não não...
motor da RANGER até 1997 +/- (não sei até que ano foi)
eram os 2.3 e 2.5 TWIN SPARK 8 velas! (duas por cilindro) e 8 válvulas
esse motor que vc mostrou é o DURATEC 2.3 que não tem absolutamente nada a ver
esse é o duratec:
http://www.fordracingparts.com/image...M6007D23_a.jpg
e esses são o 2.3L OHC:
http://static.howstuffworks.com/gif/...engine-480.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/f...r/CIMG0114.jpg
O motor OHC e o da ranger são o mesmo salvo por alguns detalhes do da ranger não possuir mais distribuidor (usa uma bobina de 8 saidas para as 8 velas), possui também um sistema diferente de coletor e é mais taxado.
Tem um topico aqui no forum do qual eu tb dei dicas e coloquei o que serve e o que não, a lista é basicamente:
- coletor de escape da 2.3 e 2.5 é dimensionado de fabrica e cabe
- coletor de admissão cabe com alguma adaptação no OHC
- cabeçote da ranger 2.3 ou 2.5 cabe sem nenhuma adaptação (e usando ele não precisa adaptar coletor)
- pistões cabem mas ficam muito "destaxados" no cabeçote do OHC e precisa mexer, se misturar bielas do 2.5 e pistões do 2.3 resolve a situação
- motor de arranque da ranger serve e é muito melhor do que o original
- embreagem e "volante" do motor servem em ambos
- bomba de combustivel é eltrica serve qualquer uma
- injeção eletroncia da ranger serve, porém fica apenas a gasolina
;-)
em tempo estimo o meu OHC beirar os 220cv pois está com injeção e supercharger, marca facilmente alcançada nos mustangs SVO e ultrapassada dependendo da turbina... acho até exagero porém