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Convex Datacenter
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  • #1
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    Aquecimento - BF161 (recem retificado)




    Boa Tarde Amigos!!!

    Estou com um problemao....
    Acabei de tirar o meu CJ5 do estaleiro....
    Reforma na carroceria e motor...
    O Jeep ficou lindo (depois posto algumas fotos), mas....o motor está esquentando demais....
    No motor foi feito uma retifica mínima no cabeçote (apenas lixado) e uma limpeza e ajuste nas vávulas. Quando peguei o Jeep, pensei que fosse problema com o termostato, algo do tipo (sendo que antes nao apresentava problema), fiz testes.... Apenas virei a chave sem ligar o Jeep, o ponteiro ficou normal...mas quando eu ando uns 300 metros, o ponteiro dispara, passa do "Q" ....
    Vocês teriam algum palpite?

    Tambem tenho uma duvida sobre a Valvula termostatica...Ela fica próxima ao carburador? (abaixo do carburador)...

    Obrigado a todos!!!

  • #2
    Usuário Avatar de CJ 60
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    Tambem tenho uma duvida sobre a Valvula termostatica...Ela fica próxima ao carburador? (abaixo do carburador)...

    Obrigado a todos!!!

    A válvula termostática fica no gargalo onde encaixa a mangueira que vem da parte de cima do radiador, abaixo do carburador tá mais pra ser o buraco do vácuo do motor que era utilizado pra fazer funcionar o limpador de parabrisa a vacuo e onde se usa pra adaptar o hidrovacuo do freio..

    abç
    =======
    Wilson

  • #3
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    O marcador de temperatura está marcando certo??? Pois acho difícil um motor ferver somente com 300 metros...
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #4
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    Desculpa a minha ignorancia....hehehhehe
    Dentro da conexão, daonde vem a mangueira do radiador, tem alguma coisa dentro? É lá que vai a valvula termostatica? Infelizmente tentei achar uma foto mas não achei nada....
    O que eu estava falando que sai debaixo do carburador, é o sensor de temperatura que liga no marcador de temperatura.....

    De estar esquentando em 300 metros....
    Ligando só a chave com o motor frio, o marcador nao se mexe, mas andando uns 300 metros, o marcador vai longe...hehehhehee
    Andei e deixei a chave ligada, sem o motor ligado, a temperatura foi abaixando gradativamente....

    Pergunta idiota....A valvula termostatica pode fazer com que o motor esquente?

    * O motor fica relamente quente...300 metros nao dá nem para encostar na saída do escapamento...

    Obrigado

  • #5
    Usuário Avatar de CJ 60
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    Citação Postado originalmente por CREMASCO Ver Post
    Desculpa a minha ignorancia....hehehhehe
    Dentro da conexão, daonde vem a mangueira do radiador, tem alguma coisa dentro? É lá que vai a valvula termostatica? Infelizmente tentei achar uma foto mas não achei nada....
    O que eu estava falando que sai debaixo do carburador, é o sensor de temperatura que liga no marcador de temperatura.....

    De estar esquentando em 300 metros....
    Ligando só a chave com o motor frio, o marcador nao se mexe, mas andando uns 300 metros, o marcador vai longe...hehehhehee
    Andei e deixei a chave ligada, sem o motor ligado, a temperatura foi abaixando gradativamente....

    Pergunta idiota....A valvula termostatica pode fazer com que o motor esquente?

    * O motor fica relamente quente...300 metros nao dá nem para encostar na saída do escapamento...

    Obrigado
    Exato, a válvula fica exatamente dentro do gargalo onde a mangueira se encaixa no motor BF, na parte de cima do motor, são 3 parafusos q prendem o gargalo, soltando ele a valvula tecnicamente teria que estar dentro dele, porém muitos já não a tem, a função dela é restringir a ciculação de água no motor para o mesmo atingir a temperatura de trabalho mais rapidamente, uma vez o motor chegando nessa temperatura ela se abre e a agua começa a circular novamente, é uma boa pedida para se verificar, você pode estar abrindo o gargalo e caso tenha a válvula pode retirá-la, montar o conjunto sem a dita cuja e tentar andar com o jeep para ver o resultado, se ele continuará esquentando ou, se voltar ao funcionamento normal, vc achou seu problema..


    abç
    4X4 Brasil
    =======
    Wilson

  • #6
    Da uma olhada em:
    1º) Manda ver o radiador (varetar), pode estar entupido - (tive este problema, troquei mangueiras, valvula, traquei helice de 4 pas por de 6 e nada, era o radiador, varetou acabou o problema)
    2º) Tira a valvula termostatica e veja se ela não esta emperrada
    3º) Cebola de temperatura foi-se, troca.
    4º) Como vc abriu o motor, abre a tampa do radiador, liga o motor e olha a agua, se estiver saindo bolhas, é a junta do cabeçote que foi pro saco.
    (também já vi mecanico apertar errado os parafusos do cabeçote e deixar queimar a junta, ou tenta arrumar o cabeçote sobre o motor e ferra a junta, ai o motor esquenta rapidinho.

  • #7
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    Amigos....

    Muito Obrigado pelas respostas....Já abriu a mente....
    Amanhã irei fazer os testes...

    Boa semana!!!

  • #8
    Usuário Avatar de CJ 60
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    Amigos....

    Muito Obrigado pelas respostas....Já abriu a mente....
    Amanhã irei fazer os testes...

    Boa semana!!!
    Não se esqueça de dizer pra gente se resolveu seu problema hem.. boa sorte !!
    =======
    Wilson

  • #9
    Usuário Avatar de Marcelo Cunha
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    Tive o mesmo problema que o RBM, porém mandei trocar a colméia do radiador. Acabou o problema!

  • #10
    Se fosse vc, tirava logo a válvula termostática e testava ela em uma caneca com água quente, pois vai que a mesma está trancada e está formando uma bolsa de ar dentro do cabeçote. Isso sim justificaria um aumento tão rápido da temperatura.
    Se o ponteiro chegou no quente, a água já teria que estar fervendo. Ande os 300 metros e abra a tampa do radiador (com um pano grande para não queimar a cara) para verificar a temperatura e se já está formando pressão na tampa.
    Outra: tem óleo no motor?

  • #11
    Usuário Avatar de Andre SBC
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    Eu tive o mesmo problema. Resolvi trocando toda a agua do radiador e a que estava no interior do motor também. Para trocar esta ultima você terá que abrir uma torneirinha de latão que fica perto do distribuidor. A idéia desta torneirinha no projeto do BF161 era pra esvaziar o sistema de arrefecimento quando o carro fosse ficar muito tempo parado em países onde há neve, porque a água poderia congelar dentro do bloco e trincá-lo. Tinha mais ferrugem que agua lá dentro!

  • #12
    Cara... eu nunca reparei essa tal torneirinha.
    Não é um selo d' água, não ?

    Abraços a todos...


    Citação Postado originalmente por Andre SBC Ver Post
    Eu tive o mesmo problema. Resolvi trocando toda a agua do radiador e a que estava no interior do motor também. Para trocar esta ultima você terá que abrir uma torneirinha de latão que fica perto do distribuidor. A idéia desta torneirinha no projeto do BF161 era pra esvaziar o sistema de arrefecimento quando o carro fosse ficar muito tempo parado em países onde há neve, porque a água poderia congelar dentro do bloco e trincá-lo. Tinha mais ferrugem que agua lá dentro!

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