Prezados colegas!!!
Tenho um CL5 1969 com motor 6cc (não sei se é o BF 161). O motor original dele era com cabeçote Willis fundido em taubaté ano 1968 2600 cc ( se eu não estiver errado). Começou a apresentar uma pequena oscilação no funcionamento e esta começou a aumentar de tal forma, que quando fui ver estava com uma tremenda folga na cede das válvulas que ficam no bloco do motor. Então fui até um colega meu (jeepoint) não sei se vcs conhecem esta ofivina, e ele me disse que tinha um motor que era do MAVECO e este motor era 3.000. Inclusive a bomba de óleo é bem maior, com curso de viela maior e realmente o jeep ficou bem mais ligeiro. Então resolvi trocar, pois o custo era bastante convidador...... Feita a troca, comecei a perceber que a temperatura do motor tem ficado mais alta do que a anterior foi então que instalei uma ventuinha auxiliar na parte da frente do radiador original, com acionamento atravez de cebolão e por botão no painel. Alguém sabe me dizer se pelo fato de eu ter trocado o motor ( OBS: o motor está sem a válvula termostática) tem alguma coisa que haver com o fato dele ficar mais quente???? Pra ter uma idéia a temperatura do motor apontada no painel está sempre por volta de 3/4 percorridos, ou seja faltando apenas 1/4 para chegar no FERVER!!!!!!!!! Esse é o normal???? O cebolão que eu coloquei foi aquele da volks que dispera com 86 Graus, (se eu não me engano), coloquei até uma hélice de seis pás!!!! pois a original era de quatro e não melhorou em nada!!!!!! jÁ MEDIO A COMPRESSÃO DOS PISTÕES E todos estão com a compressão igual, entorno de 98 a 102.
Alguém poderia me ajudar???? Será que eu deveria ter aumentado a capacidade de arrefecimento do motor???????
forte abraço a todos!!!!!!!!!
EDUARDO