x
Convex Datacenter
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 25 a 32 de 32
  • #25
    Usuário Avatar de eder martins
    Entrada
    23/10/2013
    Local
    Guaçui/ES
    Idade
    26
    Posts
    157
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por edwint Ver Post
    alguns disem que sim outros disem que nao, me parece que o oleo p/ motor a diesel atendem as normas API p/ motores a gasolina... sendo assim, posso usar?
    O grande mestre tonella usa e recomenda para limpar borras e tudo mais,, nao conhece esse gênio? Procure no youtube marcelo tonella
    cj5 64 100% original na família desde 22/05/1979 (um membro da família) O||||||O

  • #26
    PessoALL, pra simplificar, vai aih um macete:

    1º Passo: Veja a especificação do óleo do seu motor (5W30?, 15W20?, 20W40?), isso é o que mais importa. Óleo com viscosidade diferente do previsto pelo fabricante vai ferrar seu motor...

    2º Passo: Procure na embalagem o padrão de qualidade do óleo API "SX/CX" ("x" é a letra variável da qualidade do aditivo, e "S" ou "C" a utilização). Em motores gasolina, o padrão é o API, os mais comuns são os API/SL para cima (até o API/SN, que é o mais "moderno" atualmente). Os óleos para motores Diesel são qualificados no padrão "C", e o mais comum no Brasil é o "API-CF". Então, se tiver "CF" é para motores do ciclo diesel, se tiver "SL" é para motores do ciclo OTTO. Alguns óleos nacionais vêm escrito no rótulo, por exemplo, "API-SM/CF" ou seja, servem para veículos do ciclo OTTO (Gasolina, Álcool, GNV, GLP, etc...), atendendo as especificações de um "SM", e servem para veículos do ciclo Diesel, atendendo às especificações do padrão "CF".

    Em tempo, todo óleo lubrificante automotivo é composto por dois elementos:

    1º - o óleo lubrificante (que pode ser mineral - derivado do petróleo, sintético - derivado de polímeros e outros compostos químicos, ou a mistura de ambos - semissintético).

    2º - o aditivo, que é a "alma" do lubrificante. O que faz ele ser multiviscoso, o que assegura o seu grau de viscosidade, o que faz ele ser "estável" em diversas faixas de temperatura, ser mais eficiente na refrigeração, não formar espuma quando exposto ao limite, ter características detergentes (para remover borras e incrustações)

    Podemos dizer, a grosso modo, que "todo o óleo é igual", e o que faz as diferenças entre eles recai sobre os aditivos adicionados, sendo o "API" o código que informa o quanto de tecnologia foi aplicada àquele óleo para que ele atue da melhor forma possível nos motores de combustão interna. Quanto mais "alta" a última letra, mais eficiente é o aditivo, e por consequência, melhor é o óleo no desempenho de suas tarefas.

    Agora, é interessantíssimo o lance de que os aditivos mais recentes degradem os componentes dos motores antigos, e isso não se vê em NENHUM rótulo de lubrificante, pois não é exigência da ANP.

    Na dúvida, se você tem um BF, um OHC, ou um Continental, use óleo mineral, pois além de tudo, a maior quantidade de trocas permite que o motor esteja mais "limpo", por estar sendo constantemente "lavado" com óleo novo... Coisa parecida acontece com os aditivos de radiador... para estes mesmos motores, o Paraflu e afins corroem tudo por dentro das câmaras e galerias de refrigeração, por isso o "ideal" seria o incrível óleo solúvel... rs

    Grande abraço!!

  • #27
    Usuário
    Entrada
    05/01/2008
    Local
    Bom Jardim/RJ
    Idade
    37
    Posts
    147
    Agradecimento: 1
    Sem fazer propaganda.... Estou usando o Lubrax Top Turbo no meu BF161 recém retificado. Viscosidade 15w40 e esse óleo tem classificação API SL, ou seja, também pode ser usado em motores a gasolina. Tem nas embalagem de 3 e 20 litros e sai bem mais barato que as embalagens de 1 litros.

    Resumindo, se qualquer óleo para motores diesel tiver a classificação API SL ou superior, pode ser usado em motores a gasolina.

    Abs
    Deivid Monnerat

    Sabbath - Jeep CJ5 66 - BF161 + 4m OHC + Montando BF184 com coletor do itamaraty

  • #28
    Citação Postado originalmente por deividmonnerat Ver Post
    Resumindo, se qualquer óleo para motores diesel tiver a classificação API SL ou superior, pode ser usado em motores a gasolina.
    Amigo, conforme disse acima, "API-SL" é classificação para motores do ciclo OTTO (Gasolina, álcool, GNV, GLP, etc). Ou seja, todo "API-Sx" É para motor a gasolina.. rsrsrs

    Motores DIESEL tem classificação "API-Cx" (no caso mais comum, "API-CF").

    Grande abraço!!

  • #29
    Usuário
    Entrada
    05/01/2008
    Local
    Bom Jardim/RJ
    Idade
    37
    Posts
    147
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    Amigo, conforme disse acima, "API-SL" é classificação para motores do ciclo OTTO (Gasolina, álcool, GNV, GLP, etc). Ou seja, todo "API-Sx" É para motor a gasolina.. rsrsrs

    Motores DIESEL tem classificação "API-Cx" (no caso mais comum, "API-CF").

    Grande abraço!!
    Exatamente.
    Deivid Monnerat

    Sabbath - Jeep CJ5 66 - BF161 + 4m OHC + Montando BF184 com coletor do itamaraty

  • #30
    Usuário Avatar de Leonardo Raffi
    Entrada
    07/04/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Idade
    60
    Posts
    1,499
    Agradecimentos: 2
    muito bom o material....recomendo

  • #31
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Eu uso há algum tempo (desde 2014) na minha cherokee e logicamente no jeep também (motor AP) 15W40 Para diesel especificação CI-4... que atende à gasolina.
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #32
    Usuário Avatar de calhiandro
    Entrada
    26/03/2011
    Local
    Garanhuns/PE
    Idade
    42
    Posts
    1,113
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Eu uso há algum tempo (desde 2014) na minha cherokee e logicamente no jeep também (motor AP) 15W40 Para diesel especificação CI-4... que atende à gasolina.
    Pablo satisfação meu amigo.

    Manda teu número em uma mensagem privada, perdi teu número telefônico.

    Abraços
    CJ5-1976- Bob Esponja

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade