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Indicação de Empresa sobre Relogios e velocimetros!

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  • 02/09/2009, 12:19
    Alessandro Henrique
    Citação:

    Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Olá, não sou, mas estudei (um pouco, na verdade) eng. eletronica, adoro esse troço e no que penso, você só tem que comparar o que o sensor que é instalado na bobina lê e adaptar uma solução!, o que o sensor da bobina lê? a cada quatro pulsos uma rotação, certo? ou melhor, no seu caso eram quantos oito (cilindros?)? então é isso, você só tem que igualar as unidades, um bom projetista, ou eng. eletrônico faz isso pra você, ou até mesmo os caras lá... então vamos voltar pra teoria, a cada oito pulsos um giro no motor (ou se não é assim procure saber, ok?), pára por aí, agora vamos ao outro lado, agora você tem um motor que não tem pulsos para informar quantos giros tem no motor, mas existe por aí sensores de rotação de motores (não sei a precisão), mas existe, e seria uma saída, ou até mesmo a saída do alternador, o que ela te informa? sinal de corrente? giros proporcionais (procure saber), assim, converte-se sinal de rotação em pulsos pela quantidade de giros proporcionais.

    :stop:
    Lembrando que em motores Otto (4 tempos) são necessárias duas revoluções completas (720 graus) do eixo de manivelas(virabrequim), para conclusão do ciclo. Sem entrar em muitos detalhes, o eixo do distribuidor e comando de válvulas não possuem a mesma velocidade do virabrequim, na verdade possuem a metade. Sendo assim, em um motor 4 cilindros são enviados 4 "pulsos/sinais" a cada 2 rotações do virabrequim e na verdade, como estamos falando de velocidade (RPM), não podemos esquecer que a variável tempo se faz presente. A relação entre pulsos por revolução do eixo é constante, mas a quantidade de pulsos em função do tempo nos dará a frequência e esta sim é o que interessa.
    Exemplo para cálculo:
    RPM = Rotações por minuto (virabrequim);
    Pm = Pulsos por minuto forneciddos pela bobina de ignição;
    Nc = Número de cilindros;
    RPM= (Pm .2)/Nc
    Note que a quantidade de cilindros é importante pois possui relação direta na freqüência.
    Motores Diesel por sua vez não possuem bobina de ignição e indicadores de velocidade (RPM) elétricos têm amostragem de sinal proveniente do alternador.
    No caso específico da Cherokee o sinal é proveniente do módulo de controle e sendo assim a coisa se complica. Acredito que algo possa ser desenvolvido (circuito) para condicionar o sinal do alternador ao instrumento. Mas apenas através de uma análise e pesquisa para saber se a coisa é viável, pois em alguns casos o sinal para o painel pode ser analógico (0-10V), pulsos ou através de rede CAN-BUS.

    Sds.
  • 02/09/2009, 20:33
    Pablo.pinto2007
    Citação:

    Postado originalmente por Alessandro Henrique Ver Post
    :stop:
    Lembrando que em motores Otto (4 tempos) são necessárias duas revoluções completas (720 graus) do eixo de manivelas(virabrequim), para conclusão do ciclo. Sem entrar em muitos detalhes, o eixo do distribuidor e comando de válvulas não possuem a mesma velocidade do virabrequim, na verdade possuem a metade. Sendo assim, em um motor 4 cilindros são enviados 4 "pulsos/sinais" a cada 8 rotações do virabrequim e na verdade, como estamos falando de velocidade (RPM), não podemos esquecer que a variável tempo se faz presente. A relação entre pulsos por revolução do eixo é constante, mas a quantidade de pulsos em função do tempo nos dará a frequência e esta sim é o que interessa.
    Exemplo para cálculo:
    RPM = Rotações por minuto (virabrequim);
    Pm = Pulsos por minuto forneciddos pela bobina de ignição;
    Nc = Número de cilindros;
    RPM= (Pm .2)/Nc
    Note que a quantidade de cilindros é importante pois possui relação direta na freqüência.
    Motores Diesel por sua vez não possuem bobina de ignição e indicadores de velocidade (RPM) elétricos têm amostragem de sinal proveniente do alternador.
    No caso específico da Cherokee o sinal é proveniente do módulo de controle e sendo assim a coisa se complica. Acredito que algo possa ser desenvolvido (circuito) para condicionar o sinal do alternador ao instrumento. Mas apenas através de uma análise e pesquisa para saber se a coisa é viável, pois em alguns casos o sinal para o painel pode ser analógico (0-10V), pulsos ou através de rede CAN-BUS.

    Sds.

    O cara agora disse tudo que eu estava pensando, só com uma diferença, ele conhece tudo:concordo: e eu não :discordo:...

    É isso, acho que o caminho é esse...:palmas:

    Eu gosto dessas coisas, só preciso me aprofundar nos estudos eletrônicos, pra aí sim ver se brota dinheiro da cachola... pois essas coisas devem dar algum dinheiro...


    Abraços!
  • 02/09/2009, 22:35
    Alessandro Henrique
    Sobre a Cherokee, na falta de maiores informações fica a dica para se verificar o sinal proveniente do pino 43 do PWT (Powertrain control module) fio de cores cinza/azul claro; Este sinal é enviado pelo PWT ao módulo de controle do câmbio (motor 4.0) e ao painel de instrumentos (conector preto, pino D5).
    Dada a substituição do motor original por um a Diesel, a medição deverá ser realizada em outro veículo.


    Sds.
  • 30/10/2009, 18:04
    lmaimone
    1 Anexo(s)
    Olá Rubensx,

    gostei muito desse velocimetro. Entrei no site e achei este outro que também é legal... não sei se vai ficar muito pequeno no engesa.

    Você já instalou? tem foto de como ficou no painel?

    Abraços
  • 30/10/2009, 19:35
    rubensx
    Citação:

    Postado originalmente por lmaimone Ver Post
    Olá Rubensx,

    gostei muito desse velocimetro. Entrei no site e achei este outro que também é legal... não sei se vai ficar muito pequeno no engesa.

    Você já instalou? tem foto de como ficou no painel?

    Abraços

    então esse é pequeno que serve em painel de Honda biz ;-)
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