x
Convex Datacenter
Página 1 de 8 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 95
  • #1
    Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Posts
    1,611
    Agradecimentos: 2

    Trocando de Câmbio C10 por 240F




    Galera, estou iniciando este tópico afim de registrar passo a passo a substituição do meu câmbio (c10 3 marchas) por um Clarck 240f 4 marchas proveniente de uma Chevrolet D20 87.

    Em primeiro lugar adianto a todos que se o câmbio da C10 se mostrava superdimensionado ao jeep sendo praticamente 'indestrutível' a diferença entre este e o 240f é gritante! No que diz respeito a robustez do conjunto o visual ja diz tudo, as engrenagens e eixos do 240f são realmente muito parrudos, realmente é um cambio para serviços pesados, haja visto que ele equipou os caminhões Chevrolet e a propria Ford F4000.

    O primeiro passo foi a retirada do câmbio e t-case original willys que estavam no meu Jeep, em seguida a desmontagem dos mesmos e nesse exato momento estamos estudando como faremos a adaptação do eixo entalhado na engrenagem da t-case willys e a folclórica emenda entre as duas caixas.

    Lembro a todos que palpites inteligentes serão muito bem vindos.

    A partir de agora vou começar a registrar com fotos os detalhes do serviço.

    Segue daqui a pouco algumas fotos após a desmontagem.

    Um forte abraço.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Posts
    1,611
    Agradecimentos: 2
    Seguem as fotos agora do início da montagem do quebra cabeça. Na primeira foto o antigo e valente cambio 3 marchas da C10, na sequencia o inicio das medições para o acoplamento entre t-case e 240f, logo após o primeiro problema: a haste das alavancas de acionamento da tração e reduzida encostaram no novo câmbio e terão que ser reposicionadas. Notem a animação de mestre "O Zéia" e seu discipulo Guilherme!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -s3010156.jpg   -s3010157.jpg   -s3010158.jpg   -s3010159.jpg   -s3010160.jpg  

  • #3
    Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Posts
    1,611
    Agradecimentos: 2
    Percebam o tamanho deste cambio... A t-case Willys ficou pequena junto ao parrudo cambio da Clarck/GM.

    Decidimos pela confeccção da chapa que vai unir dos dois cambios em bitola de 5/8, o proximo passo será tornear as bases onde os rolamentos serão assentados nos dois lados, em seguida será feita nova medição e seguinte emenda no eixo entalhado para fixação na engrenagem da t-case.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -s3010161.jpg   -s3010162.jpg   -s3010163.jpg  

  • #4
    Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Posts
    1,611
    Agradecimentos: 2
    Após extensos estudos decidimo-nos a não cortar o eixo entalhado e sim de refazer o centro da engrenagem da t-case adequando-a ao entalhado original do Câmbio 240f. Amanhã recomeçaremos a empreitada com muita parcimônia e pouca pressa.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Posts
    1,611
    Agradecimentos: 2
    Começamos hoje a confeccionar a flange que fará a união entre as duas caixas. Minha dúvida reside no fato de o óleo ter livre passagem entre o Cambio e T-case, sim ou não? Eu preferiria que os óleos não se comunicassem, ja mestre 'O Zéia' prefere que a passagem seja livre... Irei acatar a opinião dele, a contra gosto mas vou, será que alguém mais gabaritado pode dar um palpitinho?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -s3010164.jpg   -s3010166.jpg  

  • #6
    Banido
    Entrada
    21/09/2007
    Local
    Jarinu/SP
    Idade
    49
    Posts
    1,622
    Agradecimentos: 0
    Se me permite opinar, melhor não, pois as engrenagens helicoidais do 240 irão sempre forçar o óleo para trás, a exemplo do que acontece com os câmbio Willys, mesmo quando se coloca o último mancal com o furo de passagem para cima, fazendo com que o câmbio trabalhe com menos lubrificante do que a reduzida, e ainda forçando os retentores das saídas da reduzida, haja visto que uma quantidade muito maior de lubrificante estará dentro deste componente. E ainda tem mais, excesso de lubrificante superaquece o conjunto de transmissão, diminuindo sua viscosidade e perdendo sua lubricidade.

    Se possuirem lubrificação independente, lubificam-se melhor e é bem mais fácil manter o controle do nível do lubrificante de cada uma.

    E se alguma das duas caixas apresentar problema e pártículas provenientes de alguma quebra, estas ficam onde estão, ou seja, não há risco de um componente contaminar e danificar o outro.

    Veja, é o meu ponto de vista e é o que eu faria, sinta-se à vontade para discutir as probabilidades e possibilidades com o pessoal aqui do Forum.

    Abraços

    Renan

  • #7
    Usuário Avatar de reslima
    Entrada
    10/10/2006
    Local
    Engenheiro Beltrão/PR
    Posts
    3,793
    Agradecimentos: 7
    Mauricio, entre em contato com o pessoal da recuperg (www.recuperg.com.br), talvez eles tenham a engrenagem pronta já com o centro no estriado no 240F... comprei uma engrenagem deles com o estriado do cambio da C10, é provável que eles tenham pra esse cambio tbem... fica bem melhor e bem mais barato comprar a engrenagem pronta... abs...

    Citação Postado originalmente por Mauricio Rotta Ver Post
    Após extensos estudos decidimo-nos a não cortar o eixo entalhado e sim de refazer o centro da engrenagem da t-case adequando-a ao entalhado original do Câmbio 240f. Amanhã recomeçaremos a empreitada com muita parcimônia e pouca pressa.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Posts
    1,611
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Skull Crusher Ver Post
    Se me permite opinar, melhor não, pois as engrenagens helicoidais do 240 irão sempre forçar o óleo para trás, a exemplo do que acontece com os câmbio Willys, mesmo quando se coloca o último mancal com o furo de passagem para cima, fazendo com que o câmbio trabalhe com menos lubrificante do que a reduzida, e ainda forçando os retentores das saídas da reduzida, haja visto que uma quantidade muito maior de lubrificante estará dentro deste componente. E ainda tem mais, excesso de lubrificante superaquece o conjunto de transmissão, diminuindo sua viscosidade e perdendo sua lubricidade.

    Se possuirem lubrificação independente, lubificam-se melhor e é bem mais fácil manter o controle do nível do lubrificante de cada uma.

    E se alguma das duas caixas apresentar problema e pártículas provenientes de alguma quebra, estas ficam onde estão, ou seja, não há risco de um componente contaminar e danificar o outro.

    Veja, é o meu ponto de vista e é o que eu faria, sinta-se à vontade para discutir as probabilidades e possibilidades com o pessoal aqui do Forum.

    Abraços

    Renan
    Eu concordo contigo em todos os sentidos, porém o meu torneiro insiste em dizer que ''não tem nada a ver''. Mas mesmo assim vou tentar fazer valer a minha vontade. Não posso esculachar com ele também né... Até porque toda noite ele vem olhar aqui no tópico se ele está bonito na foto, né O------Zéia?

  • #9
    Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Posts
    1,611
    Agradecimentos: 2
    Valeu Reslima!

    Mas vou preferir fazer por aqui mesmo, confio mais nas peças quando nós mesmos as fazemos. E tem outra, estou aqui nos calcanhares do Judas e toda peça que compro pela internet chega aqui cara devida ao frete, de qualquer maneira Obrigado por me apredentar mais uma loja expecializada em Willys, isso é muuuito bom pra nós Jeepeiros, principalmente pra nós que ja possuimos um ou mais jeeps.

  • #10
    Citação Postado originalmente por Mauricio Rotta Ver Post
    Valeu Reslima!

    Mas vou preferir fazer por aqui mesmo, confio mais nas peças quando nós mesmos as fazemos. E tem outra, estou aqui nos calcanhares do Judas e toda peça que compro pela internet chega aqui cara devida ao frete, de qualquer maneira Obrigado por me apredentar mais uma loja expecializada em Willys, isso é muuuito bom pra nós Jeepeiros, principalmente pra nós que ja possuimos um ou mais jeeps.
    mauricio, que ótimo vc ter aberto esse tópico: estarei fazendo exatamente o mesmo serviço na minha F75.
    a diferença é que a minha já tá com o 240f instalado e no rabo dele tem uma cx de transferencia de toyota sem reduzida, essa última vai ser substituida por uma tcase dana 18(willys...é que de tento ver os tópicos do skull, descobri que esse é o nome técnico da tcase dos jeeps...blz por aí skull?..abs da terrinha...)
    ...pois bem...estou com a tcase aqui no chão, uma flange que eu peguei pronta(porque ia ficar mais barata ou mesmo preço que mandar fazer), a engrenagem acionadora da tcase, o eixo entalhado do cambio e uma ponteira entalhada da reduzida do willys: diferentemente de vc, pretendo cortar o eixo entalhado e soldar a ponteira.
    vou ficar urubuservando seu tópico, pois acho que vai ser de enorme valia para meu selvicio!!

    boa sorte!!

    danilo
    F75 V6 "VERDEC".
    \\XTERRA TDIe 2006 192CV//

  • #11
    Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Posts
    1,611
    Agradecimentos: 2
    Beleeeez

    Hoje os trabalhos estarão paralizados pelo simples fato de a proxima etapa do serviço exigir os parafusos cabeça alen com bitola 3/8 e aqui na minha cidade simplesmente NÃO existem esses parafusos, como após o almoço eu terei que me deslocar até a cidade vizinha que é um pouco maior vou tentar a sorte por la pra ver se acho os benditos parafusos e amanhã postarei novamente a nova etapa ja com a flange pronta e devidamente afixada na "bunda" do cambio.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Posts
    1,611
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por danilo kid Ver Post
    mauricio, que ótimo vc ter aberto esse tópico: estarei fazendo exatamente o mesmo serviço na minha F75.
    a diferença é que a minha já tá com o 240f instalado e no rabo dele tem uma cx de transferencia de toyota sem reduzida, essa última vai ser substituida por uma tcase dana 18(willys...é que de tento ver os tópicos do skull, descobri que esse é o nome técnico da tcase dos jeeps...blz por aí skull?..abs da terrinha...)
    ...pois bem...estou com a tcase aqui no chão, uma flange que eu peguei pronta(porque ia ficar mais barata ou mesmo preço que mandar fazer), a engrenagem acionadora da tcase, o eixo entalhado do cambio e uma ponteira entalhada da reduzida do willys: diferentemente de vc, pretendo cortar o eixo entalhado e soldar a ponteira.
    vou ficar urubuservando seu tópico, pois acho que vai ser de enorme valia para meu selvicio!!

    boa sorte!!

    danilo

    Danilo
    Me diga aí o que vc acha do 240f, faz tempo que vc usa ele na sua F75? Em que motor vc usa? Como é o funcionamento? Os engates são macios? Duros? Raspa?

    Valeu véi! Abraço!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade