida da HILUX (com kit 4.7)em eixos hilux tambem,e pneus 33"/35".

    Mas pra isto teria que entrar tudo sem mexer na lata do................. "NIVA".
    Opa Fala Carraro blz??

    eitcha tá no "downsizing" tb?? motor pequeno com turbo? ehhehe usa um supercharger M-45 fica show...

    cara pois é na época eu nào medi o motor e cambio colocados


    que burro eu fui...

    Bom o rodrigo retoma meu jeep agora em junho e está proximo o esquema de por o cambio e o motor, assim que ele colocar os dois parafusados peço rpa medir e te mando!

    Lembrando que o 4x2 tem o eixo piloto com o nariz mais comprido do que o 4x4...

    Eu terei agora só a medida do 4x4 infelizmente!

    guentai ai que trago a info!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade