Eduardo,
Ninguém nasce sabendo, certo?! :lol:
Vamos primeiro explicar as relações do câmbio e reduzida:
A relação do câmbio é a quantidade de voltas que o câmbio dá em relação ao eixo motriz (podemos dizer motor). Cada marcha do câmbio tem uma relação, que exprime essa quantidade de voltas com a marcha relacionada. Assim se temos, por exemplo, uma relação da 1a. marcha 3,5:1 podemos concluir que para cada 3,5 voltas do motor, o "câmbio" (a transferência dessa força) gira 1 vez. Assim quanto mais alta a marcha, mais "leve", ou seja, mais de igual para igual, é transmitida a força do motor para as rodas. Quando temos uma marcha 1:1 tem-se a mesma quantidade de voltas entre motor e câmbio, assim quando temos a relação 0,5:1 podemos concluir que para meia volta do motor e câmbio gira 1 vez.
Com isso, quanto maior a relação mais força e menos velocidade e, quanto menor a relação, mais velocidade e menos força.
Na reduzida é basicamente a mesma coisa, porém ao invés de basearmos o giro no motor, estamos baseado no giro do câmbio com relação à reduzida. Por isso, a caixa de reduzida na posição direta é 1:1 e na posição reduzida é (por exemplo) 2,4:1. Ou seja, para cada volta transmitida pelo câmbio, a reduzida aumenta essa "força" em 2,4 vezes. Dando mais potência e menos velocidade.
É claro que até chegar as rodas, ainda há as relações do diferenciais. Que possuem o mesmo conceito. :)
No motor temos esse valor na taxa de compressão. Sabemos que no 2o. tempo - de um motor de 4 tempos - é a compressão do ar + combustível na câmara de explosão. Quanto menor essa câmara maior será a compressão, resultando mais potência/torque ao motor.
Se temos uma taxa de compressão de 8:1, o motor irá comprimir nessa câmara de explosão 8 vezes a mistura (ar + combústivel) numa única porção. Assim quanto maior a taxa, mais comprimida fica a mistura.
Nos motores a álcool essa taxa é sempre mais elevada devido ao combustível possuir uma combustão menor se comparado com a gasolina.
Quando rebaixado o cabeçote, diminuímos e tamanho da câmara de explosão, aumentando a taxa de compressão e, conseqüentemente, aumentando a potência/torque.
Espero ter ajudado! 8) :lol:
Qualquer coisa, grita. :D :D
[s] esclarecedores,