Postado originalmente por
Rafaminc
O grande problema dos velhos 6 cil, são as válvulas de escape no bloco. Você nunca vai ter uma queima eficaz do combustível devido ao formato da camâra de combustão, e de quebra o consumo não tem como melhorar muito.
Acho que até na cabeça do pistão temos problemas, pois o cabeçote cobre metade da cabeça na hora da explosão, e isso deve diminuir muito o aproveitamento da força dos gases na hora que o pistão encontra-se no PMS.
Não tiro os méritos dos 6 cilindros, pois ainda quero tirar um tempo para retrabalhar e brincar com meu BF e tirar o máximo de aproveitamento dele, mas tendo grana para investir, tem muito motor mais moderno, leve, de manutenção barata e econômico que poderia ser adaptado.
Coloquei alguns dados + - só para ter um idéia entre as diferenças entre alguns motores:
AP 2000 / 112 CV = 500 cc por cilindro = 28 CV por cilindro
Torque 17.3 mkgf a 2400 rpm
OHC - 2300 cc / 99 CV = 575 cc por cilindro = 24,75 CV por cilindro
Torque 16,9 mkgf a 3.200 rpm
Opala 2400 / 98 CV = 600 cc por cilindro = 24,5 CV por cilindro
Torque 19.8 mkgf a 2800 rpm
BF 161 - 2600 cc / 90 CV = 433 cc por cilindro = 15 CV por cilindro
Torque 18,67 mkgf a 2.000 rpm
BF 161 - 2600 cc / 110 CV Itamarati = 433 cc por cil. = 18,3 CV por cil.
Torque 19,36 mkgf a 2.000 rpm
BF 161 - 3000 cc / 112 CV = 500 cc por cilindro = 18,6 CV por cilindro
Torque 22,6 mkgf a 2.000 rpm
Isso sem contar os motores com 4 válvulas por cilindro, onde a cada 400 cilindradas, tira-se fácilmente 30 CV...